domingo, 10 de junho de 2012

A história da Igreja Bola de Neve



A história da Igreja Bola de Neve em São Paulo confunde-se um pouco com a própria história do Apóstolo Rina. Depois de uma hepatite, dores muito fortes e uma experiência pessoal com Deus, nascia uma reunião descompromissada, mas que precisava de um nome. Não demorou para aparecer um que expressasse a realização do sonho, uma Bola de Neve, que começando pequenininha, vira uma avalanche. Isso foi em Dezembro de 1993. A Bola de Neve, na direção de Deus, ia rolando e cumprindo seu papel.
Em setembro de 1994, recebemos uma cobertura espiritual e no início de 1999 algumas mudanças aconteceram. Assim, debaixo da benção espiritual e envio de nossos líderes na época, nascia a Igreja Evangélica Bola de Neve, ou, Bola de Neve Church, para os íntimos. Naqueles dias, com um pequeno, mas fiel grupo, iniciamos uma campanha de vigílias no monte, buscando consagração e direção de Deus. E ela veio: quando não tínhamos nem onde nos reunir, Deus levantou um empresário do mercado surfwear, o grande amigo e irmão Jackson, para nos abençoar.
Proprietário da HD, Hawaiian Dreams e, na época, licenciado da Rip Curl no Brasil, ele montou na empresa um auditório para workshops de relógios e roupas de borracha, com capacidade para 130 pessoas. Onde? Rua 21 de Abril no Bairro do Brás, em São Paulo/SP. Este foi o nosso primeiro endereço as quintas e domingos. A época de HD marcou positivamente a história da Igreja e falar desse tempo é trazer a memória boas lembranças.
"... e agora, o culto vai começar, o salão está lotando, onde eu apoio a minha Bíblia?". Uma empresa de surf também vende pranchas e uma delas, um longboard, que acabou virando púpito por falta de lugar para colocar a Bíblia, ajudando a compor a identidade da Igreja. Foram dias de muita alegria e cultos maravilhosos durante os dez meses que ali ficamos.
No dia 6 de Janeiro de 2000, tivemos o primeiro culto na sede da Lapa, Rua Marco Aurélio, 496. Antes, passamos por uma reforma, que criou em muita gente o amor pela obra.
Esse primeiro espaço não comportava mais os membros da Igreja, quando houve uma mudança de templo. Durante 7 anos estivemos localizados na Rua Turiassu, 734, em Perdizes. Um local lindo, com uma estrutura maravilhosa de som e áudio. Contudo, continuamos buscando o excelente de Deus. Os cultos estavam tão lotados que, na maioria das vezes, duvidávamos que o ar condicionado estivesse ligado.
De lá para cá, a Igreja vem crescendo, amadurecendo e fazendo história. Foi então que em 17 de Abril de 2010, a Sede mudou novamente para o bairro da Lapa. Situada na Rua Clélia, 1517, a Bola de Neve, agora tem capacidade para mais de 2.640 pessoas sentadas. A antiga casa de shows Olympia, agora deu lugar a nova Sede da Bola de Neve, com reuniões toda quinta-feira às 20h, domingo às 10h, 16h e 19h e ainda o culto mensal do Ministério de Mulheres, que acontece sempre na última sexta-feira de cada mês às 20h.
Hoje, temos trabalhado muito, em cima da missão e visão que Deus tem nos dado e na manutenção dos ministérios e frentes de trabalho que complementam os propósitos e justificam nossa existência.
Ap. Rina

PRONUNCIAMENTO DO COLÉGIO EPISCOPAL - QUESTÃO DO ABORTO -


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Sede Nacional da Igreja Metodista
Avenida Piassanguaba nº 3031 – Planalto Paulista - CEP 04060-004 - São Paulo – SP – BRASIL
web: www.metodista.org.br / e-mail: sede.nacional@metodista.org.br; episcopal@metodista.org.br
Tel 55 (11) 6813-8600 / Fax 1º 55 (11) 6813-8635 / Fax 2º 55 (11) 6813-8632
PRONUNCIAMENTO DO COLÉGIO EPISCOPAL
- QUESTÃO DO ABORTO -
       O Colégio Episcopal da Igreja Metodista dirige-se à família metodista no solo brasileiro para
passar o seu posicionamento sobre o Projeto de Lei número 1.135/91, relativamente à interrupção
da gravidez (aborto) que tramita no Congresso Nacional.
        Reafirmamos no contexto da doutrina social da Igreja:
     
