domingo, 20 de maio de 2012

O Arrependimento


O arrependimento bíblico não se constitui em uma mudança de atitude promovida pela consciência humana. Uma vida integra diante dos homens diz de outro aspecto da vida cristã, e não do arrependimento promovido pelo evangelho. O verdadeiro arrependimento diz de uma mudança na concepção, ou seja, uma mudança na maneira de pensar sobre como o homem alcança a salvação de Deus.
Para alcançar a salvação em Cristo foi necessário uma grande mudança (radical) na sua maneira de pensar que se deu através da mensagem do evangelho. Que tipo de mudança foi essa? A bíblia nomeia essa mudança radical na maneira de pensar do homem que estava sem Deus de ARREPENDIMENTO. Arrependimento é mudança de conceito acerca de como o homem alcança a salvação de Deus.

Muitos escribas e fariseus vinham ao batismo de João Batista, porém, mesmo após serem batizados, continuavam declarando que eram filhos de Deus por serem descendentes de Abraão. João Batista observou por meio daquilo que professavam que eles não tiveram um arrependimento genuíno "E não penseis que basta dizer: temos por pai a Abraão" ( Mt 3:9 ). Era preciso aos escribas e fariseus arrependerem-se de seus conceitos errôneos acerca de como ser salvo, ou seja, de como ser filho de Deus. João Batista é enfático, pois até mesmo das pedras Deus tem poder para fazer filhos a Abraão, ou seja, de fazer (criar) filhos para Si.

Qual é a sua concepção acerca da salvação? Você já se arrependeu de fato? Você está produzindo frutos dignos de Arrependimento?

Para você responder e verificar se já alcançou o arrependimento genuíno, note o seguinte:
a) Todos os homens já se arrependeram de algo errado que fizeram no decurso de sua vida. Arrependem-se de seus erros, atitudes, decisões, etc. Porém, é este tipo de arrependimento que concede Salvação?
b) Uma pessoa que vivia uma vida dissoluta, de crimes, promiscuidades e mentiras, mas que, ao arrepender-se dos erros cometidos (atitudes) e passa a morar em um mosteiro, alcançou o arrependimento genuíno?
c) Um cidadão que se dedica a viver uma vida regrada na sociedade, religioso, e que ao cometer um ato ilícito ou errôneo, e sente profunda tristeza pelo seu ato, alcançou o verdadeiro arrependimento?
Não! Não são estes tipos de arrependimentos que descrevemos acima que João Batista recomendou! Este arrependimento promovido pela consciência humana é o que a bíblia denomina de arrependimentos de obras mortas.

O arrependimento bíblico não se constitui em uma mudança de atitude promovida pela consciência humana. A vida de integridade diante dos homens diz de outro aspecto da vida cristã.

O verdadeiro arrependimento diz de uma mudança na concepção, ou seja, na maneira de pensar sobre como alcançar a salvação de Deus.

Para os fariseus e escribas não bastava presumir que eram filhos de Deus por serem descendentes de Abraão"E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão" Mt 3: 9. Para o Jovem Rico não bastava cumprir a lei ou fazer algo pela salvação "Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?" (Mateus 19: 16). Para Nicodemos não bastava ser juiz, mestre, fariseus, judeu, etc. "Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus " ( Jo 3:1 ).

Pedro, ao falar do arrependimento, exortou aos judeus a mudarem de pensamento e de ponto de vista a respeito do Cristo que crucificaram. Somente após os judeus crerem em Cristo como Senhor estariam de fato arrependidos ( At 2:38 ).

Observe que João Batista não repreendeu aos fariseus e escribas sobre erros que eles houvessem cometido. Antes, deveriam se arrepender porque, ou seja, por causa da proximidade do Reino de Deus, que é Cristo entre os homens "Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus" ( Mt 3:1 -2).

A missão de João Batista era essa: a de preparar o caminho do Senhor, ou seja, apregoar aos homens que eles precisavam abandonar a concepção deles de como ser salvo, e receber a Cristo.

Certa feita Jesus repreendeu alguns discípulos que não tiveram o arrependimento genuíno. Observe que estes discípulos criam em Cristo, porém, estavam confiados que eram salvos por serem descendentes de Abraão. Eles ainda não haviam tido um arrependimento genuíno, uma vez que continuavam presos à antiga concepção de como alcançar a salvação de Deus.
"Disse Jesus aos judeus que criam nele: Se permanecerdes no meu ensino, verdadeiramente sereis o meus discípulos. Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Responderam eles: somos descendentes de Abraão, e jamais fomos escravos de ninguém" ( Jo 8:11 -34).
Aqueles judeus não haviam se arrependido. Eles eram simples seguidores de Cristo, por causa de pão, milagres, de um rei, etc. Mas, ao serem argüidos que, para serem verdadeiros discípulos era preciso conhecer a verdade, ou seja, abandonar a ignorância do pecado (arrependimento), evidenciaram qual era a concepção deles acerca da salvação: estavam confiados em uma presunção própria, a de que eram descendentes de Abraão.

Os seguidores de Cristo (os judeus que criam n'Ele) estavam na mesma condição dos escribas e fariseus que foram ao batismo de João Batista: estavam confiados que a salvação era proveniente da geração (descendência) de Abraão ( Mt 3:9 ) compare com ( Jo 8:33 ).
Portanto, se você creu em Cristo como o seu único e suficiente salvador, e abandonou a concepção antiga de que era preciso sacrifícios, orações, castigos, origens, esmolas, religião, etc, para ser salvo, você alcançou o arrependimento genuíno. Você se arrependeu de fato, houve uma mudança de pensamento decorrente do conhecimento do evangelho que o libertou da ignorância do pecado.

Por você ter se arrependido genuinamente, agora, ao professar o nome de Cristo como único salvador, estais produzindo o fruto digno do arrependimento, ou seja, o fruto dos lábios que professam a Cristo como Senhor ( At 4:12 ; Hb 13:15 ).

Um erro sobre o arrependimento surge da má interpretação do versículo: "Produzi frutos dignos de Arrependimento" ( Jo 3:8 ), quando inferem que ‘frutos dignos de arrependimento’ refere-se ao comportamento humano. Perceba que o fruto a que João Batista referiu diz daquilo que o homem professa acerca de como se alcança a salvação, uma vez que, em seguida ele trata da presunção dos fariseus e escribas.

Por que aquilo que uma pessoa professa (fruto) evidência se ela se arrependeu ou não? Porque o comportamento é algo externo, que não evidência o que está no coração do homem. Observe que os falsos profetas vêm disfarçados de ovelhas (comportamento), mas interiormente são lobos devoradores, e somente pelos seus frutos (o que professam) é possível conhecê-los ( Mt 7:15 -16).


Perguntas e Respostas: 

1) Qual o pensamento dos escribas e fariseus sobre como alcançar a salvação? ( Mt 3:9 )
R. Pensavam que bastava ser descendente de Abraão (filho na carne) para alcançar a filiação divina.

2) Cite quatro exemplos de 'arrependimento' que não promove salvação:
R. Arrepender-se de uma briga com o esposo; arrepender-se de comportar-se mal na escola; arrepender-se de não tomar uma decisão importante na vida; arrepender-se por ter omitido ajuda a alguém.

3) O que é arrependimento para salvação?
R. Abandonar os conceitos antigos sobre como alcançar a salvação e aceitar a doutrina de Cristo.

4) O que o jovem rico pensava ser necessário para ser salvo?
R. Fazer algum ‘bem’ para Deus.

5) Qual o conselho de Pedro para os judeus que crucificaram o Senhor Jesus?
R. Arrependei-vos, ou seja, abandonem os conceitos concernentes a filiação segundo a carne de Abraão e a lei de Moisés, e sejam batizados em nome de Jesus ( At 2:38 ).

