quinta-feira, 7 de junho de 2012

COMO SE DEVE AMAR



COMO SE 
DEVE AMAR


João 15:12
"O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei."

Introdução


- O amor é a síntese de todos os mandamentos de Deus:
"Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Romanos 13:9 RA)
"Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê." (1 João 4:20 RA)


E o amor é uma decisão: 
"Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;" (Mateus 5:44 RA)


- Mas como se deve amar?
A maneira como devemos amar precisa estar espelhada na forma como Jesus nos amou


ASSIM COMO JESUS NÓS TAMBÉM DEVEMOS:


I - AMAR SEM PRECONCEITO
Além de não ter os preconceitos daquela época em relação a crianças e mulheres, Jesus também não deixou de ajudar os:
Leprosos (representa os doentes)
  • "E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me. E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra." (Mateus 8:2-3 RA)

  • Samaritanos (representa outras raças e religiões)
  • [samaritanos eram colonos de raça estranha, estabelecidos ali pelos assírios, 700 anos antes]

  • "Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)? Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva." (João 4:9-10 RA)

  • Cobradores de impostos (representa condição social e econômica)

  • "E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico." [...]  "E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa." (Lucas 19:2,5 RC)
Você está disposto a amar a todas as pessoas, independente de sua fraqueza, raça, religião, condição social e econômica?


II - AMAR O PECADOR,  MAS NÃO O SEU PECADO


"Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais." (João 8:10-11 RA)


"Os fariseus e seus escribas murmuravam contra os discípulos de Jesus, perguntando: Por que comeis e bebeis com os publicanos e pecadores? Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento."(Lucas 5:30-32 RA)


Quantos pecadores você conhece?
Apresente Jesus para eles. 
Esta é a maior prova de amor.
Ou você não se importa que eles percam a salvação?

III - AMAR ADVERTINDO DO PERIGO



A cura do paralítico de Betesda (enfermo há 38 anos)


"Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior." (João 5:14 RA)


O Tolo, o Egoísta e o Cristão
O pensamento... 
- Do tolo: "Ninguém se mete na minha vida" (Meu pecado é problema meu)
- Do egoísta: "Eu não me meto na vida de ninguém." (Seu pecado é problema seu)


- Do cristão: "Somos um só corpo em Cristo Jesus" (Seu pecado é problema nosso)
 
 Quem ama, adverte!

IV - AMAR SE DOANDO



"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas." (João 10:11 RA)


"Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou." (João 10:17-18 RA)


Jesus quis dar sua própria vida em resgate por nós


"Então, Jesus lhe disse: Embainha a tua espada; pois todos os que lançam mão da espada à espada perecerão. Acaso, pensas que não posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos?" (Mateus 26:52-53 RA)


Uma legião = 6 mil soldados / 
Doze legiões = 72 mil anjos.


E nós devemos imitar a Jesus no serviço ao próximo


"quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos."(Marcos 10:43-45 RA)


"Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos." (1 João 3:16 RA)


Dar a vida é abrir mão do egoísmo e dedicar seu tempo a favor dos menos favorecidos.

Conclusão



Você tem realmente amado como Jesus amou?
Isto não é uma opção, é um mandamento de Jesus.

Tudo se resume neste mandamento.

Ame como Jesus lhe amou e encontre o verdadeiro sentido da vida!

Ouvindo o Espírito Santo


Ouvindo o Espírito Santo


1. Quem é o Espírito Santo?

1.1. Ele é o consolador – Jo. 16.7. Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for o Consolador não virá a vós; mas, se eu for enviar-vo-lo-ei.

1.2. Ele é Deus – At. 5.3-4 Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

1.3. é uma pessoa porque pensa – Rm. 8.27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

1.4 é uma pessoa porque tem vontade – I Co. 12.11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
 
1.5 é uma pessoa porque fala – At. 13.1-3 Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.

Todas essas coisas são características de uma pessoa. O Espírito é uma pessoa divina.

2. Nomes do Espírito Santo

2.1. Espírito Santo – Rm. 14.17 porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

2.2. Espírito de Deus – Gn. 41.38 E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um varão como este, em quem haja o Espírito de Deus; I Jo. 4.2 Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;

2.3. Espírito do Senhor – I SM. 10.6 E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles e te mudarás em outro homem.

