segunda-feira, 18 de junho de 2012

Obedeça aos seus pastores

Return to origins

“Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.”  (Hebreus 13 : 17)
Houve um tempo em que eu evitava esse verso pois a interpretação que eu sempre ouvia acerca dele era de que se devia obedecer cegamente a qualquer homem que carregasse o título/cargo/dom de pastor ainda que ele se corrompesse e mandasse todos fazerem coisas que contrariavam o Evangelho.
Hoje, no entanto, vejo que não foi isso que o escritor quis dizer, não de acordo com o contexto do Novo Testamento.
A gente deve obedecer à pastores que, como diz o verso, “velam por vossas almas” e enquanto nos ensinamalgo que tenha esse propósito.
O primeiro exemplo bíblico de pastores que devem ser obedecido são os pais:
“VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.”  (Efésios 6 : 1)
Sendo que aos pais se diz:
“… não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.”  (Colossenses 3 : 21)
O ensinamento que faz o bem a nossas almas é o ensinamento do Evangelho e quem ensina o Evangelho deve sempre ser obedecido, enquanto o estiver ensinando.
O verso 7 diz que os pastores que devem ser obedecidos pregam a Palavra de Deus:
“Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.”  (Hebreus 13 : 7)
Isso não quer dizer que quem ensine o evangelho em alguns momentos deva ser obedecido em tudo o que mandar (em seus caprichos, por exemplo).
Devemos obedecer a quem nos ensina o Evangelho porque ao o fazermos estaremos obedecendo ao Evangelho e, consequentemente, a Deus.
Paulo diz que quando alguém nos ensina algo que seja diferente do Evangelho não deve ser obedecido, ainda que seja visto como pastor:
“…ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.”  (Gálatas 1 : 8 )
Por outro lado, quem prega o evangelho, mesmo sem carregar títulos, deve ser sempre obedecido:
“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração.”  (Colossenses 3 : 16)
“Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;”  (Hebreus 3 : 13)
Você tem obedecido aos verdadeiros pastores que aparecem em seu caminho?
Tem desobedecido aqueles que ordenam o que não deveriam ordenar e por isso, naquele momento, se tornam falsos pastores?
Pense nisso.

Dia dos Namorados – Qual a idade certa para namorar?

Dia dos Namorados – Qual a idade certa para namorar?
Tenho recebido diversos comentários e e-mails sobre o namoro cristão e na maioria não sei a idade das pessoas. Muitas vezes não há maturidade para assumir um relacionamento e qndo surge um problema a atitude dos pombinhos não é das melhores. O que sobra? Choro, lágrimas e ranger de dentes! Hehe! Então decidi postar sobre a idade q acredito ser boa (baseado em minha singela experiência). O que segue abaio é um trecho de um post que já escrevi:
Primeiro você tem q pensar se é o seu tempo. Se você tem menos que 18 anos, aconselho você esperar um pouquinho….. Antes que você (dessa idade) me apedreje, eu explico o por que.
Detalhe: Estou partindo do ponto de vista que você quer agradar a DEUS de coração com seu futuro relacionamento e está disposto a morrer pra você e seus desejos para isso (Gálatas 2:20).
Chega de nhe-nhe-nhé e vamos aos por quês:
- Cientificamente uma pessoa nessa faixa etária tende a se apaixonar tão facilmente quanto se “desapaixona”. Como diria meu pastor: “Só se desilude quem está iludido!”. Não dá pra ter um namoro cristão no estilo novela global “Malhação” ou você é ou não é!
- É preciso de maturidade para coordenar o relacionamento conforme a vontade de DEUS. Não que alguém nessa idade não tenha, mas existem pequenos detalhes que só se aprende com os anos.
- Não dá pra ficar “fazendo testes” com relacionamentos curtos. É preciso usar a razão ao escolher. Não pense algo como: ”Me divirto com a pessoa errada enquanto não encontro a certa”.
- Entenda que esta é a 2º decisão mais importante de sua vida (a 1º é escolher a JESUS)! Não entregue seu coração de bandeja! Espere o momento certo!
- Se você tem 16 anos, provavelmente esteja no segundo ano do colegial mas, digamos que começou a namorar….. ai até casar, tem 1 ano pra o terceiro colegial + 5 anos de faculdade (isso se não precisar de cursinho). No total dá 6 anos (chutando bemmmm baixo!!! Pois não acho que você queira casar com 22 anos…..) Você vai “segurar a barra” só dando a mão e uns bjs? (embora eu desaconselhe o bjo) Com o tempo a carne vai pedindo mais….. você vai ter estrutura espiritual pra vencer e não fornicar?
- Você precisa de um trabalho. Não vai me dizer que vai pedir R$ 30,00 pra mamãe e ir no Mc Donald’s!!!!!
Bom, se você quer namorar e não tem trabalho, eu também tenho uma dica: Pega um busão, os dois passam por baixo da catraca, para numa padoca, pede 2 pães na chapa e 2 copo d’água!!! Pronto!!!! Baratinho…… Não dá né?? Namoro demanda dindim!!! Afinal é um investimento!
- Entre em um namoro se vc quer conhecer mais intimamente uma pessoa com o objetivo de aprender a amá-la e se casar. Não é “test-drive”!!!!!! Se você quer simplesmente suprir suas carências, dar uns bjinhos, uns amassos abraços, etc…. é muito provável que você quebre a cara! Namoro é coisa séria! Infelizmente o mundo deturpou muito o namoro.
- Resista as pressões de seus amigos, da mídia e do diabo! Aprenda q tudo tem o seu tempo certo (Ecls. 3)
Apoie-se nos seguintes versículos:
“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”
I Pedro 5:7
“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
Mateus 6:33
Eu comecei a namorar com 23 anos. Calma apressadinho! Não significa que você também tem que namorar ou vai namorar só com essa idade! Quero dizer q eu esperei entregando essa área completamente nas mãos de DEUS (sem querer tirar de suas mãos) e mesmo havendo algumas oportunidades, me mantive firme na espera do momento certo.
Demorei alguns anos pra entender q o verdadeiro propósito do namoro é adorar a DEUS. Então coloquei em minha cabeça q iria namorar só 1 vez e seria para a adoração a DEUS!
Se vc me perguntar se fui bem sucedido, eu te respondo: Dá uma passeada no blog. Ele é um fruto da bênção q tem sido meu namoro! Você só está lendo este artigo por que DEUS me abençoou muitissimo e honrou meu propósito de simplesmente deixar esta área em SUA preciosas e sábias mãos!
É isso aê psiti!!
Se tiver dúvidas é só comentar!
Fiquem com JESUS e aguardem o momento certo!
Que Deus em Cristo vos abençoe
de seu amigo Pr. Valdo