6) Qual o conselho que João Batista deu aos escribas e fariseus para serem salvos?
R. Não penseis que basta dizer: temos por Pai Abraão. Arrependei-vos, ou seja, abandonem este conceito!

7) Como o crente genuíno produz fruto digno de arrependimento?
Professando Jesus como Senhor de sua vida conforme a verdade contida na Bíblia.

A Obediência


Hoje, são muitas as mensagens que dizem que o cristão deve servir e obedecer a Cristo dando-lhe o primeiro lugar em suas vidas. Para uns, servir a Cristo é ter uma religião; outros entendem que precisam de uma filosofia de vida; outros entendem que servir a Cristo decorre do comportamento, da moral e da ética.

Pelas suas ações os homens nunca alcançarão a salvação de Deus, porém, além de serem religiosos, moralistas, formalistas, legalistas, tradicionalista, etc, aplicam-se aos jejuns, celibatos, isolamentos, sacrifícios, meditações, orações, rezas, abstinências, etc, tudo na procura de salvação.
Quando falamos de obediência, geralmente vêm a nossa mente a idéia de regras, mandamentos, ordens, etc. Jesus disse: "Se me amais, guardai os meus mandamentos" ( Jo 14:15 ).
Quais são os mandamentos de Cristo? Jesus especificou qual o comportamento daqueles que o amam?

Jesus é enfático com relação aos seus mandamentos: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama" ( Jo 14:21 );"Se alguém me amar, guardará a minha palavra (...) Quem não me ama não guarda as minhas palavras" ( Jo 14:23 -24).

Mas, quais são os mandamentos? Ao falar deles, João disse: "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados" ( 1Jo 5:3 ).
a) Os mandamentos de Deus revelam o seu amor?;
b) Os homens necessitam dos mandamentos, como sendo essenciais à vida? e;
c) Os mandamentos não são pesados, ou seja, não são penosos? 

Por que os mandamentos revelam o amor de Deus? A resposta é: "Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome do seu Filho Jesus Cristo..." ( 1Jo 3:23 ).

O apóstolo João demonstra que cumprir o mandamento de Deus é o mesmo que crer no nome do seu Filho, ou seja, a partir do momento que você ouviu a mensagem do evangelho e creu, cumpriu cabalmente o mandamento de Deus.

Crer em Cristo, ou cumprir o mandamento de Deus é designado também como obediência: "Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade..." ( 1Pe 1:22 ).

Por meio da obediência à verdade do evangelho (que apresenta o Filho de Deus aos homens) o homem deixa de ser filho da desobediência (Adão) "Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência"( Cl 3:6 ), e passa a ser filho de Deus, o que é essencial a nova vida. Segue-se que os homens precisam dos mandamentos de Deus para obter nova vida.

Por que os mandamentos não são penosos? Diferente daquilo que os homens imaginam, o mandamento de Deus é crer, o que não demanda esforços ou realizações. Se comparado as ordenanças humanas no intento de alcançar a salvação "Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los" ( Mt 23:4 ), os mandamentos de Deus são suaves e leves ( Mt 11:30 ).

Há aqueles que nomeiam a Cristo de Senhor, mas que não fazem a sua vontade "Por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu mando?" ( Lc 6:46 ). Somente aqueles que crêem em Cristo como salvador são verdadeiramente seus servos e fazem a vontade Dele "Qualquer que vem a mim, ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante" ( Lc 6:47 ).

Você como cristão deve ter o cuidado para não ser enganado. Há muitos que apregoam que você deve fazer uma ‘pseudo’ vontade de Deus, ou fazer a 'obra' de Deus. Mas, como você já aprendeu, a vontade de Deus e a obra de Deus é que o homem creia naquele que Ele enviou.

Algumas pessoas perguntaram a Cristo sobre o que fazerem para executarem a obra de Deus, ou seja, o que deveriam realizar para serem servos de Deus, e a resposta de Jesus é clara: "A obra de Deus é esta: crede naquele que ele enviou" ( Jo 6:29 ).

Hoje, são muitas as mensagens que dizem que o cristão deve servir e obedecer a Cristo dando-lhe o primeiro lugar em suas vidas. Para uns, servir a Cristo é ter uma religião; outros entendem que precisam de uma filosofia de vida; outros entendem que servir a Cristo decorre do comportamento, da moral e da ética.

Pelas suas ações os homens nunca alcançarão a salvação de Deus, porém, além de serem religiosos, moralistas, formalistas, legalistas, tradicionalista, etc, aplicam-se aos jejuns, celibatos, isolamentos, sacrifícios, meditações, orações, rezas, abstinências, etc, tudo na procura de salvação.

Mas, não é isto que Deus preparou para os seus filhos, àqueles que crêem no nome do seu Filho. Em Cristo Jesus há liberdade. Aos seus filhos ele convida que vivamos o presente século de maneira sóbria e piamente"Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente" ( Tt 2:12 ).

Paulo recomenda que os filhos da luz, comportam-se como filhos da luz, porém, não é o comportamento dos filhos da luz que os tornam filhos "Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz" ( Ef 5:8 ).

Há muitos lideres cristãos que aprisionam os seus seguidores através de ordenanças em nome da obediência ao evangelho de Cristo. Fica o alerta de Paulo: Que ninguém faça de você uma presa, pois já obedecestes de coração a forma de doutrina que lhe foi apresentada ( Cl 2:8 ; Rm 6:17 ).

Que ninguém prive você do prêmio tentando sujeitá-lo a ordenanças como não tocar, não provar ou não manusear ( Cl 2:18 ). Que ninguém te julgue pela comida, pela bebida, por dias, por festas, por vestes, pois já estais unidos à Cabaça, que é Cristo.

Após você ter obedecido a Deus por intermédio do evangelho, a única obra que deve realizar é a perseverança, pois a perseverança é a OBRA perfeita da fé Tg 1: 4, pois quem te guardará incontaminado do mal é Deus ( Jo 17:15 ); "Mas fiel é o SENHOR, que vos confirmará, e guardará do maligno" ( 2Ts 3:3 ).

É preciso diferenciar obediência a verdade, que é crer em Cristo, do dever de amar os irmãos. O amor aos irmãos não promove a salvação, mas a obediência à verdade promove. Porém, a obediência à verdade leva ao amor fraternal não fingido ( 1Pe 1:22 ; 1Jo 3:23 ).

Perguntas: 

1) O que é obediência a Deus?
R. Crer no seu Filho, o enviado de Deus ( 1Jo 3:23 )

2) O que é crer?
R. É descansar na promessa de salvação em Cristo. Crer em Cristo, ou cumprir o mandamento de Deus também é designado como obediência: "Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade..."( 1Pe 1:22 ).
3) Qual a relação entre obediência e os mandamentos do Senhor?
R. Cumprir os mandamentos de Deus é obedecer e obedecer é cumprir os seus mandamentos. Ora, quem obedece a Deus crê naquele que Ele enviou, e quem obedece crê no enviado de Deus.

4) Você é obediente a Deus?
R. Se você crê em Cristo como salvador conforme diz as escrituras, você é obediente.

5) O que Jesus exige daqueles que lhe chamam 'Senhor, Senhor'?
R. Que façam a sua vontade, que é crer em Cristo conforme diz as Escrituras.
6) Qual é a obra perfeita da fé?
R. Perseverar na esperança proposta. A perseverança é a obra perfeita da fé (evangelho)!

7) O que fazer para executar as obras de Deus?
R. Que creiais naquele que ele enviou.

A Fé


A fé é proveniente de Deus, e não do homem. É por causa da fidelidade, bondade e imutabilidade de Deus demonstrado no evangelho (fé) que o homem passa a descansar na esperança proposta (fé). Ao ouvir a palavra de Deus, que contém grandíssimas promessas ( 2Pe 1:4 ), no coração do homem surge a fé, que nada mais é que confiança (fé) em Deus, que é fiel e poderoso para cumprir. A fé é resultado direto da fidelidade e do poder de Deus.