2.4. Espírito de Cristo – I Ped. 1.11 indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir e a glória que se lhes havia de seguir.

2.5. Espírito do Senhor Jeová – Is. 61.1 O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos.

3. Cuidados que devemos tomar em relação ao Espírito Santo

3.1. Cuidado para não entristecê-lo – Ef. 4.30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.

3.2. Cuidado para não resisti-lo – At. 7.51 Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim, vós sois como vossos pais.

3.3. Cuidado para não extingui-lo – I Ts. 5.19 Não extingais o Espírito.

3.4. Cuidado para não se tornar seu inimigo. – Is. 63.10 Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo; pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles.

3.5. Andar conforme sua santidade- Gl5. 16, 25 Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.

3.6. Cuidado para não ter o Espírito Santo retirado  SL 51.11 Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo.

4. Nossa dependência para com o Espírito Santo

4.1. Dependemos dele para orar – Rm. 8.26. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis; Jd. 20 Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,

4.2. Dependemos dele para pregar – At. 1.8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da ter

4.3. Dependemos dele em tudo – Jo. 14.26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

4.4. 1° Co 12.7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. Para edificação da igreja. Jamais para exaltação pessoal.

5. Todo crente precisa deixar o Espírito operar

5.1. Na sua vida – produzindo transformação - I SM 10.6 E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles e te mudarás em outro homem.

5.2. Pela sua vida – dando fortalecimento espiritual – Ef. 3.16 para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior.

5.3. Através da sua vida – capacitando-o para o trabalho do Senhor – I Ts. 1.5 porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.

5.4 ouvir o que diz o Espírito Santo 1° TM 4.1 Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios.

6. A Liderança do Espírito Santo

6.1 - Ele controla o crente – At. 10.19,20 E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três varões te buscam. Levanta-te, pois, e desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei.

6.2 - Ele guia o crente – Jo. 16.13 Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.

6.3 - Ele escolhe o campo de operação – At. 16.6 E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.

6.4 - Ele orienta o crente – At. 8.29 E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.

6.5- Ele nos faz lembrar as coisas importantes LC 12.11-12. E, quando vos conduzirem às sinagogas, aos magistrados e potestades, não estejais solícitos de como ou do que haveis de responder, nem do que haveis de dizer. Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.

6.6 Às vezes nos leva para sermos provados Mt4. 1 Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

7. As obras do Espírito Santo

7.1. Ele opera o novo nascimento – Jo. 3.5-8 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
 
7.2. Ele regenera o pecador – Tt. 3.5,7 não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo. Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.

7.3. Ele Santifica o crente – Rm. 15.16 que eu seja ministro de Jesus Cristo entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo.

7.4. Ele convence o homem de seus pecados – Jo. 16.8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo:

8. Os atributos do Espírito Santo

8.1. Eternidade – Hb. 9.14 quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?

8.2. Onipresença – Sl. 139.7-10 Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também; se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 10até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.

8.3. Onipotência – Lc. 1.35. E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.

8.4. Onisciência – I Co. 2.10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.

9. Os simbolos do Espírito Santo

9.1 – FOGO (Lc. 3.16) respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias; este vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

O fogo, como símbolo do Espírito representa a purificação e fala de sua grande força em relação às diversas maneiras de sua operação em corrigir os defeitos da nossa natureza decaída.

Vejamos a finalidade do Fogo:

9.1.1. O FOGO CONSOME

O fogo consome o que é combustível – “madeira, palha, e feno” (I Co. 3.13-15) a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. Isso fala de material espúrio, usado para fazer a obra de Deus, é o trabalho feito com aquilo que é falso, o Espírito é contra tudo aquilo que é falso, tudo aquilo que não é feito para glória de Deus.
 

9.1.2. O FOGO LIMPA

Somente o fogo tem o poder de tirar a escória de diferentes metais. O fogo é, portanto, símbolo do poder purificador do Espírito. Aquilo que não pode ser definido e expurgado pela santidade do Espírito é destruído pelo fogo (Is. 6.1-7) Mas um dos serafins voou para mim trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 7e com ela tocou a minha boca e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e purificado o teu pecado.