a) A vida é dom de Deus (Gênesis  1 e 2; Salmo  8); cremos no Deus Criador!
b) A comunidade familiar expressa exigências fundamentais da criação divina.
c) A família está sujeita a insegurança econômica e a tensões e desajustamentos que
acompanham as mudanças sócio-culturais.
d) O Planejamento familiar é um fator essencial, dele resulta a paternidade/maternidade consciente, o ajustamento entre cônjuges, a educação dos filhos, a
administração do lar.  
e) A Igreja Metodista aceita e recomenda o uso dos recursos da medicina moderna para o
controle da natalidade, quando não contraria a ética cristã.
f) O sexo, na ética cristã, é considerado dádiva de Deus à vida por ele mesmo criada.
g) A educação sexual é uma responsabilidade  da Família, da Igreja, e das Instituições
Educacionais.
h) A prática sexual deve ser realizado com responsabilidade e no contexto do casamento,
onde estão presentes o amor e o compromisso.
i) Cremos na graça de Deus e, nessa direção, promulgamos uma ética comprometida com
a defesa da vida.
       Relativamente à questão do aborto, considerando os postulados relatados, a Igreja Metodista:
• Reafirma-se contrária à prática do aborto, bem como, se posiciona que a vida
é um dom de Deus e ela precisa ser preservada e dignificada desde a sua concepção até
à morte, nos termos de seu pronunciamento em outubro de 1986, por ocasião do
Congresso Nacional de Mulheres em Mariapolis, São Paulo. Por isso, considera de
extrema importância proporcionar à mulher uma educação sexual, renda familiar justa,
acesso ao controle de natalidade (não abortivo) e suporte digno ao ato maravilhoso de
“dar à luz”.
• Pressupõe o aborto em caso extremo, quando estiver em jogo a vida da mãe,
pois, esta deve ter condições para ter mais filhos ou filhas e deve, também, ter chance
de cuidar de filhos ou filhas já existentes e que dela dependem para sua sobrevivência.
• Igualmente, admite-se a possibilidade do aborto nos casos de estupro, caso a
mulher assim o deseje, considerando-se que à mesma não foi dada a chance de optar ou
não pelo ato sexual, o que contraria o espírito do Evangelho anunciado por nosso Senhor
Jesus Cristo.
• Admite-se a interrupção da gestação em casos em que a medicina comprova a
inviabilidade da sobrevivência do feto, como é o caso da anencefalia (feto sem massa
encefálica, que só permanece vivo enquanto nutrido pelo corpo materno).
A Igreja Metodista assume uma educação para a vida. A defesa da vida inclui uma totalidade
de situações que precisam ser analisadas à luz do evangelho nos termos da mensagem de Jesus: “Eu
vim para quem tenham vida e a tenham em abundância” (João 10.10).  
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Sede Nacional da Igreja Metodista
Avenida Piassanguaba nº 3031 – Planalto Paulista - CEP 04060-004 - São Paulo – SP – BRASIL
web: www.metodista.org.br / e-mail: sede.nacional@metodista.org.br; episcopal@metodista.org.br
Tel 55 (11) 6813-8600 / Fax 1º 55 (11) 6813-8635 / Fax 2º 55 (11) 6813-8632
O Colégio Episcopal considera que o tema “descriminação do aborto”, que está sendo
tramitado no Congresso Nacional, é da mais alta relevância e precisa ser trabalhado tanto nos
aspectos científicos, éticos, morais, sociais e do ponto de vista da saúde pública e sempre na
perspectiva da ética do Evangelho de Jesus Cristo.
Que a graça do Senhor Jesus Cristo nos ajude a caminhar buscando vivenciar o projeto de
Jesus Cristo para a vida do nosso povo.
São Paulo, 05 de junho de 2007.
 