Você já deve ter percebido através da leitura do Livro de Gênesis que Deus deu plena liberdade ao homem quando disse: "De toda árvore do jardim comerás livremente..." ( Gn 2:16 ), e que era necessário ao homem confiar no seu Criador quando foi apresenta a ressalva: "...mas, da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás...", uma vez que Deus deu um motivo muito forte para que o homem não comesse do furto da árvore do conhecimento do bem e do mal: "...porque no dia em que comeres, certamente morrerás".
Deus apresentou 'um motivo' suficientemente esclarecedor ao homem sobre o porquê não se deveria comer do fruto da árvore do bem e do mal. Porém, para que o homem observasse a prescrição do seu Criador (obedecesse), era necessário confiar.

Ao colocar a árvore do conhecimento do bem e do mal no meio do jardim do Éden, Deus concedeu liberdade plena ao homem, e ao dar livre acesso a árvore do conhecimento do bem e do mal, Deus concedeu garantias para que o homem exercesse tal prerrogativa.

Através da liberdade (comer de todas as árvores livremente) e da garantia de exercer as suas escolhas (livre acesso a árvore) Deus estabeleceu uma relação de confiança com a sua criatura. Deus confiou um jardim com inúmeras espécies de árvores, tendo entre elas a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

A autoridade de Deus se revela no cuidado ao alertar o homem do perigo que a árvore do bem e do mal representava para a manutenção da relação de confiança entre Deus e o homem.

A autoridade de Deus se revela no cuidado, e a confiança do homem na obediência. 
Para obedecer, o homem necessariamente precisa confiar em Deus, ou seja, na sua palavra.

Surgiu um personagem na história bíblica (serpente) que semeou a desconfiança entre o homem e Deus ao distorcer e negar a palavra de Deus ( Gn 3:4 ).

O homem, por sua vez, preferiu confiar em seus próprios sentidos, e comeu do fruto da árvore do bem e do mal"Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e desejável para dar entendimento..." ( Gn 3:6 ).

O homem atentou contra a sua própria natureza quando deixou de confiar em Deus. Deixou a condição de amizade e confiança e passou a estar em inimizade com Deus, destituído da glória de Deus. Passou a estar morto diante de Deus, ou seja, morto em delitos e pecados.

Observe que o conceito de 'morte' em Gn 2:17 procede de Deus, ou seja, significa 'separado da vida que há em Deus', separado daquele que concede vida (morto). Já o conceito de 'morte física' somente é apresentado em Gênesis 3: 19, que é 'tornar a terra', isto porque, tanto os que ainda 'não desceram' à terra, e os que 'tornaram' a terra, "...para Deus vivem todos" ( Lc 20:38 ).

Mas aqueles que estão separados de Deus estão fatalmente mortos (separados de) para Deus.

Deus, que é grande em misericórdia e amor, providenciou salvação poderosa a todos os homens quando enviou o seu Filho ao mundo ( Rm 5:8 ; Lc 1:69 ). E, para alcançar a salvação prometida basta ao homem confiar no seu Criador.

Da mesma forma que, pela desobediência/falta de confiança de um homem (Adão) todos os homens tornaram-se pecadores, através da obediência/confiança (só obedece quem confia) de um só homem, que é Cristo (último Adão), todos os que crêem em Cristo recebem de Deus salvação.

Pedro disse: "Em nenhum outro há salvação, pois também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" ( At 4:12 ). Para receber a salvação de Deus basta ao homem"...confessar a Jesus como Senhor..." e "...em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo" ( Rm 10:9 ).

Através destes versículos, fica demonstrado que, para o homem alcançar salvação basta crer em Deus. Por que crer em Deus? O que é a fé em Deus?

A fé é algo proveniente de Deus, e não do homem. É por causa da fidelidade, bondade e imutabilidade de Deus demonstrado no evangelho (fé) que o homem passa a descansar na esperança proposta (fé). Ao ouvir a palavra de Deus, que contém grandíssimas promessas ( 2Pe 1:4 ), no coração do homem surge a fé, que nada mais é que confiança (fé) em Deus, que é fiel e poderoso para cumprir. A fé resulta diretamente da fidelidade e do poder de Deus.
A esperança proposta (evangelho) é nomeada 'fé', bem como o descansar em Deus (confiança, crença, fé) também é nomeado fé.

a) "Isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, assim vossa como minha" ( Rm 1:12 ); 'fé mútua' equivale a palavra do evangelho;
b) "Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta" ( Hb 6:18 ); A 'firme consolação', 'reter a esperança proposta', ou o 'refugiar-se' também se nomeia fé.
Sem a palavra do evangelho (fé) é impossível ao homem crer em Deus. Primeiro é necessário ouvir a 'fé' que foi dada aos santos, para depois o homem ter fé, ou seja, descansar na esperança proposta.

Somente confiamos em alguém que é verdadeiro, e Deus é a verdade. Segue-se que a fé é dom de Deus, pois ele é fiel, verdadeiro e tem todo poder para levar a efeito as suas promessas.

Crer implica em obediência. E, após obedecer a Deus, que é olhar para Ele (crer em Cristo) ( Is 45:22 ), a relação de confiança é estabelecida.

Através do evangelho, o homem crê em Deus que tem poder para fazê-lo filho de Deus. É a fidelidade de Deus e o poder de Deus que fará o que Lhe apraz, e não a confiança do homem na confiança. Ou seja, é Deus quem move as montanhas, e não a fé do homem. Fé na fé é superstição e não encontra apóio em Deus.

Um exemplo é: Deus prometeu salvação aos que crêem, e você está confiante que Ele te salvou por crer em Cristo. Diferente é estar confiante de que a sua própria confiança te levará aos céus. A fidelidade de Deus é suficiente para te salvar, mas a fé na fé não promove a salvação.

No que você tem aplicado a sua confiança? Você crê na salvação ou que será bem sucedido financeiramente? Deus prometeu perdão de pecados pela fé em Cristo, e isto Ele cumpre. Diferente disto, é crer que Deus lhe dará posses nesta terra, uma vez que, Ele não prometeu riquezas nesta terra.

O apóstolo Pedro ao falar de Jesus disse o seguinte: "Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas, mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo (...) Ele mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e mortos. Dele dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome" ( At 10:34 -43).

A fé ou a confiança é a única forma de todos os homens se achegarem a Deus, visto que, Ele é justo e não faz acepção de pessoas. Qualquer um que crer em Cristo passa a ser agradável a Deus. E, aquele que crê, descansa ( Hb 11:6 )!

Crer é lançar de si todas as ansiedades, pois é Deus quem cuida dos seus ( 1Pe 5:7 ).


Perguntas e Respostas: 

1) O que satanás semeou no coração do homem?
R. A desconfiança

2) O homem quebrou a relação de confiança com Deus quando seguiu _os seus sentidos______ .

3) A confiança do homem se revela na _obediência à palavra de Deus______ .

4) A desobediência é falta de ___confiança___________ em Deus.

5) A fé é proveniente da __fidelidade ______ e do __poder__ de Deus.

6) O que Deus promete àqueles que crêem em Cristo?
R. Poder para ser feito (criado novamente) um dos filho de Deus.

7) Ter fé é desvencilhar-se de toda __ansiedade ____, confiado no cuidado de Deus.
8) Qual o objetivo fim da confiança em Deus?
R. Salvação.

