segunda-feira, 15 de outubro de 2012


O céu – destino final dos justos - parte 20

O céu – destino final dos justos - parte 2


É um lugar físico? Onde fica?


Primeiramente, o céu não é uma “terra transformada pelos crentes”. Ele vem de Deus, que a construiu (Ap. 21.2; 21.10). Então, ele não é obra de homens.
Heb 11:10,16 – Porque [Abraão] esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. (...) Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.

Segundo, o céu é uma nova forma de existência, pois estaremos com nossos corpos ressurretos, glorificados, incorruptíveis: Filipenses 3.20-21 - Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.
A Nova Jerusalém vem de Deus, do céu, para a nova terra criada.
Quanto ao tamanho, a Bíblia diz que ela mede 12000 estádios de comprimento, de largura e a mesma medida de altura. É um formato de cubo. Um estádio equivale à mais ou menos 183,5 metros. 12000 estádios equivalem a mais ou menos 2.200 quilômetros, de comprimento, altura e largura.
Haverá espaço para todos, na verdade até sobrará lugar. Se formos calcular uma media de 1000 metros quadrados para cada pessoa (muito mais do que a média geral nas cidades de hoje), daria para colocar cerca de 3.311.953.920.000.000 pessoas!

Quem estará lá?

- Deus Pai e Jesus: E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. (Ap. 21.22)
- Justos de todos os lugares da Terra - E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do SENHOR no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. (Isaías 2.2); Miquéias 4:1-3Apocalipse 21.24Apocalipse 7.9 – “Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos

Como será o nosso corpo?

- Teremos conhecimento e discernimento perfeitos: “Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.” – 1 Co 13.13.
- Teremos um corpo incorruptível. Nunca morreremos:
1Co 15:51-54Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
- Teremos glória com o Rei: (Cl 3:4Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. (1Pe 5:4E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.
- Não haverá mais tristeza, nem pranto, nem dor (Ap 21.1);
- Não haverá maldição (Ap 22.3);
- Não vamos casar nem ser dados em casamento (Mt 22.30)

Por Valdo Hott.
Mt. 6:24 – “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom (ou as riquezas).”


O que é servir?

1. Realizar trabalho em favor de alguém;
2. Prestar culto/adoração/louvor/reconhecimento;
3. Obedecer (fazer a vontade) ao seu senhor;
4. Suprir necessidades de alguém;

a) Servir Ativamente: quando todos os itens acima estão presentes no seu ato servil.

b) Servir Passivamente: quando um ou mais dos itens acima estão faltando no ato servil.

A ESCOLHA É: servir a Deus ou servir à outra coisa. Você estará sempre servindo.

O serviço cristão deve ser ativo. É este tipo de atitude que Deus espera de nós e que nos aproxima Dele e realmente mostra o nosso amor e agradecimento. É este tipo que será recompensado no céu, e que continuaremos a fazer na Nova Jerusalém. Aqui, servimos como filhos.

O serviço passivo é um pouco mais difícil de compreender. Deus continuadamente transforma o mal que nós fazemos em um bem maior. Este bem nem sempre é evidente. Então, quando a pessoa age com egoísmo, ela estará fazendo mal a si mesmo, com certeza. O detalhe é que as pessoas não vivem isoladas. Cada ação que tomamos no nosso dia-a-dia pode influenciar várias outras pessoas, inclusive numa faixa de tempo bem ampla. Assim, uma má ação poderá ter reflexos em pessoas que, de fato, nem conheceram, muito tempo depois.

Na igreja recém-criada (Atos 2 em diante), houve uma grande perseguição aos cristãos, levando alguns deles á morte. Mas a maioria destes cristãos se espalhou por cidades, terras, países vizinhos. E, por onde passavam (como não podiam fixar residência – estavam fugindo), iam falando sobre o Jesus que ressuscitou! Estavam cumprindo o “IDE”, mesmo sem querer. O mal (a perseguição) foi transformado num bem (divulgação do evangelho pelo mundo). Os perseguidores, logicamente, não estavam fazendo a vontade de Deus, mas Deus os usou para um bem maior. Eles “serviram” a Deus, mas como uma ferramenta, um instrumento. Logo, não podem receber os “louros” do serviço.

A questão é que nós não escolhemos entre “servir” e “não servir”. Nossa escolha se encontra em “servir a Deus” ou “servir à outra pessoa (ou coisa)”. Sempre estaremos a serviço de alguém ou de algo, seja um ser espiritual, outra pessoa, coisas ou até mesmo uma ideologia/filosofia.

Quando novatos na fé se convertem, automaticamente eles vão querer servir a Deus de alguma forma, principalmente como forma de agradecimento. A dificuldade que surge é que eles não sabem exatamente o que é servir a Deus. Se perguntarmos pras pessoas na igreja o que é servir ao Senhor, muitos vão afirmar que é trabalhar na igreja, seja como diácono, professor de escola bíblica, obreiro, pastor, ou, o mais normal de acontecer, como integrantes do grupo de louvor.
Se servir é isto, então eu só sirvo a Deus nos momentos em que estou desempenhando meu cargo na igreja? E o restante do tempo? No meu trabalho secular, nos meus estudos da faculdade, no meu relacionamento familiar e com os amigos, e até no sexo, quem é meu Senhor, aquele a quem sirvo?