BISPO JOÃO CARLOS LOPES – PRESIDENTE DO COLÉGIO EPISCOPAL
BISPO LUIZ VERGILIO BATISTA DA ROSA – VICE-PRESIDENTE DO COLÉGIO EPISCOPAL
BISPO ADONIAS PEREIRA DO LAGO – SECRETÁRIO DO COLÉGIO EPISCOPAL
BISPO ADOLFO EVARISTO DE SOUZA
BISPO ADRIEL DE SOUZA MAIA
BISPO GEOVAL JACINTO DA SILVA
BISPO JOÃO ALVES DE OLIVEIRA Fº
BISPO JOSUÉ ADAM LAZIER
BISPA MARISA FREITAS COUTINHO
BISPO NELSON LUIZ CAMPOS LEITE
BISPO PAULO TARSO DE OLIVEIRA LOCKMANN
BISPO RICHARD DOS SANTOS CANFIELD
BISPO ROBERTO ALVES DE SOUZA
BISPO ROZALINO DOMINGOS
BISPO STANLEY DA SILVA MORAES

COMPREENDENDO A HIERARQUIA ANGLICANA


De Cantuária ao Brasil Carreira religiosa tem vários estágios e funções
Rev.Pe. Rodson Ricardo S.Nascimento
Primaz A Igreja Anglicana não possui Papa, ou “sumo pontífice” que é a autoridade máxima da Igreja Católica. Mas manteve a antiga Tradição do “primado”, ou seja, da existência de um centro de unidade visível e orientação da fé. Nesse caso, tratar-se do “Arcebispo de Cantária”, o primus inter pares, ou seja, o “primeiro entre os iguais” entre todos os arcebispos e bispos anglicanos. Significa “o primeiro dos bispos”. É o bispo que comanda uma “arquidiocese”, ou seja, um grupo de dioceses, que por sua vez são formadas por várias paróquias. É também o nome ao Bispo que desempenha a “primazia” em uma província. No Brasil o Arcebispo é chamado de “Bispo Primaz” BispoSignifica “supervisor” e é a partir desse nível hierárquico que o religioso recebe o título de “Dom” para ser usado antes de seu nome. O bispo também é o responsável pelo comando de uma das dioceses que formam uma arquidiocese. O bispo pode ser Diocesano, que é o bispo com jurisdição numa diocese – área eclesiástica; Coadjutor que é aquele que auxilia na administração da diocese; Sufragâneo, que também é auxilia o diocesano na administração, mas sem direito direto à sucessão e o Aposentado ou Emérito. Reverendo, Padre ou sacerdote.Reverendo significa “que merece reverencia”, “honra”. É um pronome de tratamento eclesiástico neutro, podendo ser aplicado a Pastores, Padres ou líderes religiosos diversos. Padre significa “pai” e é usado geralmente para Presbíteros e algumas vezes para diáconos. Sacerdote (prieste em inglês) significa “aquele que é sagrado” é outro pronome usado pelos anglicanos, especialmente os mais católicos. Cônego Significa “que segue uma regra” é um título dado a um presbítero que vive sob uma regra que o obriga a realizar as funções litúrgicas mais solenes na igreja catedral ou colegiada. O conjunto dos cônegos forma o “Cabido” de uma catedral ou escola, ou seja, o colegiado reunido sob uma mesma cabeça, um chefe ou superior. Deão Significa “que toca o órgão”. É o cônego dignitário ou responsável máximo de um órgão colegial da Igreja, ou cabido (conjunto de cónegos) de uma catedral ou universidade. Arcipreste e Arcediago Significa “o primeiro dos presbíteros” é o decano entre os padres de um “arciprestado” ou região eclesiástica de uma diocese, responsável pela correta execução dos deveres eclesiásticos e pelo estilo de vida daqueles que estão sob sua autoridade. Arcediago Significa “o primeiro dos diáconos”. Um arcediago ou Arquidiácono tem as mesmas funções de um arcipreste, isto é, atua como um vigário-geral encarregado, pelo bispo, da administração de uma parte da diocese, o arcediagado. Diácono Significa “servo”, “ajudante” é um religioso que está no último dos cinco anos de estudos (em média) que levam à carreira clerical. O diácono já pode realizar algumas celebrações religiosas, como batismos e casamentos etc. Seminarista É o estudante que frequenta o seminário, a instituição educacional onde se formam os futuros padres. Mas, antes mesmo de ser ordenado diácono ou padre, um seminarista já pode auxiliar um pároco na parte administrativa da igreja. Ministro Leigo ou Leitor É um leigo a quem é dada a permissão, de forma temporária ou permanente, de celebrar