Vitória sobre a Velha Natureza


Você tornou-se participante da velha natureza por ter sido gerado da semente corruptível de Adão quando nasceu de seus pais. Agora, por crer em Cristo, você foi gerado de novo (regeneração) e tornou-se participante da natureza divina, pois você é criado (feito) por Deus "...que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade" ( Ef 4:24 ).
Você obteve vitória sobre o mundo por fazer parte da família de Deus. Você faz parte da família de Deus por ter nascido de novo de uma semente incorruptível, a palavra de Deus. Mas, o que aconteceu com a sua velha natureza?  
Quando você nasceu dos seus pais, você nasceu de uma semente corruptível herdada de Adão. Todos os homens que vêm ao mundo nascem na condição de filhos da ira, filhos da desobediência e com uma natureza igual a de Adão ( Rm 3:23 ).
Quando você creu em Cristo, você nasceu de novo na condição de um dos filhos de Deus ( Gl 3:26 ). Você foi gerado de novo de uma semente incorruptível, a palavra de Deus ( 1Pe 1:3 e 23). Você recebeu poder para ser feito (criado) filho(s) de Deus ( Jo 1:12 ).
Você foi gerado de novo e tem uma nova natureza (divina) por causa da semente incorruptível (a palavra de Deus é "grandíssimas e preciosas promessas") "O seu divino poder nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina..." ( 2Pe 1:4 ).
Esta natureza que você tinha era proveniente da semente corruptível de Adão, ou seja, a semente da qual você foi gerado continha todos os elementos que o tornava condenável diante de Deus.
Você tornou-se participante da velha natureza por ter sido gerado da semente corruptível de Adão quando nasceu de seus pais. Agora, por crer em Cristo, você foi gerado de novo (regeneração) e tornou-se participante da natureza divina, pois você é criado (feito) por Deus "...que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade" ( Ef 4:24 ).
Você não recebeu a velha natureza quando nasceu de seus pais humanos, e nem recebeu uma nova natureza quando foi criado (feito) por Deus. Em ambos os nascimentos você tornou-se participante de uma natureza: através da semente corruptível você tornou-se participante da velha natureza e no novo nascimento você tornou-se participante da natureza divina.
Por que é preciso distinguir entre "tornar-se participante" e "receber"? Porque dirão que você "recebeu" uma nova natureza quando foi gerado de novo, o que contraria o que a bíblia diz: você tornou-se participante da natureza divina "... vos torneis participantes da natureza divina..." ( 2Pe 1:4 ), o que é totalmente diferente de receber a natureza divina.
A natureza é determinada através do nascimento. Quando você foi gerado dos seus pais, você tornou-se participante da carne e do sangue (matéria) e da natureza carnal (velha natureza). Mas, quando você creu em Cristo, você recebeu poder para ser gerado de novo através da semente incorruptível, e mesmo possuindo ainda a carne e o sangue (matéria), tornou-se homem espiritual (nova natureza).
O homem não tem poder sobre a sua natureza, pois ela é determinada quando do seu nascimento ( Jr 13:23 ). O etíope não pode mudar a sua cor da mesma forma que todos os homens não têm poder sobre a sua natureza pecaminosa. É preciso receber poder para se nascer de novo participante da nova natureza.
Quando gerado dos pais, o homem é animal (corpo), terreno e carnal (velha natureza). Quando o homem é gerado de novo da semente incorruptível, ele ainda é animal (corpo de carne e sangue), porém, agora é espiritual e celestial, esperando somente ser revestido de um corpo espiritual ( 1Co 15:45 -49).
Quando alguém diz que você recebeu uma nova natureza, ele pretende demonstrar que você tem duas naturezas distintas: a velha e a nova natureza. Porém, outra vez não estão dizendo conforme a bíblia diz.
O que a bíblia diz?
Que a sua velha natureza foi crucificada e sepultada com Cristo ( Rm 6:6 ). Você foi 'circuncidado' com a 'circuncisão' de Cristo, ou seja, você despojou-se de toda carne ao crer em Cristo. A velha natureza herdada em Adão foi desfeita ( Cl 2:11 ) "Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado" ( Rm 6:6 )
Não é possível nascer de novo enquanto se está vivo para o pecado, ou seja, enquanto o corpo do pecado não é desfeito. É preciso morrer para o pecado através da cruz de Cristo, e só então ressurge uma nova criatura participante da natureza divina ( Rm 6:3 -4; Cl 3:1 ).
Você tinha uma velha natureza, agora, você tem uma nova natureza. Aquela era inimiga de Deus, mas está esta em amizade com Deus. A tendência da velha natureza era morte, mas a tendência da nova natureza é vida e paz. Nisto elas se opõem: morte e vida ( Rm 8:6 -7).
Os que dizem que você tem duas naturezas tentam demonstrar que a sua velha natureza opõe-se a sua nova natureza (carne versus espírito), o que gera uma luta no interior do cristão. Mas o que a bíblia diz: que a carne (velha natureza) opõe-se ao Espírito (Espírito de Deus) ( Gl 5:17 ). A carne pende para a morte, e o Espírito para a vida e a paz ( Rm 8:6 -7).
E onde você está enquanto a carne e o Espírito se opõem? Por que eles se opõem? A resposta é clara: para que não façais o que quereis!
Porém, você é nascido de Deus e já crucificou a carne com as suas paixões ( Gl 5:24 ), isto porque você não fez a vontade da carne e nem a sua vontade, antes você fez a vontade do Espírito (Deus) que é: creu naquele que Ele enviou.
Você sujeitou-se a Deus quando creu em Cristo. Você tornou-se servo da justiça ao fazer a vontade de Deus"Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus" ( Ef 6:6 ).
Quando servo de Cristo, você não faz a sua vontade e nem a vontade da carne, mas o querer do Espírito.
Você já crucificou e sepultou o velho homem! Você não tem mais vínculos com o trato passado, pois tudo se fez novo. Isto é a vitória concedida por Deus através da oferta do corpo de Cristo. Porém, o que lhe falta ainda?
Você precisa despojar-se (jogar fora) tudo o que pertencia ao velho homem! Mas, o que é pertinente ao velho homem que você deve lançar fora? Os seus feitos Cl 3: 9. Você precisa andar como filhos da luz.
É preciso transformar-se pela renovação do seu entendimento. O novo homem renova-se no no conhecimento, o que permite andar em Espírito, ou seja, como filhos da luz ( Cl 3:10 ; Ef 4:23 ; Rm 12:2 ).
Por isso o apóstolo Pedro instrui: crescei na graça e no conhecimento ( 2Pe 3:18 )!

Perguntas e Respostas:
1) A semente de Adão é uma semente __corruptível___.
2) A palavra de Deus é uma semente _incorruptível____.
3) O que é a semente incorruptível? ( 1Pe 1:23 )
R. A Palavra de Deus;
4) Através da semente incorruptível você torna-se _participante__ da natureza divina, e através da semente corruptível você era _participante__ da natureza.
5) Através das sementes você "torna-se participante" das naturezas ou "recebe" as naturezas?
R. Através das sementes você torna-se participante das naturezas, diferente da idéia que propagam que você ‘recebe’ as naturezas.
6) Quando alguém diz que você 'recebe' a natureza, isto dá a entender que é possível ter _(02) duas__ naturezas ao mesmo tempo.
7) O que 2Pe 1:4 diz? Você ‘recebeu’ ou tornou-se ‘participante’ da natureza de Deus?
R. Você tornou-se participante.
8) O nascimento determina a natureza da qual você é participante. Se nascido da carne e do sangue torna-se velho homem participante da velha natureza. Quando nascido da água (palavra) e do Espírito (Deus) o homem torna-se uma nova criatura participante da natureza __divina__.
9) É possível nascer de novo sem antes morrer? 1Co 15:36
R. Não!
10) Por que é preciso morrer com Cristo?
R. Porque é necessário ser crucificado com Cristo e sepultado com Ele, para depois ressurgir um novo homem.
11) No que a carne e o Espírito opõe-se? Rm 8:6 -7
R. Porque a Carne tende para a morte e o Espírito para a vida e paz.
12) Para não fazer a vontade da carne é necessário crer (fazer a vontade de _Deus_) em Cristo, o que torna você servo de Deus.
13) O que é preciso renovar em você? Rm 12:2
R. O Entendimento (compreensão).