9.1.3. O FOGO DERRETE

Há materiais que se derretem em contato com o fogo, como a cera e outros. O fogo do Espírito derrete os corações endurecidos. – cf. At. 2.37-39 Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos varões irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
 

9.1.4. O FOGO ENDURECE

Praticamente o mesmo fogo que amolece a cera endurece o barro. O ferreiro leva o aço ao fogo para amolecer e para torná-lo mais duro. O Espírito torna o crente mais brando e também mais resistente contra as adversidades que terá pela frente – cf. At. 20.23,24 senão o que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do Evangelho da Graça de Deus.

9.1.5. O FOGO AQUECE

O Espírito, qual fogo, torna a nossa alma abrasada por uma ardente paixão e zelo por Deus e seu serviço – cf. Lc. 24.32,33
 

POMBA

“ Vi o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo sobre Ele” – cf. MT. 3.16, A pomba é simples – MT. 10.16 b; o Espírito também é simples, tal simplicidade ilustra a sua beleza e delicadeza. O crente guiado pelo Espírito tem a simplicidade das pombas, não procura salienta sua pessoa ou suas habilidades, porém dá toda honra e glória a Deus que tudo nos dar.

10. Vento

• Jesus disse: O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem e nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito (Jo. 3.8).
• Os hebreus não indicavam com rigor a direção dos ventos, como hoje se faz; contudo reconheciam quatro ventos: o do oriente, o do ocidente, o do norte e do sul – (Jr.49.36; Ez. 37.9; Ap.7.1).
• A Bíblia diz que o Espírito veio dos 4 ventos e soprou sobre os ossos secos e eles reviveram – cf. Ez. 37.9,10.
• Pelo sopro do Espírito Santo o pecador se convence do seu pecado e aceita Cristo como Salvador, e o crente vence o pecado e se aproxima de Deus.
• O vento é o ar em movimento, na criação o Espírito se movia sobre a face das águas – cf. Gn. 1.2;
• o Espírito Santo movimenta a igreja através de seu sopro de poder – cf. At.4.31.
• Outra coisa pode constatar no vento, é que o mesmo sopra em todas as direções.
• Da mesma forma o Espírito age de muitas maneiras. No dia de pentecostes o Espírito veio sobre os discípulos como um vento impetuoso – cf. At.2.2

11. Sêlo

• O selo testifica um direito de propriedade ou a autenticidade de um documento.
• Entre os hebreus, na compra e venda de casas ou campos, era exigido o selo no translado da propriedade.
• O simples selo do comprador num documento garantia-lhe posse da propriedade – cf. Jr.32.8-15,44;
• selar significa dar segurança.
• O ato de colocar o selo somente poderia ser realizado pelo dono do objeto ou da propriedade, a fim de dar-lhe segurança.
• A Bíblia diz que nós somos propriedades de Deus, por isso Ele mesmo nos selou com o seu Espírito para o dia da redenção – cf. Ef. 1.13; II Co. 1.22.
• O selo também servia para tornar conhecido ou identificado aquilo que era selado.
• As Escrituras diz que Deus conhece os que são seus, porque sobre estes há o selo do seu Espírito – cf. II Tm. 2.19

12. Óleo

• O óleo era usado entre os antigos hebreus, era em geral fabricada dos frutos das oliveiras, que amadurecem no outono.
• Era o mesmo azeite usado para ungir a tenda da congregação, os objetos sagrados e os sacerdotes para realizarem o seu serviço.
• Com esta unção eram considerados santificados – Êx. 30.25-30.
• Nas Escrituras, o óleo aparece com um dos símbolos do Espírito Santo – cf. Zc. 4.2-6.
• e nos fala de unção. Jesus foi ungido pelo Espírito Santo – cf. Is. 6.1; Lc. 4.18, o crente em Jesus tem a unção do Santo e sabe todas as coisas – cf. I Jo. 2.20.

