sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Livros e documentos que você precisa ler sobre vocação



Falar de vocação nos remete a uma experiência de eleição. Quem é chamado por Deus a uma vocação específica é uma pessoa eleita para uma missão na Igreja. Eleição que é selada antes mesmo da concepção da pessoa. “Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações” (Cf. Jr 1,5), foi assim com o profeta Jeremias, é assim, também, com todos que são chamados por Deus.
A vocação é algo belo e requer do homem um bom discernimento da vontade de Deus para acolhê-la e vivê-la bem. Para que você conheça e bem discirna a voz de Deus para sua vida indicamos alguns livros sobre vocação que são verdadeiros auxílios. Confira.

Documento “Vita Consecrata” – São João Paulo II

O Documento Pós-Sinodal “Vita Consecrata” foi lançado na Solenidade da Anunciação do Senhor, em março de 1996, pelo Papa João Paulo II, com o objetivo de animar as diversas formas de vida consagrada na Igreja. Nele encontram-se as características da vida consagrada a partir dos exemplos da vida de Cristo – pobre, casto e obediente – e de como o Senhor deseja que seus eleitos vivam a consagração de vida.
É ainda um convite às diversas formas de vida a responderem o chamado de Deus a missão, especialmente, a juventude: “A vós, jovens, digo: se sentirdes o chamamento do Senhor, não o recuseis! Entrai, antes, corajosamente nas grandes correntes de santidade, que foram iniciadas por santas e santos insignes no seguimento de Cristo” (Doc. VC, 106).

Documento “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”

O Documento preparatório para o Sínodo dos Bispos que acontecerá de 3 a 28 de outubro deste ano, em Roma, com a temática dos jovens apresenta algumas sondagens realizadas em 2017, através da aplicação de questionários aos jovens do mundo inteiro, com questões que perpassam desde o âmbito social até o religioso.
Os jovens de hoje, segundo o Documento, vivem em condições diferentes em relação a geração de seus pais e seus educadores. “Em muitas partes do mundo os jovens experimentam condições particularmente árduas, em cujo âmbito se torna difícil criar o espaço para escolhas de vida autênticas, na ausência de margens até mínimas de exercício da liberdade” (Cf. Doc. Cap I, 2).
Em meio aos desafios das novas escolhas, os jovens do mundo inteiro continuam sendo chamados por Deus para abraçarem uma vocação. “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi e vos constituí para irdes e dardes fruto, e para que o vosso fruto permaneça. Foi assim que vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai, em meu nome, Ele vo-lo conceda. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros” (Jo 15, 16-17).
A resposta de cada jovem está descrita no Documento como um ato de Fé que “não é um refúgio para gente sem coragem, mas a dilatação da vida: faz descobrir uma grande chamada — a vocação ao amor — e assegura que este amor é fiável, que vale a pena entregar-se a ele, porque o seu fundamento se encontra na fidelidade de Deus, que é mais forte do que toda a nossa fragilidade” (Lumen Fidei 53).
Clique aqui e leia o Documento completo.

Lumen Gentium

A Lumen Gentium é um Documento fruto do Concílio Vaticano II, que fala sobre a Igreja, suas origens e sua constituição dogmática. Traz um conteúdo rico de detalhes da história do povo de Deus e da hierarquização da Igreja. Possui um capítulo dedicado exclusivamente aos leigos onde apresenta peculiaridades da vida laical, dentre elas a vocação do leigo na Igreja.
De acordo com o Documento, ao leigo compete “procurar o Reino de Deus tratando das realidades temporais e ordenando-as segundo Deus. Vivem no mundo, isto é, em toda e qualquer ocupação e atividade terrena, e nas condições ordinárias da vida familiar e social, com as quais é como que tecida a sua existência” (LG 31). É neste chamado de Deus que os fiéis leigos realizar a “santificação do mundo a partir de dentro, como o fermento” (LG 31), e assim viverem a missão de ser “Sal da Terra e Luz do mundo” (Mt 5, 13-14).
Vivendo sua missão, o leigo vivifica o mundo com o testemunho da ressurreição de Cristo e o alimenta com os frutos espirituais descritos pelo apóstolo Paulo em Gálatas 5, 22: caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade… (Cf. LG 38).
Você encontra a Lumen Gentium disponível aqui.

Quando Deus chama – A consagração: aposta e desafio para os jovens de hoje

O livro do sacerdote Amedeo Cencini é o relato de seu pronunciamento na abertura do Congresso Internacional dos Jovens Religiosos e Jovens Religiosas, realizado em Roma, em 1997. Trata-se de uma análise da vocação como um diálogo entre duas liberdades, a de Deus, que chama, e do consagrado, que acolhe o chamado.
A leitura deste livro levará o leitor a compreender que o chamado do jovem à vida consagrada traz muito mais felicidade do que as muitas festas frequentadas por eles em busca da felicidade.
Adquira este livro. Clique aqui.
Não deixe de conhecer estes livros e aprofundar o discernimento da sua vocação. Acesse os links disponíveis no texto e baixe o seu arquivo ou adquira nos canais de venda da melhores livrarias do Brasil.