Nesse momento, alguns vão afirmar que basta seguir os preceitos morais ensinados na bíblia (como não mentir, não roubar) para estar servindo a Deus. Mas, ao mesmo tempo, dizem que o trabalho na igreja tem mais valor do que o secular. Será que para servir ao Senhor, de todo nosso coração, precisamos (todos) nos tornar pastores ou missionários?

É claro que não. Esta idéia advém de um entendimento parcial do nosso propósito aqui nesta vida. Logo no início de Gênesis, antes mesmo da queda do homem, você verá que a tarefa do homem era cultivar e cuidar da terra que Deus tinha dado. Não existe, nem mesmo no novo testamento, a idéia de que se deve largar nossos trabalhos seculares para nos dedicarmos exclusivamente à igreja. É evidente que, em alguns casos, isto pode e deve acontecer. Cada um tem um chamado. Agora, o indivíduo tem uma alta habilidade na medicina, ou é um cineasta talentoso, ou um artista. É um dom nato, dado por Deus. Deveria este indivíduo, na sua ânsia de servir a Deus, deixar de lado este talento e investir tempo numa coisa que ele não saiba fazer direito, como cantar, por exemplo?

Acho que é por isso que sentimos tanta falta de cristãos em inúmeros setores. Faltam políticos, educadores, cineastas, artistas, administradores, psicólogos, médicos, cientistas, fisioterapeutas, sociólogos, historiadores, marketeiros... gente que podia fazer a diferença no mundo, mostrando a multiforme sabedoria de Deus em suas vidas, e acabam se anulando e pensando erradamente que servir a Deus é praticamente morar dentro da igreja.

Não estou dizendo que devemos abrir mão do trabalho nas nossas congregações, nem mesmo que devemos atribuir menor valor ao trabalho eclesiástico. Meu objetivo é deixar claro que seu trabalho “secular” tem tanto valor quanto o seu trabalho “religioso”. Nos dois casos, você deve dar glórias e graças a Deus. Vamos cuidar para não nos tornarmos crentes “esquizofrênicos”, que agem de uma forma na igreja e de forma distinta fora dela. Jesus nos deu liberdade; vamos agir usufruindo dela! Deus nos deu dons, vamos usá-los para louvar a Deus e atingir outras pessoas com o amor dEle! Graças a Deus por tudo isso!

E então? Como você serve a Deus no seu dia-a-dia?


Por Valdo Hott.

Tipos de amor na Bíblia





Tipos de amor na Bíblia0

Vamos entender melhor o significado da palavra “amor” na Bíblia, e compará-la com seu uso habitual. Temos basicamente 4 palavras gregas para se traduzir como amor. São elas: Eros (físico, sexual), Storge (familiar), Philos (amizade) e Ágape (amor incondicional).

Obs.: Este conteúdo foi trabalhado com a turma de jovens da EBD na 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular, em Santo Ângelo - RS, no dia 29 /04/07.

1. EROS (físico, sexual):


Chamaremos eros de “amor bolo de morangos”. Eu quero o bolo. Eu o quero tanto, que se o conseguir irei consumí-lo sem ao menos pensar em como o bolo se sente. É exatamente assim que algumas pessoas tratam seus semelhantes.
Eros é um amor que toma.
Expressões que caracterizam o amor eros:
• Você me faz bem;
• Você é meu/minha;
• Você é lindo(a);
• Você me pertence;
• Teu corpo é perfeito;
• Eu amo você porque você me faz feliz.
• “O amor é cego”

Por exemplo, eros está representado no livro de Cantares (onde Salomão deleitava-se com a beleza de sua amada) e na tradução de Provérbios 7:18, onde uma prostituta faz o seguinte apelo: “Vem,embriaguemo-nos com as delícias do amor, até pela manhã”. Nesse versículo, “amor” é uma representação para eros.


Eros é o deus grego do amor, também conhecido como o deus do caos.


A primeira palavra grega é eros. Aparece com freqüência na literatura grega secular, mas não na Bíblia. Eros é o amor totalmente humano, carnal, voltado para o sexo. Daí a nossa palavra ERÓTICO. 
Esse tipo de amor pode até incluir algum sentimento verdadeiro, mas é, basicamente, atração física, desejo sexual e expectativa de satisfação pessoal. O eros apresenta-se como amor pelo outro mas é amor por si próprio.
Sua melhor declaração é “Eu amo você porque você me faz feliz”. Ou “Eu me sinto fortemente atraído por sua amabilidade (você me amará), por seu temperamento alegre (você me diverte), por sua beleza e sensualidade (você me dará prazer), por seu talento (eu me orgulho de você)!” Porém, quando uma ou mais destas características desaparecem, o amor morre. Esse tipo de amor só quer receber. O pouco que ele dá, é com o intuito de receber algo em troca. 
Infelizmente, muitos jovens escolhem o namorado ou a namorada, que poderá ser o companheiro ou companheira para toda a vida, com base apenas no eros. As relações físicas são antecipadas; a intensidade do eros prejudica o amor genuíno. Os namorados, mesmo não sabendo quase nada um do outro, pensam que esse tipo de amor os manterá juntos. Mas isto geralmente não acontece. Seu amor não é o verdadeiro amor. 
A ênfase exagerada no eros é alimentada por uma filosofia playboy. Esta filosofia estimula em extremo a sensualidade, tanto da mulher como do homem; a mulher desnuda-se e exibe-se pelo prazer da sedução e do sexo; o homem cobiça e apropria-se pelo prazer do machismo e do sexo; a mulher é mero objeto sexual, um brinquedo (perigoso) para o homem (criança) egoísta. Nessa filosofia, relação sexual é sinônimo de “fazer amor”. 
Casamentos construídos apenas sobre bases físicas e eróticas não duram muito... Antes do pleno envolvimento físico, os pretendentes precisam se conhecer nas áreas mais importantes da alma e do espírito. Para tanto, têm que namorar e noivar, por algum tempo, antes de se entregarem um ao outro, definitivamente, no casamento. O relacionamento sexual após o casamento será a coroação de um relacionamento:
• consolidado,
• comprometido e
• crescente.