13. Aplicação simbólica do óleo (azeite)

a) Azeite na orelha (Lv. 14.17) – preparo para ouvir a voz de Deus. “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap.2.17). “Fala Senhor que o teu servo ouve”.

b) Azeite na mão (Lv. 14.17) – habilitação para o trabalho do Senhor. “Não é por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos – cf.”. Zc. 4.6.

c) Azeite no pé (Lv. 14.17) – Fala de um andar santo. Andai no Espírito e não cumprireis a vontade da carne – cf Gl. 5.16.

d) Azeite no rosto (Sl 104.15) – Brilho da presença de Deus e alegria espiritual que desfruta o crente em Cristo. “Com o rosto desvendado”... Somos transformados de glória em glória... Pelo Espírito “- cf. 2 Co”. 3.18.

e) Azeite em outras vasilhas (2RS 4.4-6) – bênçãos para outras pessoas – Rm. 1.16; 5.5; I Jo. 3.16.

f) Azeite nas feridas (Lc. 10.34) – símbolo de restauração pelo Espírito Santo do Senhor – cf. Lc. 4.18

• Vale a pena lembrar que era extremamente proibido fabricar outro óleo com a mesma composição (Êx. 30.33). Ninguém pode imitar o Espírito Santo.

• Da mesma forma era proibido usar o óleo para fins alheios ao serviço sagrado (Êx. 30.25-31).

• O Espírito Santo opera exclusivamente para a glória do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pois o seu ministério aqui é esse, o de glorificar a Cristo.

10 coisas que o Espirito Santo faz

1° ele intercede pela igreja (RM 8.27) E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

“2° O ESPÍRITO SANTO penetra todas as coisas” (1° Co 2.10) Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.

3° O ESPÍRITO SANTO pode ser entristecido ou ofendido magoado, desgostado: (Efésios 4.30.) E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.

4° O ESPÍRITO SANTO Ele reparte dons "a cada um como quer" (1° Co 12.11) Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

5° O ESPÍRITO SANTO nos da força (jz 6.5-6) Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timna; e, chegando às vinhas de Timna, eis que um filho de leão, bramando, lhe saiu ao encontro. Então, o Espírito do Senhor se apossou dele tão possantemente, que o fendeu de alto a baixo, como quem fende um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu, a saber, o que tinha feito. (MQ 3.8) parte a Mas, decerto, eu sou cheio da força do Espírito do Senhor e cheio de juízo e de ânimo, para anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado.

6° O ESPÍRITO SANTO nos transforma (1° SM 10.6,10) E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles e te mudarás em outro homem. E, chegando eles ao outeiro, eis que um rancho de profetas lhes saiu ao encontro; e o Espírito de Deus se apoderou dele, e profetizou no meio deles.

7° O ESPÍRITO SANTO nos dá ousadia para falar do amor de Deus (AT 4.31) E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.

8° (At 9.31) cinco grandes obras do ESPÍRITO SANTO Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia, e Samaria tinham Paz e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo.

9° O ESPÍRITO SANTO não anula nossa mente nossa razão (AT 14.13-15) Pelo que, o que fala língua estranha, ore para que a possa interpretar. Porque, se eu orar em língua estranha, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto. Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.

10° O ESPÍRITO SANTO nos guia com a verdade (João 16.13) Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.
Autor: Pr Sidnei Alves da Silva

Três tipos de pessoas no juízo final


Três tipos de pessoas no juízo final

-Tema: VOLTA DE JESUS
Mateus 25.31-40
-Introdução: Toda vez que lia o texto citado ou falava sobre o juízo final só conseguia imaginar dois tipos de pessoas diante do juízo Divino: os justos e os injustos. Mas olhando bem tem mais pessoas ali de acordo com as palavras de Jesus.
O mundo faz muitas separações entre pessoas, divisões de grupos sociais e exclusão das minorias, mas sabemos que somente Deus pode julgar. Não podemos discriminar as pessoas ou diferenciar entre um e outro. Deus é o Juiz e Ele vai julgar dizendo quem é quem no dia do Juízo Final.
No último dia Deus reunirá todas as pessoas de todas as nações e não haverá diferenças humanas, todos serão iguais diante do Rei até que Ele nos diferencie de acordo com Seu justo julgamento. Haverá três tipos de pessoas no meio da multidão do Juízo final.