Vitória sobre o Mundo


O bom ânimo é uma ordem de Cristo, e está deve ser uma das características dos cristãos neste mundo. Aqueles que crêem em Cristo não devem estar turbados ( Jo 14:1 ). As aflições deste mundo presente são certas, porém, elas não são para se comparar com a glória do mundo vindouro, do qual você é participante (...) Você já aprendeu que faz parte da família de Deus e que é pleno (cheio) do Espírito, porém, mesmo pertencendo à família de Deus você é passível de sofrer os revezes pertinentes a esta vida. Resta a pergunta: Se na posição de filho de Deus você continuará enfrentado os mesmos reveses que afeta a humanidade sem Deus, em que você é mais que vencedor? No que consiste a vitória do cristão? Saiba porque o bom ânimo é uma ordem de Cristo e uma das características daqueles que nele crê.
Recapitulando: Você foi gerado de novo, e agora faz parte da família de Deus na condição de filho, porém, é da vontade d'Ele que você não seja tirado do mundo "Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal" ( Jo 17:15 ). Diante deste mundo a ordem de Cristo é clara: tende bom ânimo, Eu venci o mundo! ( Jo 16:36 ).
Sabemos que "Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o seu Filho unigênito..." ( Jo 3:16 ), para que todo aquele que cresse em Cristo não perecesse e obtivesse a vida eterna. Que mundo Deus amou? Deus amou a humanidade, ou seja, Deus amou sem distinção alguma todos os homens nascidos de Adão (humanidade=mundo).
Você era uma das pessoas que Deus amou de tal maneira, e Cristo foi entregue para que você não perecesse, pois este seria o fim da humanidade, por causa da semente corruptível de Adão.
Agora, por estar em Cristo, você não mais faz parte da humanidade que está perdida "Eles não são do mundo, como eu do mundo não sou" ( Jo 17:16 ). Deus amou todos os homens, e aqueles que creram foram criados novamente na condição de homens espirituais, e deixaram de pertencer ao mundo de Adão.
Você creu, nasceu de novo e passou a ser participante da natureza e família de Deus. Deixou de ser filho de Adão e passou a ser filho de Deus em Cristo (o último Adão), homem espiritual.
Cristo, antes de ser crucificado, orou ao Pai dizendo: "Não peço que os tires do mundo, mas que os guarde do mal" ( Jo 17:15 ). Ou seja, Jesus estava prestes a ser tirado deste mundo, porém, os que nele creram não seriam tirados deste mundo. Isso demostra que, apesar de você ainda não ter sido tirado deste mundo, não mais pertence a ele (o mundo).
Você é propriedade exclusiva de Deus, selado com o Espírito Santo que fora prometido: "... o qual é a garantia da nossa herança, para redenção da propriedade de Deus, em louvor da sua glória" ( Ef 1:14 ).
Embora ainda não tenha sido tirado do mundo, você já escapou da corrupção que nele há "Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo" ( 2Pe 1:4 ).
Tendo sempre na memória "... que somos de Deus, e que o mundo jaz no maligno" ( 1Jo 5:19 ).
Jesus pediu ao Pai para que você não fosse tirado do mundo e que fosse guardado livre do mal. Desta forma, confie também que é Jesus quem te guarda intocado do maligno ( 1Jo 5:18 ).
Jesus venceu o mundo e você é participante desta vitória. Porém, isto não significa que, enquanto estiver neste mundo você é imune às aflições "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" ( Jo 16:33 ).
O bom ânimo é uma ordem de Cristo e esta deve ser uma das características daqueles que n’Ele crê. Aqueles que crêem em Cristo não devem ficar turbados quando se depararem com problemas desta vida ( Jo 14:1 ). As aflições deste mundo são certas, porém, elas nem de longe são comparáveis com a glória do mundo vindouro, do qual você é participante.
Você venceu o mundo quando passou a pertencer a família de Deus "Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo" ( 1Jo 4:4 ).
Você é mais que vencedor por aquele que te amou ( Rm 8:37 )!
Porém, há uma mensagem de alerta: "Não ameis o mundo, nem o que há no mundo..." ( 1Jo 2:15 ). Sabemos que Cristo é a propiciação pelos pecados do mundo todo, quem O aceita é porque O ama e ama aquele que O gerou.
Quem crê em Cristo faz a vontade de Deus, é o mesmo que amar a Deus. Quem ama a Deus não ama o mundo e nem pertence ao mundo, ou seja, por ter feito a vontade de Deus, que é crer naquele que Ele enviou, você não ama o mundo. Mas, aos que não amam o mundo (os que crêem em Cristo), resta não amar o que há no mundo.
Para não amar o que há no mundo você deve acatar a recomendação de Paulo: "E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa" ( 1Co 7:31 ). "Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência..." ( 1Jo 2:17 ), mas você permanecerá para sempre com Cristo.
Ao nascer de Deus você venceu o mundo e passou a viver em Espírito. Por isso, aquele que vive no Espírito, deve também andar em Espírito "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé" ( 1Jo 5:4 ).
Você tem fé (descansa) em Deus, e por isto, já venceu o mundo. Tal vitória foi concedida através do evangelho de Cristo, a fé que vence o mundo. Agora, resta a você andar entre os homens de modo digno da vocação que foste chamado. Ou seja, não andar (comportar-se) mais como andam os outros gentios, cometendo toda sorte de dissolução e torpezas ( Ef 4:1 e 17).

Perguntas e Respostas:
1) Quem não é deste mundo?
R) Você, por agora estar em Cristo "Eles não são do mundo, como eu do mundo não sou" ( Jo 17:16 )
2) Este mundo está morto (jaz) no mali__gno___ .
3) Por que você não foi tirado do mundo? ( Jo 17:15 )
R) Porque este foi um pedido do Filho ao Pai com o objetivo de que seus irmãos sejam luzeiros no mundo que está em trevas  "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus"  ( Mt 5:16 ).
4) A quem você pertence?
R) Você é propriedade exclusiva de Deus, selado com o Espírito Santo da promessa.
5) O que você já venceu por pertencer a Deus?
R) O mundo.
6) Quem não pode te tocar? ( 1Jo 5:18 )
R) O maligno.
7) O maligno não lhe toca por que você não pertence mais ao _mundo________ .
8) Você ama a Deus por ter fé em Cristo, agora você precisa não amar as coisas que há no __mundo____. ( 1Jo 2:15 )
7) Você permanecerá para sempre porque já venceste o _maligno____ e o maligno não lhe __TOCA_________. ( 1Jo 2:17 ) e ( 1Jo 5:18 ).
8) Você vive agora em Paz com Deus, porém, por permanecer neste mundo ainda vai ter __aflições________.
9) É preciso ter bom ânimo e não turbar o coração, pois Cristo venceu o mundo, e você igualmente venceu por ter fé em Cristo. Isto porque você é nascido de _Deus___. ( 1Jo 5:4 )