Se você cometeu o erro de se casar (formal ou informalmente) na base do eros, apenas, aqui está uma boa notícia para você: O AMOR PODE CRESCER. Não crescerá automaticamente, mas na medida em que você o cultivar. Portanto, a única esperança para o seu casamento é ascensão aos níveis mais altos do amor.

2. PHILOS (amizade):


Chamaremos esse tipo de amor de “amor time de boliche”. Ele usa essa designação porque há uma troca mútua, um compartilhar. Em geral, baseia-se numa apreciação recíproca que pode ser destruída se um ou outro não for recíproco. Por exemplo: digamos que você é um bom jogador de boliche, eu sou um bom jogador de boliche e nós dois somos ótimos jogadores. Gostamos de estar no mesmo time de boliche. Mas você começa a beber demais e só lança bolas na canaleta. Resultado: você é tirado do time de boliche. Por mais caloroso que seja o amor philos, ele tem suas deficiências.

Relaciona-se com a alma, mais do que com o corpo. Lida com a personalidade humana – o intelecto, as emoções e a vontade. Envolve compartilhamento mútuo. Em português, a palavra mais próxima é amizade. A forma nominal é usada apenas uma vez no Novo Testamento (Tg 4.4), mas o verbo “amar”, no sentido de “gostar”, e o adjetivo “amável” são usados muitas vezes. Este é o grau de afeição que Pedro disse ter por Jesus quando este lhe perguntou, “Simão, filho de João, tu me amas?”. O pescador respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. No original grego, o sentido é: “Sim, Senhor, tu sabes que gosto de ti, que sou teu amigo” (Jo 21. 15,16). 

Grandes amigos são embriagados do amor do tipo philos

Neste nível, o amor é menos egoísta, mas ainda contempla o prazer, a realização e os interesses pessoais. Não deveria, mas... Normalmente, desenvolvemos amizades com pessoas cujas características nos agradam, cujos interesses intelectuais e gostos compartilhamos. Desejamos e esperamos que estes relacionamentos sejam agradáveis e nos beneficiem de algum modo. Damos, sim, amizade, atenção e ajuda, mas com alguma motivação egoísta. Mesmo assim, philos é um nível de amor mais elevado do que eros. Nesse nível, “nossa” felicidade é mais importante do que “minha” felicidade. 
Muitos casamentos comparativamente felizes são construídos nesse nível. É muito bom quando marido e mulher são amigos. Alguns maridos e esposas dizem que se amam, mas, no dia a dia, nem amigos eles são. Prova disto é que não têm sequer prazer e empolgação com a companhia, os interesses e assuntos um do outro. 
Um casamento não pode sobreviver a menos que cresça pelo menos até ao nível do philos. Se você é jovem e está pensando em se casar, você deve tomar tempo para verificar se gosta realmente da pessoa com quem você pretende se unir para o resto da vida. Seguramente, essa pessoa tem defeitos, características e hábitos que poderão irritá-lo ou mesmo exaspera-lo no dia a dia da vida conjugal. Você vê mais virtudes do que defeitos e gosta dessa pessoa o bastante para perdoá-la, ajudá-la e fazê-la feliz? 
Provavelmente você já ouviu esta frase romântica: “O amor é cego!” Cuidado! O único amor cego é o eros. Esse tipo de amor realmente fecha os olhos para as faltas, ri dos defeitos e racionaliza os problemas potenciais (a menos que a pessoa amada não seja interessante em seu aspecto físico). Philos, por outro lado, honestamente encara os defeitos e decide se eles podem ser superados pelas virtudes. 
Philos é o meio caminho do amor verdadeiro – dá um pouco para receber um pouco, numa proporção de 50% a 50%. Um casal pode viver razoavelmente bem com esse tipo de amor, enquanto cada um fizer a sua parte e as circunstâncias forem favoráveis. Porém, se um deles deixa de fazer a sua parte, ou se ocorrem circunstâncias adversas (crise financeira, enfermidade grave, tensões com parentes, problemas sexuais, problemas com os filhos etc), a amizade sofre. Philos não agüenta muita pressão. No fim, torna-se egoísta e exigente. Vêm os conflitos. A amizade vira inimizade. A única esperança para um casamento estável, bem-sucedido e feliz é o crescimento para o nível mais alto do amor.
Philos é um amor que troca.
Entenda a seguinte comparação:
Você têm um amigo, aqui chamado Manoel. Você, Manoel e outros amigos em comum sempre saem juntos. Vão a uma lancheria, por exemplo. Vocês sempre dividem a conta. Mas Manoel nunca participa desta divisão. Não “colabora” com nenhum real. Exemplo do amor 50% dado – 50% recebido. Você divide a conta porque isto te beneficia também. Porém, você se sente incomodado com o fato de Manoel nunca participar da divisão. Você começa a não convida-lo mais para sair. Afinal, ele não dá retorno algum pra ti. Resumindo... um “amor” um tanto quanto egoísta. O amor do tipo Philos não é um amor que doa; sempre espera algo em troca.
Expressões que caracterizam o amor philos:
• metade da laranja;
• ele/ela me completa;
• ele/ela pensa como eu;
• ele/ela me ajuda em casa;
• ele/ela me dá presentes;
• Gostamos da mesmas coisas;
• Fazemos muitas coisas juntos;