De que lado você está?
Vamos refletir sobre os três tipos de pessoas no juízo final e pensar que tipo de pessoa temos sido:

1- OVELHAS - obedientesv.34-40
As ovelhas representam as pessoas obedientes a Jesus. Neste texto Jesus os chama de Justos, que são pessoas que foram justificadas pela salvação em Cristo.
Ovelha é um animal dócil, simples e fácil de domar, por isso Jesus nos chamou de ovelhas. Devemos ser obedientes a Deus e ir onde Ele quer nos levar.
Jesus colocou suas ovelhas à sua direita e disse que eram bem vindos ao céu por que tinham lhe dado água, comida, veste e O visitado todas as vezes que precisou. Suas ovelhas lhe perguntaram quando fizeram isso e Ele respondeu que todas as vezes que obedeceram ao mandamento de amar ao próximo e ajudaram uma pessoa chamada de ‘pequenino’ era Jesus quem estavam ajudando.
Por isso devemos obedecer a Deus e “tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3.23).
Você é uma ovelha de Jeus?
Aceite a Jesus como seu Pastor e obedeça-O!
                              
2- CABRITOS - desobedientes: v.41-46
Os cabritos representam as pessoas desobedientes à Palavra de Deus. No texto Jesus os chama de injustos, que são pessoas que não se importam com a justiça que é a vontade de Deus.
Cabrito é um animal difícil de domar. Gosta de pular cercas, empoleirar em lugares difíceis, não gosta de ser amarrado e foge com facilidade. Por isso Jesus comparou os cabritos com os injustos ou desobedientes.
No Juízo Final os desobedientes serão colocados à esquerda do trono de Deus e serão condenados por não amar a Deus e ao próximo.
O ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 2.27) por isso, quando amamos às pessoas estamos amando Jesus e quando deixamos de amar alguém entristecemos a Ele.
Você tem desobedecido a Jesus como um cabrito?
Obedeça à Palavra de Deus como uma ovelha!

3- PEQUENINOS -  inocentesv.40 e 45
Outro grupo de pessoas citadas por Jesus são os pequeninos. Os pequeninos representam pessoas inocentes. São pessoas que tiveram menos condições de escolher ou entender a vontade de Deus.
Creio que pessoas com problemas mentais, psicológicos ou que de alguma forma foram privadas de conhecer a Palavra de Deus, não serão julgadas da mesma maneira que aqueles que tiveram plenas condições de receber o evangelho.
Na sociedade há pessoas que são pequeninas por estarem em condições inferiores à maioria. Podemos citar como exemplo os deficientes mentais. Os outros se acham grandes em relação a estes pequeninos.
Jesus disse que estaria presente na vida destas pessoas.
Você acha Jesus pequeno?
Jesus é o Grande Deus Criador de tudo!
Ele nasceu pequeno, viveu e morreu, mas ressuscitou e voltará grandioso e cheio de glória e poder.
Se Jesus é grande e disse que está na vida dos pequeninos, então estes também têm esta grandiosidade em suas vidas.
A bíblia deixa bem claro que “Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado” (Lucas 14.11).
Você tem sido injustiçado, diminuído?
Jesus está em sua vida te fazendo Grande!

Seja uma ovelha obediente!
-CONCLUSÃO:
No dia do Juízo Final de que lado você gostaria de estar? Do lado direito como ovelha obediente de Jesus ou do lado esquerdo como um cabrito desobediente?
Provavelmente você quer ficar do lado direito, mas para isso precisa se tornar uma ovelha de Cristo.
Ah! Uma coisa importante!
Ninguém pode determinar quem é quem. Jesus disse que como não se pode seperar o joio do trigo também só poderá julgar no último dia (Mateus 13.41). Não compete a nós julgar, somente obedecer.
Não discrimine pessoas como inferiores, nem perca uma oportunidade de fazer o bem por que Jesus cuida de seus pequeninos.