Lendo a Bíblia


O leite RACIONAL é administrado aos salvos (idôneo), ou seja, não é dado aos cristãos para que possam ser salvos. Antes, os salvos que não compreende a dimensão do amor de Deus, ou seja, que não é experimentado na palavra da justiça, devem se alimentar do leite racional, para que possa ‘crescer’ na compreensão.
Você é um dos filhos de Deus, logo, membro da família "E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso"( 2Co 6:18 ).
Você aprendeu também que a palavra de Deus é semente incorruptível, semente que concede vida ao homem gerado segundo Adão, que passa a ser um novo homem gerado pelo Pai Celeste (Espírito). Do mesmo modo que, para nascer neste mundo você precisou ser participante da semente corruptível de Adão, agora em Cristo, participante do evangelho (semente incorruptível), você adquiriu a natureza divina. És filho da Luz, pois você deixou de ser homem carnal para ser homem espiritual ( 1Pe 1:23 ).
Assim como todos os homens morreram diante de Deus por causa de Adão, basta crer na mensagem do evangelho que passarão a ter vida, participantes de Cristo, o último Adão. Quem é gerado de novo segundo o Espírito Eterno passou da morte (alienação de Deus) para a vida, ‘conhece’ a Deus, ou antes, foi conhecido d’Ele (conhecer = união íntima).
"Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?" ( Gl 4:9 )
Para aqueles que tem fome e sede de justiça Cristo é o pão e a água que faz jorrar uma fonte de água que salta para a vida eterna. Quem crê em Cristo como diz a bíblia, nunca mais voltará a ter sede e nunca mais terá fome. Basta crer (descansar) na esperança que Deus propos aos homens por intemério do evangelho que jamais terá fome e sede (fome e sede = alienação de Deus).
A humanidade morreu diante de Deus porque Adão desobedeceu (uma vez), comendo do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Por outro lado, para ter vida proveniente de Deus basta ao homem crer na mensagem do evangelho (uma vez) que será participante da obediência de Cristo, que morreu uma única vez pelo pecado da humanidade ( Rm 6:10 ).
Quando você aceitou a Cristo como salvador, crendo na Sua pessoa através da mensagem do evangelho, bebeu da água que faz jorrar uma fonte para a vida eterna, a palavra de Deus, e é certo que você nunca mais voltará a ter sede.
Jesus disse: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo" ( Jo 6:51 ). Ser participante de Cristo, ou seja, comer (união) do pão vivo que desceu do céu é o mesmo que crer na mensagem do evangelho, e você, ao crer n'Ele, passou a ser participante da vida que é proveniente de Deus.
Jesus disse à mulher samaritana que quem bebesse da água que ele desse, nunca mais voltaria a ter sede. Ora, isto por sí só demonstra que você não tem mais sede ou fome, pois já tem a vida eterna. Você já passou da morte para a vida. Deixou a condenação de Adão e se uniu a Cristo, o último Adão.
Você adquiriu uma nova vida por intermédio da fé na palavra de Deus tornando-se homem espiritual (o que é nascido do Espírito é espírito). Isto significa que você foi criado idôneo (apto) para participar da herança dos santos na luz, ou seja, você é um dos filhos com pleno direito a herança prometida, sendo co-herdeiros com Cristo "E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados" ( Rm 8:17 ).
Como filho, pleno (cheio) do Espírito de Deus, herdeiro de Deus e idôneo a participar da herança de Deus, segue-se que, espiritualmente, você não necessita de desenvolvimento ou crescimento. Você não mais precisa de aio (tutor), pois já é idôneo ( Cl 1:12 ). A semente que te deu vida (evangelho), o pão da qual você é participante, a fonte da qual você bebeu, concedeu a posição de ‘pronto’, pois agora, em Cristo, você é homem espiritual, nascido (do) da água (palavra) e do Espírito (de Deus). Você alcançou de Deus um novo coração e um novo espírito ( Sl 51:10 ).
Agora, após ser inteirado da sua nova condição em Cristo (aquele que está em Cristo nova criaura é), por que é preciso ler a bíblia? Ainda falta algum coisa, se você já é participante da natureza de Deus e herdeiro de Deus?
Paulo ao perceber que ainda faltava alguma coisa aos cristãos orou a Deus dizendo: “... o Pai da glória vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação. Oro também para que sejam iluminados os olhos do vosso entendimento...” ( Ef 1:16 -17).
Ora, depreende-se do versículo acima que, o ‘iluminar dos olhos’ não é o mesmo que ‘conhecimento de Deus’. Conhecer a Deus, ou antes ser conhecido d’Ele é o mesmo que união intima, conforme empregou-se a palavra ‘conhecer’ para designar a união conjulgal. O conhecer a Deus é proveniente da mensagem do evangelho, que também é designado de fé. Já os ‘olhos do entendimento’ (saber, conhecimento) é proveniente da sabedoria e revelação de Deus, que Ele concede àqueles que estão unidos a Cristo, por intermédio da sua palavra.
Sabemos que a graça de Deus foi revelada aos homens através do evangelho de Cristo (A fé que foi dada aos santos) "Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens" ( Tt 2:11 ), e quando o apóstolo Pedro Pedro disse: "Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém" ( 2Pe 3:18 ). estava recomendando aos cristãos ‘crescerem’ em ‘entendimento’ (conhecer, saber) aquele que lhes trouxe salvação.
O ‘conhecer’ (estar unido a, intima comunhão) a Deus é que traz graça (salvação) e paz (justificação e santificação), a paz que excede todo entendimento "Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor" ( 2Pe 1:2 ); "E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus" ( Ef 3:19 ).
Ora, só pode ser cheio de toda plenitude de Deus aqueles que conhecem (uniram-se) a Deus, ou antes, foram conhecido por Ele. Por isso o ‘conhecer’ a Deus não pode ser confundido com ‘entendimento’, ‘compreensão’, ‘saber’.
Quanto mais o cristão conhece (compreende) o amor de Deus (Cristo), maior o entendimento, e a paz que ele alcançou lhe é multiplicada ( Rm 5:8 -9). O amor lança fora o medo!  Somente através das Escrituras (bíblia) é possível ao cristão compreender qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade (dimensão) do amor de Cristo em conceder a plenitude de Deus aos homens.
Ler a bíblia não faz o cristão crescer ou desenvolver a ‘espiritualidade’, como muitos afirmam. O evangelho de Cristo nem de longe se compara a concepção mundana de que o homem desenvolve a sua espiritualidade através de meditações, orações, leituras, isolamento, sacrifícios. Um cristão não pode confundir a idéia de ‘espiritualidade’ com ser ‘espiritual’ em Cristo. Enquanto este só é possível alcançar quando o homem nasce de novo, aquele posicionamento aponta para o homem como sendo o agente que dá impulso a sua espiritualidade.  
O alimento de Deus é que dá vida ao homem (pão e água viva), e o homem passa a ser participante da vida eterna quando crê em Cristo (come do pão e bebe da água), idôneo a participar da herança dos santos na luz. Porém, o que faz o homem crescer no ‘entendimento’ (conhecimento) é o leite racional, proveniente da leitura e analise da bíblia. Observe:
"Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis"( 1Co 3:2 );
"Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento" ( Hb 5:12 );
"Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino" ( Hb 5:13 ).
Após provar que o Senhor é bom, ou seja, após provar da salvação, é de bom alvitre que o cristão anele ‘entendimento’ (conhecimento) de Deus, que somente é possível através da leitura e estudo da palavra de Deus  "Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para por ele crescerdes para a salvação" ( 1Pe 2:2 ).
O leite RACIONAL é administrado aos salvos (idôneo), ou seja, não é dado aos cristãos para que possam ser salvos. Antes, os salvos que não compreende a dimensão do amor de Deus, ou seja, que não é experimentado na palavra da justiça, devem se alimentar do leite racional, para que possa ‘crescer’ na compreensão.
Observe que não são as ações do cristão que promove o ‘entendimento’ (conhecimento): "Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus" ( Cl 1:10 ). Só é possível andar, agradar, frutificar e compreender (crescendo no conhecimento) a Deus após ter sido gerado d’Ele por meio do evangelho.
O crescimento no ‘conhecimento’ (entendimento), segundo o profeta Oséias é o mesmo que ‘prosseguir em conhecer ao Senhor’. Porém, para ‘prosseguir em conhecer’, primeiramente é necessário ‘conhecer’ a Deus (ser participante da sua natureza), ou antes, ser conhecido d’Ele "Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra" ( Os 6:3 ).
A ordem ‘conheçamos’ fala de união intima com o Criador, e 'prosseguir em conhecer' fala de entendimento, compreensão da sua palavra, para que se evite que o maligno venha e arrebate a semente que da vída “Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta” ( Mt 13:23 ; Lc 8:12 ).
O novo nascimento é ato criativo de Deus, mas o conhecimento (saber) é gradativo "E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou" (Colossenses 3: 10). Deus criou o novo homem segundo a sua imagem, participante da sua natureza, e o cristão se veste do que é pertinente ao novo homem, despindo-se do que era próprio ao velho homem (más ações). Por meio da fé (descansar) no evangelho (fé) Deus criou (fez) o novo homem segundo o poder que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos ( Jo 1:12 ; 1Jo 4:17 ).
O que se renova no novo homem é o conhecimento (compreensão), pois o aumento da compreensão se dá de acordo com a medida da renovação do entendimento (despir-se do que é pertinente ao velho homem). Por conseguinte, o modo de agir do cristão será transformado perante a sociedade. A renovação no entendimento faz com que o cristão não ande conforme o mundo ( Rm 12:2 ), mas segundo Cristo.