3. STORGE (familiar):


Chamaremos esse amor de “amor da tia Maria”. Amamos tia Maria e tentamos ajudá-la, não com base na atração física (eros) dela, mas porque ela é a nossa tia Maria. Ela pode ficar velha, surda e meio-cega, mas ainda é a nossa tia Maria.
Um excelente exemplo desse tipo de lealdade encontra-se em 2 Samuel 21:10 e 11, onde “Rispa montou guarda ao lado dos corpos de seus dois filhos e outros parentes, espantando dali aves de dia e animais do campo à noite”.

Relacionamentos familiares foram instituídos por Deus porque são bons
É o amor mais relacionado à família – Rm 12.10 – Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. O desaparecimento desse amor é mencionado em Rm 1.31 – insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia e 2 Tm 3.3 – sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons. 




O AMOR FAMILIAR – num certo sentido todos somos filhos de Adão, porém nem todos somos filhos de DEUS, somente os nascidos de novo, regenerados pelo poder da Palavra de DEUS, assim a família de DEUS só é formada por salvos em CRISTO.
A família moderna estrutura-se basicamente em torno do casamento, e nesse sentido, é uma família conjugal – sei que há a “família pós-moderna” e seus novos arranjos sociais, aos quais não vou tecer considerações nesse momento (pais separados, casais homoafetivos, adoção pelos avós e outros).
A relação familiar é algo extremamente COMPLEXA e DINÂMICA. Daí o amor se constituir em um desafio de escolha à cada dia: escolher amar o outro apesar das diferenças e do desgaste que muitas vezes a relação apresenta diante do fator tempo.
Você pode estar pensando que isso não é fácil, mas com a sua escolha adicionada à graça de Deus torna-se possível. Porque família é projeto de Deus em primeiro lugar; Ele é o maior interessado. Mas família também tem que ser projeto de homens e mulheres; ou seja, É PRECISO IMPLICAÇÃO DE CADA MEMBRO FAMILIAR.

4. ÁGAPE (amor incondicional):



Não existe amor maior do que entregar sua própria vida por alguém


Chamaremos portanto, o amor ágape de “amor chuva-sobre-justos-e-injustos”. Deus não isola pequenas áreas onde estão as pessoas boas e faz chover somente ali. Ele deixa a chuva cair sobre os maus também. A ilustração clássica desse tipo de amor encontra-se na história do bom samaritano (Lucas 10:29–37), que é contada para ilustrar o amor (agape) ao próximo (v. 27). Quando o samaritano olhou para o homem ferido e sangrando, não houve atração física (eros). O homem que havia sido açoitado não era um ente ou conhecido querido; os judeus e os samaritanos se odiavam(não tinham amor storge). O homem deixado à beira da estrada não era um amigo; ele não tinha nada para oferecer; não havia possibilidade de ação recíproca (philos). Qual seria a única motivação possível para o viajante ajudá-lo? Ele era um semelhante, um ser humano e o bom samaritano disse, em outras palavras: “Por isso eu vou ajudá-lo”. Isto é amor agape.