os ofícios diários, a liturgia da Palavra e de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer. Acólito Significa “ajudante” é um membro da Igreja instituído para auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa. Coroinha É uma criança ou adolescente, normalmente aluno do catecismo, que se oferece para auxiliar na preparação da missa. Antes de participar desse tipo de cerimônia, o coroinha recebe orientação sobre como funciona todo o ritual eucarístico. Pároco e Vigário Popularmente chamado de “padre”, é o responsável por uma paróquia. Ele realiza os serviços religiosos (como rezar missa) da sua igreja matriz, mas também administra as outras capelas que estão na área da sua paróquia. O vigário ou coadjutor é uma espécie de vice do pároco, que pode substituir o padre titular na ausência deste. Capelão Significa “o que administra uma capela”. Uma capela é uma igreja pequena, que pode fazer parte de uma paróquia ou estar dentro de uma propriedade particular, como uma fazenda, ou de uma área pública, como um hospital, quartel ou universidade. O capelão é o responsável pelo serviço religioso de uma capela. Frade, monge & Cia. São os pronomes aplicados a membros de ordens religiosas. A forma de tratamento do religioso depende também da ordem à qual ele pertence. Nem todos que abraçam a vida religiosa se ordenam padre. Muitos optam por fazer parte de ordens e congregações, ou seja, comunidades religiosas que têm regras e obrigações específicas - como o voto de pobreza praticado pelos franciscanos. Os integrantes desses grupos que vivem isolados em mosteiros costumam ser chamados de monges - que têm como superior hierárquico o abade. Já os termos frei e frade (que significam irmão) e freira (irmã) são normalmente adotados como forma de tratamento em ordens ou congregações que não mantêm os religiosos tão isolados. Ministros Auxiliares Os leigos são muito importantes no anglicanismo e desempenham diversas funções e ministérios. Administrativas no Conselho Paroquial (guardião, secretário, tesoureiro) etc. Comunhão Anglicana É uma comunidade de igrejas autônomas e irmãs, expressão máxima da fé católica anglicana. É formada por todas aquelas igrejas de rito anglicano ou não, que se encontram em unidade plena com a Sé de Cantuária. Atualmente são 147 Províncias, distribuídas em todo o mundo, com um número aproximado de 70 mil fiéis. Província A palavra província tem origem no latim pro - (“em nome de”) e vincere (“vencer/dominar/controlar”), portanto, para os romanos, a província era um território sujeito à jurisdição de um magistrado que o controlava em nome do governo central. No caso do anglicanismo a província é uma região eclesiástica, em comunhão com Cantuária, formada por um Sínodo de dioceses. Diocese A diocese é a unidade geográfica mais importante da organização territorial da Igreja. E consiste numa parcela especifica do povo de Deus unido a um Bispo de sucessão apostólica. Na Comunhão Anglicana, uma importante diocese é chamada de arquidiocese(geralmente devido à sua dimensão ou importância histórica), que é governada por um arcebispo, que podem ter autoridade metropolitana sobre outras dioceses. É o caso do Arcebispo de Cantuária, que possui jurisdição em toda a Inglaterra e em diversas dioceses extraterritorial e do Arcebispo do Cabo, que possui jurisdição sobre diversos países da África etc. Paroquia A paróquia é uma subdivisão territorial de uma diocese, eparquia ou bispado. Na Comunhão Anglicana a palavra "paróquia" é também usada para se referir de um modo mais geral ao conjunto de pessoas que frequentam uma determinada igreja. Capela Uma capela é uma igreja pequena, que pode fazer parte de uma paróquia ou estar dentro de uma propriedade particular, como uma fazenda, ou de uma área pública, como um hospital, quartel ou universidade. Missão É uma reunião regular de anglicanos em uma determinada religião geográfica.