Perguntas e respostas:
1) Após aceitar a Cristo como Senhor e salvador é possível ter sede novamente? Jo 4:14
R. Não! Você nunca mais terá sede.
2) Quantas vezes é preciso comer do pão para ter vida eterna? Jo 6:51
R. Uma única vez!
3) A graça de Deus se manifestou trazendo _salvação_ a todos os homens.
4) Por que é preciso crescer na graça e no conhecimento? O que é crescer na graça? O que é crescer no conhecimento?
R. O cristão precisa crescer em conhecer aquele que lhe trouxe salvação, pois aquele que não tem o caminho conhecido pelo Senhor perecerá. Ler a bíblia não faz o cristão 'crescer' espiritualmente, antes faz  o homem espiritual crescer no conhecimento.  O que faz o homem crescer no conhecimento é o leite racional, proveniente do conhecimento da bíblia.
5) Ler a bíblia trás crescimento espiritual?
R. Não! Pois o novo homem (espiritual) é criado perfeito. Não existe crescimento espiritual, antes crescimento no conhecimento (entendimento).
6) O que o cristão ganha através da leitura e estudo da bíblica?
R. Crescimento no conhecimento. A palavra é o leite racional.
7) Quais as dimensões do amor de Deus que o cristão precisa conhecer?
R. Largura, comprimento, profundidade, altura, etc ( Ef 3:18 ).
8) Assistir televisão trás estagnação espiritual?
R. Não!  Quem bebeu da água que faz jorrar uma fonte para a vida eterna nunca mais terá sede, pois todas estas coisas perecem pelo uso.
9) A leitura da bíblia e o seu estudo trás conhecimento que renova o entendimento do cristão. Esta transformação no entendimento faz com que o cristão não se __conforme _ com o mundo.