Aliança de Deus com Israel


Aliança de Deus com Israel



-Tema: ALIANÇA COM DEUS
Êxodo 19.5
-Introdução: Deus se lembrou de sua Aliança com Abrão (Êxodo 2.24), de que daria á sua família a terra de Canaã (Êxodo 6.4) embora o Senhor tivesse avisado a Abraão de que seus descendentes passariam quatro gerações no Egito e prometeu que os salvaria (Gênesis 15.12-16), então Deus viu o sofrimento do seu povo no Egito (Êxodo 6.5).
Quando o Senhor tirou seu povo do Egito através de Moisés, providenciou para que fizesse uma aliança com este povo para que pertencessem a Deus. A base desta Aliança Mosaica era o culto. Servir a Deus e cultuá-lo era o centro desta Aliança.
Muitos cristão querem um relacionamento unilateral com Deus no sentido de apenas receber bênçãos do Senhor. Mas como Deus disse à Abraão “Sê tu, uma bênção!” (Gênesis 12.2). Devemos também servir a Deus fazendo algo para Seu Reino de acordo com Sua vontade e o ministério em que nos chamou.
O culto era tão importante que havia um dia especial para cultuar a Deus inteiramente, que era o sábado. Houve um lugar especial para adorar a Deus que foi o Tabernáculo. Estabeleceu-se uma forma correta de servir a Deus que foi o Sacrifício. Pessoas especiais foram separadas para servir a Deus ministrando ao povo que eram os Sacerdotes e Levitas.
Embora esta Aliança tenha sido feita com Moisés, ou através deste, não era uma Aliança com uma pessoa apenas e sim com todo o povo. Foi um pacto coletivo onde as ordenanças do Senhor eram declaradas e o povo aderia à elas prometendo servir a Deus (Êxodo 19.7,8).
Como Deus faz aliança com seu povo?
Neste culto mosaico houve símbolos que marcaram esta Aliança e a partir destes símbolos podemos ver o sentido deste pacto. Vamos ver como era esta Aliança de Deus com seu povo:
1- Aliança de Perdão:
“Sangue da Aliança” Êxodo 24.8
O sacrifício de um cordeiro era o momento mais importante do culto. Aquele sangue simbolizava que o cordeiro morria no lugar do pecador que merecia a morte por seu pecado (Romanos 6.23).
Desde que Adão e Eva pecaram e sentiram vergonha por estarem nus, então o Senhor matou um cordeiro e fez roupas para eles para que seus pecados fossem cobertos (Gênesis 3.21). Noé ao sair da arca ofereceu um sacrifício ao Senhor (Gênesis 8.20). Abraão quando foi oferecer Isaque como prova de seu amor e fidelidade a Deus, o Senhor proveu para ele um cordeiro que foi sacrificado (Gênesis 22.13). E quando saíram do Egito o povo celebrou a páscoa sacrificando um cordeiro e o sangue deste cordeiro foi passado nas portas das casas para proteger o povo de Deus (Êxodo 12.22) então eles saíram em paz!
Na Aliança de Deus com seu povo foi estabelecido um sacrifício de cordeiro (Êxodo 29.38) para morrer de forma substitutiva no lugar do pecador, pois “sem derramamento de sangue não há remissão” (Hebreus 9.22). Na Nova Aliança Deus enviou o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1.29). Jesus não apenas cobre os pecados ou substitui-se morrendo por nós. Jesus apaga definitivamente nossos pecados (Hebreus 9.14).
O Sangue da Aliança significa que Deus nos perdoa os pecados e deles não se lembra mais (Jeremias 31.34).
Deus faz uma Aliança de Perdão com você!
                        