Esse tipo de amor não é alimentado pelo mérito ou valor da pessoa amada, mas por Deus. Ágape ama até mesmo quando a pessoa amada não é amável, não tem muito valor, não corresponde. Esse amor não é egoísta, não busca a própria felicidade, mas a do outro, a qualquer preço. Não dá 50% para receber 50%; dá 100% e não espera nada em troca. 
Há quem diga: “Mas isto não é possível, não é humano!” Tem razão. Ninguém pode amar desse jeito... a menos que Deus lhe dê esse tipo de amor. Ágape é amor divino! Jesus e os apóstolos usaram este substantivo (e o verbo correspondente) quando se referiram ao amor de Deus. Veja estas passagens: Jo 3.13; Rm 5.8; I Jo 4.8-10. O Novo Testamento nos ensina também que quando nós nos arrependemos dos nossos pecados e cremos em Cristo, recebendo-o como nosso Salvador e Senhor, Deus derrama seu amor em nosso coração (Rm 5.5). A partir daí, espera-se que o amor de Deus se manifeste através de nós, nos nossos relacionamentos, principalmente com o cônjuge. Veja Ef 5.25 e Tt 2.3-4.
Isto não é fácil... Todos queremos ser amados... Fazemos de tudo para conseguir um pouco de amor... E o que acontece? Nossos esforços neste sentido acabam dificultando ainda mais as coisas; talvez até afastem de nós a pessoa cujo amor tanto almejamos. A duras provas, descobrimos que é preciso amar primeiro... com amor ágape! 
Em I Jo 4, há várias referências ao amor de Deus por nós e recomendações para nos amarmos também uns aos outros. Nesse contexto, o apóstolo explica porque ou como isto é possível: “Nós amamos porque Deus nos amou primeiro” ( I Jo 4.19). O amor de Deus por nós ensina-nos a amar ou gera amor em nosso coração. 
Deus nos ama como somos, a despeito da nossa pecaminosidade, das nossas atitudes e atos egoístas. Refletindo sobre isto, observando e agradecendo as manifestações diárias do seu amor, aprenderemos a amar de verdade. Além disso, o Espírito Santo faz alguma coisa sobrenatural em nosso coração... “O fruto do Espírito é amor...” (Gl 5.22). Só assim, seremos capazes de amar, no sentido mais elevado e nobre do termo. 
Note que esse amor não é um esforço que fazemos porque é a única maneira de conseguirmos que uma certa pessoa nos ame. 
Esse amor, o amor de verdade: 
• É ordenado por Deus... para nos induzir.
• É exemplificado por Deus... para nos ensinar.
• É produzido por Deus... para nos capacitar.

O marido ou esposa que ama assim não tenta mudar o cônjuge, não cobra dele o amor desejado. Simplesmente ama, sem cobrar nada em troca. Entretanto, assim como “nós amamos porque Deus nos amou primeiro”, o cônjuge amado, mais cedo ou mais tarde, responderá com amor. O princípio é simples: amor gera amor! Outras passagens ensinam esta mesma verdade. Lc 6.38; Gl 6.7.
Ágape é o amor que dá, de graça; dá 100% e não espera nada em troca.
Frases típicas:
• Eu te amo (sem um porquê).
• Você precisa ficar internado algum tempo, porque eu te amo (numa clínica de drogas, ou até mesmo preso) – chamados por uns de “amor firme”;
• Eu te amo e por isso você precisa de correção (lembra de Hb 12:6?);
• “Vai doer mais em mim do que em você” – sem o sentido pejorativo.

Conclusão


Não amamos porque somos naturalmente bons, mas porque nascemos da graça. Não cumpriremos a lei para fazer-nos “justos”, mas porque ele nos justificou com sua justiça. Não brilharemos porque temos luz própria, mas porque refletimos o sol da justiça. 
Ora, o mandamento é este: 
1 – que creiamos em o nome de seu Filho Jesus Cristo
2 – e que amemo-nos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou.

E aquele que guarda os Seus mandamentos, permanece nele e Ele naquele. 
O AMOR CRISTÃO precisa ser demonstrado no dia-a-dia por todos os crentes, para que possamos alcançar os perdidos para Deus. Sem amor, não se evangeliza, não se discípula.
O amor leva-nos a realizar a obra missionária e a evangelizar. Através dele, podemos louvar e adorar a Deus em “espírito e em verdade”.


Por Valdo Hott.
Baseado em Lições Bíblicas.

As misericórdias do Senhor duram para sempre


As misericórdias do Senhor duram para sempre0



Uma das coisas que qualquer crente sabe (ou deveria saber) é que Deus não muda seu caráter, e é exatamente esta característica que permite que possamos depositar nossa total confiança nEle. Tantas vezes nós já confiamos em pessoas e nos decepcionamos por que elas agiram de outra forma. Mas com o nosso Pai não é assim. O que Ele foi ontem, o é hoje e o será amanhã.

Embora haja esta consciência na teoria, na prática às vezes esta ideia se mostra diferente. Parece-me bastante claro que a falta de conhecimento bíblico deixe as pessoas à mercê de qualquer vento de doutrina, ou de entendimento completamente avesso ao que diz a Palavra. Mas é incrível que alguém diga que Deus é imutável e, de repente, afirme que Deus mudou, do Antigo para o Novo Testamento, ainda mais se falarmos da misericórdia dEle.

O objetivo deste texto é esclarecer que Deus sempre foi misericordioso, mesmo com os ímpios, e que as pessoas que viveram antes da vinda de Cristo conheciam bem este aspecto do seu caráter que é, reafirmo, imutável.

No nosso Deus é um Deus que não pode mentir. Ele mesmo declara sua misericórdia ao seu povo, em diversas passagens:

E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos (Êx 20:6).

Porque aquela é a sua cobertura, e o vestido da sua pele; em que se deitaria? Será pois que, quando clamar a mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso (Êx 22:27).

Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer (Êx 33:19).

E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos (Dt 5:10).

E os filhos dos estrangeiros edificarão os teus muros, e os seus reis te servirão; porque no meu furor te feri, mas na minha benignidade tive misericórdia de ti (Is 60:10).