Orando sem cessar


Você já aprendeu que faz parte da família de Deus e que é pleno do Espírito. Após entender porque é essencial ao cristão a leitura da bíblia, veremos qual é a utilidade da oração na vida cristã (...) Não é o lugar (monte ou planície), o tempo (de madrugada ou à tarde), as circunstâncias (de jejum ou saciado), a quantidade (muita ou pouca), a posição (de joelho ou em pé) que fará com que a sua oração seja atendida, antes você será atendido segundo a misericórdia e fidelidade de Deus ( Jo 4:21 ).
Você já aprendeu que a comunhão com Deus foi estabelecida por intermédio do sacrifico de Cristo, ou seja, por intermédio do evangelho Deus chama os homens à comunhão com Ele "Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor" ( 1Co 1:9 ).
Você não pode esquecer que, por estar em Cristo, já faz parte da família de Deus na condição de filho, ou seja, participante da natureza divina "Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação" ( 2Co 5:19 ). Ou seja, além de você ter sido reconciliado com Deus por meio da fé em Cristo, também foi posto em você a palavra da reconciliação que é o próprio evangelho de Cristo.
A reconciliação com Deus se dá por meio da fé em Cristo, o que demonstra que a sua comunhão com Deus já foi estabelecida, e que, portanto, a oração não é o meio de se estabelecer ou aumentar a sua comunhão com Deus. Ao ser reconciliado com Deus você adquiriu comunhão e torno-se um com Cristo ( Jo 17:21 ).
Você é nova criatura por estar em Cristo, ou seja, é nele que você alcançou tal condição. Você é templo e morada do Espírito. Você é participante do corpo de Cristo, ou seja, é membro do corpo de Cristo. Da mesma forma que Cristo e o Pai são um, você está unido ao Pai por intermédio de Cristo ( Jo 17:11 ).
Conclui-se através da anaálise anterior que a oração não promove e nem é o elemento que estabelece a comunhão entre Deus e os homens, antes, é por crer na mensagem do evangelho que você conheceu a Deus, ou antes, foi conhecido por Ele ( Gl 4:9 ).
Relembrando: o sentido da palavra ‘conhecer’ indica comunhão, ou seja, da mesma forma que a palavra 'conhecer' é utilizada para expressar a união entre o homem e a mulher (são um), ela também é utilizada para expressar a união entre o homem e Deus através de Cristo ( Gn 4:1 ).
Se a oração não promove a comunhão com Deus, surge a pergunta: Por que orar e como orar?
Jesus nos ensinou muito acerca da oração. Ao orar a Deus você precisa estar cônscio que:
a) Deus sabe qual é a sua necessidade muito antes de você pedir ( Mt 6:8 );
b) Não é o muito falar, ou usar de repetições (rezas) que fará com que Deus o ouça ( Mt 6:7 ); Deus não é um juiz iníquo que deva ser importunado ( Lc 18:5 ); Deus é Pai bondoso ( Lc 11:13 );
c) Você deve estar cônscio do cuidado diário de Deus, e não andar ansioso por questões materiais e financeiras ( Mt 6:31 );
d) Não é o lugar (monte ou planície), o tempo (de madrugada ou à tarde), as circunstâncias (de jejum ou saciado), a quantidade (muita ou pouca), a posição (de joelho ou em pé) que fará com que a sua oração seja atendida ( Jo 4:21 ).  
Você precisa entender que a oração é uma forma de adoração, ou seja, quando você ora (pede, suplica) a Deus, você está adorando "Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!" ( Mt 15:25 ). Através da súplica, a mulher cananéia adorou a Cristo.
Por que a súplica da mulher é denominada adoração? Porque muito antes de apresentar as suas súplicas, o coração daquela mulher já estava diante de Cristo em plena certeza de fé, de que ele podia atendê-la. A oração vai além da simples dicção de palavras, pois ela expressa a confiança que o homem deposita na pessoa de Cristo. É através desta fé que o homem torna-se agradável a Deus ( Hb 11:6 ).
Os judeus não entendiam qual a vontade de Deus e em que consistia o seu reino entre os homens (Jesus). Porém, como filho da luz, pertencente a uma nova categoria de povo, que é a igreja de Deus, conhecedor de que a vontade de Deus é que os homens creiam em seu Filho (o reino de Deus manifesto aos homens), você está apto a compreender a oração do ‘Pai Nosso’. Obs.: É necessário fazer distinção entre Cristo, que é o reino de Deus entre os homens, do reino milenial, onde Cristo se assentará sobre o trono de Israel para reinar.
Ao orar (Pai nosso que estais nos céu) você enfatiza a sua confiança em Deus, e o cuidado que Ele tem com você. Você se rende ao Pai porque confia, certo de que Ele continuará cuidando de você. Você ora confiado em Deus, e não no elemento ‘oração’ como fazem os pagãos. A sua oração/adoração torna separado (santificado) o nome do Deus de todos os outros nomes por causa da sua confiança na promessa de Deus.
Por não compreenderem a vontade de Deus e no que consistia o seu reino, a multidão foi instruida por Jesus a pedir pela vinda do reino de Deus e que a vontade d’Ele fosse estabelecida entre os homens, porém, para nós que cremos em Cristo, sabemos que Cristo é o reino de Deus e a vontade de Deus é que os homens creiam Nele "Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou" ( Jo 6:29 ).
A obra que o Pai realizou foi salvação poderosa a todos os homens ( Tt 2:11 ; 2Tm 2:4 ), visto que a sua vontade é que nenhum homem se perca. A obra de Deus mescla-se à sua vontade, como se lê “E nos desvendou o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito (Consentimento, aprovação, anuência) que propusera em Cristo” ( Ef 1:9 ).
Você precisa estar conscio de que a vontade de Deus é que nenhum homem se perca, mas que todos venham ao conhecimento da verdade. Que em tudo Cristo tenha a preeminência, e que por isso todas as coisas convergem em Cristo ( Ef 1:10 ).
Você já conhece qual é a vontade de Deus e no que o seu reino consiste, porém, os judeus desconheciam esta verdade. Eles buscavam um reino visível e um messias que os livrasse da servidão aos Romanos. É por isso que eles precisavam aprender a orar conforme Cristo ensinou.
A frase: "O pão nosso de cada dia nos dá hoje" enfatiza a fé no cuidado de Deus, porque é ele que tem cuidado de nós ( 1Pe 5:7 ). Observe o cuidado de Deus demonstrado na sua providência, visto que, o pão de amanhã não será dado hoje. Geralmente as pessoas querem receber hoje o pão de amanhã.
Se você tem muito ou pouco é providência de Deus!
Através da oração do Pai Nosso fica demonstrado que o perdão de Deus é certo para quem confia nele, o que motiva os que se refugiam nele a serem longânimes e benignos para com o próximo.
Através do modelo de oração apresentado no Sermão do Monte fica claro que a oração do cristão deve ter como tema central a vontade de Deus, que é a salvação dos homens, e não um princípio egoísta que contempla somente as nossas necessidades, assim como fazem os ‘gentios’ ( Mt 6:7 -8).
Diante da vontade de Deus, a nossa vontade é circunstancial e devemos agir como Cristo ensinou em oração:"E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres" ( Mt 26:39 ).
Todos os homens tem inúmeros desejos, porém, a palavra de Deus nos orienta a lançar sobre Ele todas as nossas ansiedades. Não é proibido o homem ter desejos e lutar para realizá-los. Confiar que Deus lhe dará forças para realizar os seus intentos é salutar, porém, a oração não deve ter como fundamento os deleites desta vida.
O que desejamos deve encaixar-se dentro da vontade de Deus sem tentar barganhar ou ameaçá-lo, cônscio que, o que importa, é a vontade de Deus.
O apóstolo Paulo ao pedir que os cristãos orassem por ele, não se fixa em questões materiais, antes pedia que os cristãos orassem por maior abertura na proclamação do evangelho, para que a vontade de Deus fosse estabelecida entre os homens ( Cl 4:3 ).
Ao orar pelos cristãos, Paulo pedia que Deus lhes concedesse entendimento e compreensão ( Ef 1:16 -17), pois as demais bênçãos eles já estavam de posse "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais..." ( Ef 1:3 ).
O apóstolo Tiago alerta que muitos não recebem o que pedem por pedirem mal, visto que buscam satisfazer os seus deleites "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”  ( Tg 4:3 ). Deus concederia o pedido de alguém que quer vingança contra o seu próximo? É claro que não, visto que Deus não é partidário de ninguém.
Deus atendeu a oração de inúmeras pessoas, porém, não atendeu o pedido dos filhos de Zebedeu. Ele não atendeu o pedido de dois rapazes que estavam preocupados com a partilha de uma herança ( Lc 12:14 ). Se você estiver com demandas na justiça, como era o caso daqueles dois rapazes, acaso você será beneficiado por Deus em detrimento do seu irmão?
A confiança do crente quando ora a Deus decorre do favor demonstrado por Deus quando guardamos os seus mandamentos, que é crer naquele que ele enviou. Crer em Cristo é fazer diante de Deus o que lhe é agradável ( 1Jo 3:22 ), e é por Cristo que temos tal confiança em Deus ( 2Co 3:4 ).
Por ter tal confiança em Deus é que: "...não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas"
Através da oração o cristão atenta para as ‘coisas’ que são de cima, pois elas apesar de não serem vistas, são eternas ( Mt 6:33 ). Se você atenta para as ‘coisas’ que são de cima em oração, não estará ansioso por questões deste mundo, pois ao seu tempo Deus há de prover as suas necessidades ( Cl 3:1 -2).
Como tornar o homem agradável a Deus? Como entregar o seu caminho ao Senhor? Não é pela fé em Cristo Jesus? É por isso que o salmista diz: "Agrada-te do Senhor, e ele satisfará aos desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará" ( Sl 37:4 -5).
Apos compreender a essência do evangelho, você irá mudar a forma de orar (vã repetições), e passará a orar da mesma forma que Jesus orava: "Graças te dou, ó Pai..." ( Mt 11:25 ; Lc 10:21 ; Jo 11:41 ).
O cristão não pode seguir o caminho dos homens pagãos, que depositam a sua confiança na oração, antes deve confiar naquele que intercede por nós diante de Deus. Não há maior intercessão que a do Espírito Eterno, que intercede com gemidos inexprimíveis ( Rm 8:26 ).

Perguntas e Respostas:
1) De que maneira você foi chamado à comunhão com Deus?
R) Através do evangelho Deus chama e estabelece comunhão com os homens.
2) Além de você estar em comunhão com Deus, que palavra foi posta em você?
R) Após você ter sido reconciliado com Deus por meio da fé em Cristo, também foi posto em você a palavra da reconciliação, que é o próprio evangelho de Cristo
3) O que promove a comunhão dos homens com Deus? (marque com um 'x')
___Orações;
___Sacrifícios;
_X_Evangelho.
4) É necessário pedir para que Deus tome conhecimento de sua necessidade? ( Mt 6:8 )
R) Não! Deus sabe qual é a sua necessidade muito antes de você pedir ( Mt 6:8 );
5) Como entender a oração do Pai nosso?
R) Os judeus desconheciam qual é a vontade de Deus e no que o reino de Deus consistia, portanto ao pedirem ao Pai que a sua vontade fosse implementada e que o reino de Deus viesse aos homens faria com que compreendessem que a vontade de Deus aqui na terra é que nenhum homem se perca e que em tudo Cristo tenha a preeminência.
6) Qual é a vontade de Deus que devemos orar para que seja estabelecida?
R) Que nenhum homem se perca, mas que todos venham ao conhecimento da verdade.
7) A fé do cristão deve fixar-se no tempo de dedicação as orações ou naquele que é poderoso para realizar muito além do que pedimos?
R) Em Deus, que é poderoso e realizará muito mais do que pedimos ou pensamos, segundo o seu eterno poder revelado no evangelho. Não se esqueça que o evangelho é o poder de Deus que em nós opera "Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera"  (Efésios 3 : 20).
8) Há um lugar especifico para se orar a Deus?
R) Não é o lugar (monte ou planície), o tempo (de madrugada ou à tarde), as circunstâncias (de jejum ou saciado), a quantidade (muita ou pouca), a posição (de joelho ou em pé) que fará com que a sua oração seja atendida, antes você será atendido segundo a misericórdia e fidelidade de Deus ( Jo 4:21 ).
9) Quando devemos orar, e para que devemos orar? ( Cl 4:2 -3).
R) Devemos orar (confiar) em todo o tempo pedindo a Deus que nos conceda entendimento e compreensão ( Ef 1:16 -17).