2- Aliança de Adoração:
“Arca da Aliança” Números 10.33
Deus mandou Moisés fazer uma Arca e nela colocar as taboas da lei, uma vasilha com maná e a vara de Arão que floresceu para servir de testemunho das maravilhas que o Senhor havia feito (Hebreus 9.4,5). Em cima da Arca havia uma tampa chamada de propiciatório que tinha esculpidos dois querubins. A Arca foi colocada no lugar mais reservado do Tabernáculo, atrás do véu onde era chamado de Santo dos Santos (Hebreus 9.3) e ali Deus se manifestava quando o sacerdote levava o sangue do cordeiro para oferecer ao Senhor pelos pecados do povo (Hebreus 9.7).
Quando o povo caminhava pelo deserto a Arca da Aliança ia à frente guiando o povo pelo caminho. Deus ia à frente da Arca numa nuvem ou numa coluna de fogo chamada Shekinah. Onde Deus parava, paravam os levitas que levavam a Arca e parava o povo (Números 10.33-36). A arca era tão sagrada que certa vez um homem chamado Uza tocou nela por que pensou que iria cair e ele morreu na hora, pois estava em pecado (II Samuel 6.6,7).
A Arca da Aliança era o centro da Adoração a Deus, pois sobre Ela Deus se manifestava (Êxodo 25.22). Para adorar a Deus era preciso estar em santidade. O sacerdote não podia ir até o Santo dos Santos sem primeiro oferecer um sacrifício por seus pecados e se santificar (Levíticos 16.2). Todo o povo parava à porta da tenda para adorar a Deus enquanto o sacerdote ministrava ao Senhor.
Quando o povo de Deus foi entrar na terra de Canaã a Arca da Aliança ia adiante do povo e quando chegaram ao rio Jordão e os sacerdotes que carregavam a Arca pisaram na água o rio parou e se abriu para o povo passar (Josué 3.8-17). Enquanto os sacerdotes ficaram com a arca no meio do rio, este não voltou ao seu percurso.
Diante da Arca da Aliança, Davi celebrou e dançou de alegria diante do Senhor (II Samuel 6.12-17).
Em nossa Aliança com Deus é preciso estar bem claro que o Senhor é Deus e nós somos os seus servos (Salmos 100.3) então nós devemos adorá-lo "na beleza da sua Santidade" (Salmos 96.9). Deus procura adoradores e a adoração que Ele quer é em Espírito e em Verdade (João 4.24).
Você tem adorado a Deus ou apenas quer receber o favor do Senhor?
Faça uma Aliança de Adoração com o Senhor!

3- Aliança de Obediência:
“taboas da Aliança” Deuteronômio 9.9-11
As taboas da lei foram onde Deus registrou os Dez mandamentos para seu povo. Naqueles dez preceitos estavam as condições da Aliança de Deus com seu povo. Nesta Aliança havia um pacto de obediência à vontade de Deus (Êxodo 20). Se o povo pecasse eles estariam quebrando esta aliança com Deus. Foi o que aconteceu enquanto Moisés estava no monte com Deus o povo pecou fazendo um bezerro de ouro e quando Moisés desceu o monte ele mesmo quebrou as taboas da lei simbolizando que o povo havia quebrado a Aliança com Deus (Êxodo 32). Depois o próprio Moisés intercede pelo povo pedindo perdão a deus e o Senhor manda fazer outras Taboas da Lei (Êxodo 34). A partir daquele momento aquelas taboas foram a base dos princípios de Deus e baseado nelas o restante da Palavra de Deus foi escrita. Contudo o povo sempre desobedecia às ordenanças de Deus.
Hoje não estamos mais nesta Aliança da Lei, pois ela foi incapaz de nos salvar (Gálatas 2.16), então Deus escreveu a Nova Lei em nossos corações e não em taboas de pedra (Hebreus 10.16,17). Agora vivemos na Lei do Espírito (Romanos 8.2). “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça” (Romanos 6.14).
Mesmo sem lei, devemos obedecer a Deus, pois “obedecer é melhor do que sacrificar” (I Samuel 15.22). Jesus disse: “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (João 15.14) e também disse qual é o seu mandamento: “Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros” (João 15.17). O maior mandamento é o amor (Marcos 12.28-34), “Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo, como a ti mesmo” (Gálatas 5.14).
Você tem buscado obedecer a Deus? Procure fazer a vontade de Deus que Ele te ajudará. Antes aquele povo tinha que obedecer por medo e hoje nós devemos obedecer a Deus por amor, gratos por sua graça salvadora.
Faça uma Aliança de Obediência a Deus!

Deus faz aliança com seu povo!
-CONCLUSÃO:
Deus quer ter uma Aliança com todos nós. Quando Moisés fez Aliança do povo com Deus, ninguém podia ficar de fora. Isso nos leva a refletir sobre o individualismo atual. Até a fé das pessoas é individualizada. A salvação é pessoal, mas precisamos aprender a compartilhar nossa fé, viver em comunhão, interceder pelo outro e pregar o evangelho.
Hoje não existem mais sacrifícios de cordeiros, pois Jesus ofereceu sacrifício uma vez por todas (Hebreus 9.28). Também não existe mais a Arca da Aliança nem as Táboas da Lei. Contudo Deus faz conosco uma Aliança de Perdão, de Adoração e de Obediência.