Vai, pois, e apregoa estas palavras para o lado norte, e dize: Volta, ó rebelde Israel, diz o SENHOR, e não farei cair a minha ira sobre ti; porque misericordioso sou, diz o SENHOR, e não conservarei para sempre a minha ira (Jr 3:11).

E vos concederei misericórdia, para que ele tenha misericórdia de vós, e vos faça voltar à vossa terra (Jr 42:12).

Portanto, assim diz o SENHOR: Voltei-me para Jerusalém com misericórdia; nela será edificada a minha casa, diz o SENHOR dos Exércitos, e o cordel será estendido sobre Jerusalém (Zc 1:16).

Misericórdia de Deus em ação:

•    Não destruiu Adão e Eva, quando pecaram no Éden; antes já deu a primeira promessa a respeito da vinda do Messias (Gn 3.15).

•    Poupou a vida de Caim quando este matou seu irmão, até mesmo colocou um sinal nele para que ninguém o ferisse (Gn.4).

•    Não destruiu toda a civilização na época de Noé, poupando sua família da destruição (Gn 6 e 7).

•    Não destruiu o povo quando este quis exaltar-se a si mesmo, construindo uma torre como símbolo desta arrogância e prepotência (Torre de Babel, Gn 11).

•    Não destruiu a todos das cidades de Sodoma e Gomorra, poupando Ló e sua família (Gn 18 e 19).

•    Na destruição de Sodoma e Gomorra, quando teve paciência com Ló e sua família, que se demoravam em sair da cidade: 
Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade (...) Eis que agora o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e engrandeceste a tua misericórdia que a mim me fizeste, para guardar a minha alma em vida; mas eu não posso escapar no monte, para que porventura não me apanhe este mal, e eu morra (Gên 19:16;19:19).

•    Na saída do povo hebreu do Egito, Deus foi misericordioso com Faraó e o povo egípcio, dando muitas oportunidades para que eles deixassem o povo de Deus sair em paz, sem maiores complicações. É claro que o Faraó não fez uso da misericórdia do Senhor e sofreu duras punições (Ex 7-13).

•    Foi misericordioso com o povo no deserto, fornecendo-lhe água e alimento do céu durante a peregrinação (Ex. 16). 

•    Deus foi misericordioso mesmo com o povo cananita, pois teve tempo desde a ida de Abraão para o Egito até a volta do povo hebreu de lá (Gn. 15.13-16 - compare com Dt. 7:1-2; 20:16-18).

•    Quando Elias fraquejou e fugiu de Jezabel, Deus se compadeceu de dele, dando-lhe tempo pra descansar e se alimentar, e um amigo confiável: Eliseu (1Rs 19).

•    O profeta Jonas ficou bastante desgostoso com o fato de Deus ter poupado Nínive da destruição, já que eles se arrependeram (Jn 4). Inclusive Jonas se negou em ouvir o chamado do Senhor por que sabia que Deus era misericordioso e não queria que seu "trabalho" fosse em vão (Jn 4.2-3).

•    Deus foi misericordioso com Davi, no seu caso de adultério, numa época que isto era punido com morte por apedrejamento (2 Sm 12).

•    O povo hebreu foi muitas vezes poupado de um castigo pior, graças à misericórdia de Deus:
E depois de tudo o que nos tem sucedido por causa das nossas más obras, e da nossa grande culpa, ainda assim tu, ó nosso Deus, nos tens castigado menos do que merecem as nossas iniqüidades, e ainda nos deixaste este remanescente (Ed 9:13).

Mas, tendo alcançado repouso, tornavam a fazer o mal diante de ti,; portanto tu os deixavas nas mãos dos seus inimigos, de modo que estes dominassem sobre eles; todavia quando eles voltavam e clamavam a ti, tu os ouvias do céu, e segundo a tua misericórdia os livraste muitas vezes; e testemunhaste contra eles, para os fazerdes voltar para a tua lei; contudo eles se houveram soberbamente, e não deram ouvidos aos teus mandamentos, mas pecaram contra os teus juízos, pelos quais viverá o homem que os cumprir; viraram o ombro, endureceram a cerviz e não quiseram ouvir. Não obstante, por muitos anos os aturaste, e testemunhaste contra eles pelo teu Espírito, por intermédio dos teus profetas; todavia eles não quiseram dar ouvidos; pelo que os entregaste nas mãos dos povos de outras terras. Contudo pela tua grande misericórdia não os destruíste de todo, nem os abandonaste, porque és um Deus clemente e misericordioso (Ne 9:28-32).

Ele, porém, que é misericordioso, perdoou a sua iniqüidade; e não os destruiu, antes muitas vezes desviou deles o seu furor, e não despertou toda a sua ira (Sl 78:38).

•    O povo de Israel não foi destruído pela Assíria; antes foi poupado, depois de um período de opressão; Deus os livrou:

Porém o SENHOR teve misericórdia deles, e se compadeceu deles, e tornou-se para eles por amor da sua aliança com Abraão, Isaque e Jacó, e não os quis destruir, e não os lançou ainda da sua presença (2Rs 13:23).
•    Promessa de misericórdia mostrada para os gentios:

E semea-la-ei para mim na terra, e compadecer-me-ei dela que não obteve misericórdia; e eu direi àquele que não era meu povo: Tu és meu povo; e ele dirá: Tu és meu Deus (Os. 2:23).

No Antigo Testamento, as pessoas sabiam deste atributo de Deus:


Passando, pois, o SENHOR perante ele, clamou: O SENHOR, o SENHOR Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade. (Êx. 34:6).

O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti (Núm 6:25).

O SENHOR é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração (Núm 14:18).

Porquanto o SENHOR teu Deus é Deus misericordioso, e não te desamparará, nem te destruirá, nem se esquecerá da aliança que jurou a teus pais (Dt 4:31).

Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos (Dt 7:9).

Jubilai, ó nações, o seu povo, porque ele vingará o sangue dos seus servos, e sobre os seus adversários retribuirá a vingança, e terá misericórdia da sua terra e do seu povo (Dt 32:43).

A ti também, Senhor, pertence a misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra (Sl 62:12).

Misericordioso e piedoso é o SENHOR; longânimo e grande em benignidade (Sl 103:8).

Fez com que as suas maravilhas fossem lembradas; piedoso e misericordioso é o SENHOR (Sl 111:4).

Piedoso é o SENHOR e justo; o nosso Deus tem misericórdia (Sl 116:5)

Espere Israel no SENHOR, porque no SENHOR há misericórdia, e nele há abundante redenção (Sl 130:7).

Piedoso e benigno é o SENHOR, sofredor e de grande misericórdia (Sl 145:8).

E orei ao SENHOR meu Deus, e confessei, e disse: Ah! Senhor! Deus grande e tremendo, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos (Dn 9:4).

Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão; pois nos rebelamos contra ele (Dn 9:9).

Todo o povo hebreu sabia que Deus era misericordioso com quem clamasse a Ele; as passagens abaixo corroboram com esta afirmação:

Perdoa, pois, a iniqüidade deste povo, segundo a grandeza da tua misericórdia; e como também perdoaste a este povo desde a terra do Egito até aqui (Núm 14:19).

Será, pois, que, se ouvindo estes juízos, os guardardes e cumprirdes, o SENHOR teu Deus te guardará a aliança e a misericórdia que jurou a teus pais (Dt 7:12).

Também não se pegará à tua mão nada do anátema, para que o SENHOR se aparte do ardor da sua ira, e te faça misericórdia, e tenha piedade de ti, e te multiplique, como jurou a teus pais (Dt 13:17).

E perdoa ao teu povo que houver pecado contra ti, todas as transgressões que houverem cometido contra ti; e dá-lhes misericórdia perante aqueles que os têm cativos, para que deles tenham compaixão (1Rs 8:50).

Porque, em vos convertendo ao SENHOR, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia perante os que os levaram cativos, e tornarão a esta terra; porque o SENHOR vosso Deus é misericordioso e compassivo, e não desviará de vós o seu rosto, se vos converterdes a ele (2Cr 30:9).

Por isso os entregaste na mão dos seus adversários, que os angustiaram; mas no tempo de sua angústia, clamando a ti, desde os céus tu ouviste; e segundo a tua grande misericórdia lhes deste libertadores que os libertaram da mão de seus adversários (Ne 9:27).

Porém, em tendo repouso, tornavam a fazer o mal diante de ti; e tu os deixavas na mão dos seus inimigos, para que dominassem sobre eles; e convertendo-se eles, e clamando a ti, tu os ouviste desde os céus, e segundo a tua misericórdia os livraste muitas vezes (Ne 9:28).

Mas pela tua grande misericórdia os não destruíste nem desamparaste, porque és um Deus clemente e misericordioso (Ne 9:31).

Porque o rei confia no SENHOR, e pela misericórdia do Altíssimo nunca vacilará (Sl 21:7).

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias (Sl 23:6).

Todas as veredas do SENHOR são misericórdia e verdade para aqueles que guardam a sua aliança e os seus testemunhos (Sl 25:10).

Bendito seja o SENHOR, pois fez maravilhosa a sua misericórdia para comigo em cidade segura (Sl 31:21).

O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no SENHOR a misericórdia o cercará (Sl 32:10).

Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia (Sl 33:18).

Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem (Sl 103:11).

Mas a misericórdia do SENHOR é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos (Sl 103:17).

O SENHOR se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia (Sl 147:11).

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia (Pv 28:13).

Por isso, o SENHOR esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós, porque o SENHOR é um Deus de eqüidade; bem-aventurados todos os que nele esperam (Is 30:18).

E orou ao SENHOR, e disse: Ah! SENHOR! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal (Jn 4:2).

Portanto, assim diz o SENHOR: Voltei-me para Jerusalém com misericórdia; nela será edificada a minha casa, diz o SENHOR dos Exércitos, e o cordel será estendido sobre Jerusalém (Zc 1:16).

A Bíblia também  mostra, no AT, várias pessoas suplicando pela misericórdia de Deus:

Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração (Sl 4:1).

Tem misericórdia de mim, SENHOR, porque sou fraco; sara-me, SENHOR, porque os meus ossos estão perturbados (Sl 6:2).

Tem misericórdia de mim, SENHOR, olha para a minha aflição, causada por aqueles que me odeiam; tu que me levantas das portas da morte (Sl 9:13).

Não te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, SENHOR (Sl 25:7).

Tem misericórdia de mim, ó SENHOR, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre (Sl 31:9).

Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias (Sl 51:1).

Tem misericórdia de mim, ó Deus, porque o homem procura devorar-me; pelejando todo dia, me oprime (Sl 56:1).

Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades (Sl 57:1).

Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem desviou de mim a sua misericórdia (Sl 66:20).

Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós (Sl 67:1).

Eu, porém, faço a minha oração a ti, SENHOR, num tempo aceitável; ó Deus, ouve-me segundo a grandeza da tua misericórdia, segundo a verdade da tua salvação (Sl 69:13).

Ouve-me, SENHOR, pois boa é a tua misericórdia. Olha para mim segundo a tua muitíssima piedade (Sl 69:16).

Mostra-nos, SENHOR, a tua misericórdia, e concede-nos a tua salvação (Sl 85:7).

Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois a ti clamo todo o dia (Sl 86:3).

Volta-te para mim, e tem misericórdia de mim; dá a tua fortaleza ao teu servo, e salva ao filho da tua serva (Sl 86:16).

Mas tu, ó DEUS o Senhor, trata comigo por amor do teu nome, porque a tua misericórdia é boa, livra-me (Sl 109:21).

Ajuda-me, ó SENHOR meu Deus, salva-me segundo a tua misericórdia (Sl 109:26).

SENHOR, tem misericórdia de nós, por ti temos esperado; sê tu o nosso braço cada manhã, como também a nossa salvação no tempo da tribulação (Is 33:2).

Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia (Hb 3:2).

A grandeza da misericórdia de Deus era exaltada:

Seja a tua misericórdia, SENHOR, sobre nós, como em ti esperamos (Sl 33:22).

A tua misericórdia, SENHOR, está nos céus, e a tua fidelidade chega até as mais excelsas nuvens (Sl 36:5).

Contudo o SENHOR mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida (Sl 42:8).

Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente (Sl 52:8).

Ele enviará desde os céus, e me salvará do desprezo daquele que procurava devorar-me.  Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade (Sl 57:3).

Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a tua verdade até às nuvens (Sl 57:10).

Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; porquanto tu foste o meu alto refúgio, e proteção no dia da minha angústia (Sl 59:16).

A ti, ó fortaleza minha, cantarei salmos; porque Deus é a minha defesa e o Deus da minha misericórdia (Sl 59:17).

A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram (Sl 85:10).

Pois grande é a tua misericórdia para comigo; e livraste a minha alma do inferno mais profundo (Sl 86:13).

Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto (Sl 89:14).

Porque o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração (Sl 100:5).

Cantarei a misericórdia e o juízo; a ti, SENHOR, cantarei (Sl 101:1).

Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre (Sl 106:1).

Pedidos para que Deus não usasse de sua grandiosa benignidade para com os ímpios:

Tu, pois, ó SENHOR, Deus dos Exércitos, Deus de Israel, desperta para visitares todos os gentios; não tenhas misericórdia de nenhum dos pérfidos que praticam a iniqüidade (Sl 59:5).

O Deus da minha misericórdia virá ao meu encontro; Deus me fará ver o meu desejo sobre os meus inimigos (Sl 59:10).

E por tua misericórdia desarraiga os meus inimigos, e destrói a todos os que angustiam a minha alma; pois sou teu servo (Sl 143:12).

Embora a misericórdia de Deus seja muito grande, ás vezes Ele deixa de usar de misericórdia, pois a impiedade do povo era muito grande. O objetivo, é claro, era fazer com que o povo se voltasse novamente a Ele:

Porque assim diz o SENHOR: Não entres na casa do luto, nem vás a lamentar, nem te compadeças deles; porque deste povo, diz o SENHOR, retirei a minha paz, benignidade e misericórdia (Jr 16:5).

Portanto lançar-vos-ei fora desta terra, para uma terra que não conhecestes, nem vós nem vossos pais; e ali servireis a deuses alheios de dia e de noite, porque não usarei de misericórdia convosco (Jr 16:13).

E depois disto, diz o SENHOR, entregarei Zedequias, rei de Judá, e seus servos, e o povo, e os que desta cidade restarem da pestilência, e da espada, e da fome, na mão de Nabucodonosor, rei de Babilônia, e na mão de seus inimigos, e na mão dos que buscam a sua vida; e feri-los-á ao fio da espada; não os poupará, nem se compadecerá, nem terá misericórdia (Jr 21:7).

Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia (Jn 2:8).

Como Deus é misericordioso, Ele exige isto de nós também:

Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos (Os 6:6).

E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal (Jl 2:13).

Assim falou o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Executai juízo verdadeiro, mostrai piedade e misericórdia cada um para com seu irmão (Zc 7:9).

Embora este estudo tenha sido resumido quanto à ação misericordiosa de Deus no Antigo Testamento, creio que ficou claro o fato de que nosso Deus é um Deus compassivo, e que o foi no passado, antes da vinda de Cristo, e que continuou sendo benevolente, inclusive com os ímpios, depois de Jesus.

As misericórdias do Senhor duram para sempre, mas para os que amam a Deus.