quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

7 erros que você pode estar cometendo ao discernir a vontade de Deus



7 erros que você pode estar cometendo ao discernir a vontade de Deus
vontade de Deus
A vocação é um chamado que pede uma resposta. Em um momento da nossa vida Deus manifesta algo novo que nos pede uma mudança de rumo. Por isso, dentro de um caminho vocacional existem elementos que são essenciais: escuta, oração acompanhamento, leitura da própria história de vida… Mas, mesmo com todo esse apoio, ainda podemos cair em alguns erros ao fazer um discernimento da vontade de Deus. Vejamos quais são eles:
1. Querer discernir sozinho
O acompanhamento no caminho de discernimento é muito importante. Um bom acompanhante ou diretor espiritual vai ajudar a pessoa a entender suas próprias experiências e auxiliá-lo a dar passos concretos, isto é, pequenas respostas aos chamados que Deus faz.
2. Escutar somente as vozes de fora
É importante saber com quem conversamos sobre o tema vocacional. Existem pessoas que falam para todo mundo e todos querem dar opinião. Acontece também de pedirem conselho para quem não tem a sabedoria para iluminar no caminho do discernimento. Por isso, escute a sua voz interior.
3. Não querer mudar a rotina
Quem quer discernir a vocação tem que mudar algo na vida. O discernimento pede tempos de oração, de aproximação com Jesus, um pouco mais de silêncio. É necessário mudar a rotina, para incluir o tempo de relação com o Senhor.
4. Ter pressa
Deus tem urgência, mas não tem pressa. Às vezes as pessoas têm o impulso de fazer as coisas de maneira rápida, ou podem ter medo de esperar. A espera muitas vezes é sábia e confirma a vocação. O que é de Deus permanece e o que é ” fogo de palha” morre logo. A inquietação vocacional que persiste pode ser um sinal de uma vocação autêntica.
5. Não ser um cristão autêntico
Existem pessoas que querem discernir a vocação, mas não vivem o básico da vida cristã. Querem fazer um discernimento em retiros e atividades, ou seja: em momentos extraordinários; mas na vida cotidiana não vivem sob a graça de Deus. O primeiro chamado é a santidade no momento presente.
6. Fazer o discernimento fora da comunidade eclesial
Mesmo que não se esteja vinculado a uma congregação ou instituto, é muito importante que, neste caminho, a pessoa esteja atuante e inserida na experiência de pertença à Igreja. Para descobrir e discernir a vontade de Deus a seu respeito, é fundamental que a pessoa compreenda que faz parte da família de Deus: a Igreja.
7. Se apegar a um chamado que considera ser o ideal
Outro erro é fixar-se em um chamado – matrimônio, celibato ou sacerdócio – sem abrir-se a conhecer e interpelar-se sadiamente. É evidente que, ao longo do tempo, faz-se necessário dar passos mais concretos que vão excluindo as opções de acordo com o que Deus revela e a pessoa percebe como sendo seu próprio caminho. Mas fechar-se, desde o início, pode tornar o discernimento tendencioso e fantasioso. O mais importante é querer descobrir o querer de Deus, o sonho de Deus para nossa felicidade.
Se você tem amigos que estejam neste processo de discernimento vocacional, compartilhe com eles este texto!

Como discernir minha vocação?

32-Foto-1

Como discernir minha vocação?

O que você vai ser quando crescer? Esta é normalmente a pergunta que a maioria de nós faz para as crianças em relação à escolha da profissão. Mas, e sobre a vocação? Como e quando se começa a pensar a respeito?
Talvez não haja um momento ideal, pois, discernir a vocação exige autoconhecimento, uma percepção mais profunda de si mesmo, e isso é muito particular de cada pessoa. Discernir a vocação é encontrar o sentido da vida. Vocação tem origem no latim “vocare”, que significa chamar.Todos nós somos chamados por Deus a ter uma vida realizada e plena.
Muitas pessoas têm dificuldade de perceber a sua vocação, se seguirão para a vida matrimonial ou para a vida consagrada. Por isso, fazer algumas perguntas a si mesmas pode ajudar.

Confrontar a si mesmo!

O discernimento sincero da vocação acontece quando a pessoa se dispõe a se confrontar. Fazendo isso, ela se conhecerá de verdade. Vaienfrentar as realidades que estão dentro de si. Vai descobrir se tem ou não a disposição interna para viver aquela realidade.
Padre consagrando a Eucaristia
Em relação ao sacerdócio ou à vida religiosa: tenho vontade de entregar minha vida totalmente a Deus? Gostaria de viver uma vida de oração, penitência e simplicidade?
Gostaria de meditar os versículos e capítulos da Bíblia todos os dias? Estou disposto (a) a dar a vida pela Igreja e trabalhar por Jesus Cristo servindo as outras pessoas?
Ou se acha que tem vocação para o matrimônio, então: sente vontade de ter uma família, se imagina com filhos e dividindo a vida com alguém?
Pai tentando ouvir o bebê dentro do ventre materno
Para ambas as situações, vale a pena buscar o conhecimento e orientação junto a pessoas que tenham boa formação e experiência, seja na vida religiosa, seja na vida matrimonial.
O amadurecimento e discernimento vocacional vai acontecer na medida em que a pessoa se colocar diante de Deus e orar. Estiver aberta aos sinais que Ele dá.
Leia também:

Vocação, uma escolha livre

Todos nós temos livre-arbítrio, certo? Deus não obriga ninguém a nada. Ele chama e espera uma resposta, que só depende de cada um. A única certeza é que Deus quer nos salvar e que sejamos felizes e, só seremos plenamente felizes se fizermos uma escolha de coração aberto.
Alguns passos podem nos ajudar a entender a vontade de Deus:
  • Direção espiritual: contar com a orientação de um padre ou um leigo experiente  
  • Vida sacramental: viver os sacramentos, principalmente a confissão e a Eucaristia, que dão força e sustento
  • Oração: rezar com confiança e abrir o coração para escutar a voz de Deus
  • Participação comunitária: ser ativo na vidaeclesial e social da comunidade
Sobre o discernimento vocacional, Papa Francisco afirma: “o chamado do Senhor não é evidente, como tantas coisas que podemos ouvir, ver ou tocar na nossa experiência diária. Deus vem de forma silenciosa e discreta, sem se impor à nossa liberdade. Assim pode acontecer que a sua voz fique sufocada pelas muitas inquietações e solicitações que ocupam a nossa mente e o nosso coração” (Mensagem por ocasião do 55° Dia Mundial de Oração pelas Vocações).
Padre na missa, com a Eucaristia nas mãos
Às vezes os pais sonham que o filho siga a vida consagrada ou o contrário, o filho quer ser padre, mas não tem apoio da família. É uma situação difícil, porém, o mais importante é discernir o que Deus quer para cada um de nós. Inicialmente, podemos não ser compreendidos por familiares e amigos, mas com o tempo irão entender o caminho escolhido.
Gostou desse conteúdo?

Vocação: 7 passos para fazer um bom discernimento

Vocação: 7 passos para fazer um bom discernimento

Vocação: 7 passos para fazer um bom discernimento

Cada um de nós tem uma vocação que, nada mais é do que um chamado especial de Deus para ser vivido ao longo da própria vida. Discernir a vocação é uma graça que Deus nos concede quando nos abrimos diante Dele de maneira humilde, buscando compreender quais são os Seus desígnios para nós. Você ainda não discerniu sua vocação? Então acompanhe estes 7 passos que podem auxiliar  nessa caminhada.

1. Busque compreender os planos de Deus pela oração

A oração é melhor maneira de nos aproximarmos de Deus, e se queremos compreender o Seu plano , mais próximos a Ele precisamos estar. São Gregório dizia: “Os homens, com a oração, merecem receber aquilo que Deus onipotente desde a eternidade decidiu dar-lhes”. É pela oração que alcançamos a vocação que Deus tem para nós.
Busque silenciar seu interior. Um exercício espiritual que pode ajudar muito neste processo de discernimento da tua vocação é a Lectio Divina – ou seja, a leitura orante da Palavra de Deus.
Coloque-se diante de Deus com humildade. A Palavra de Deus assegura que “A oração dos humildes penetra nas nuvens” (Eclo 35,21). Outro ponto importantíssimo é saber que nos aproximamos de Deus para nos relacionarmos com Ele e não necessariamente porque queremos isto ou aquilo. E corresponder ao chamado de Deus precisa ser um movimento interior de querer amá-Lo, agradá-Lo.

2. Procure um diretor espiritual

Um diretor espiritual será a voz de Deus para você. Ele o ajudará a progredir no processo do discernimento vocacional e no relacionamento com Deus  Santa Faustina Kowalska dizia que é uma graça de Deus poder contar com um diretor espiritual e reconhece que não saberia colocar os planos de Deus em ação se tivesse que caminhar sozinha em sua vida espiritual (cf. Diário de Santa Faustina, 721). Seguindo o exemplo da santa, reze pedindo a Deus a graça de ter encontrar um guia para a  alma. “Deus é tão misericordioso que — para ajudar a alma — Ele mesmo escolhe para ela um tal guia espiritual. E iluminará a alma para que saiba que este é aquele diante do qual ela deverá desvendar-se — nos mais ocultos recônditos da sua alma, como diante de Nosso Senhor” (Diário de Santa Faustina, 938).

3. Reconcilie-se com a tua própria história

Nossa história de vida é carregada de marcas. Algumas positivas e outras negativas, cada uma com seus significados. E quando falamos de discernimento vocacional, as marcas negativas podem interferir  nesse processo, pois erros e frustrações tentam nos roubar a paz. Há inclusive quem se sinta envergonhado pela própria história.
Viver uma vocação é buscar realizá-la com perfeição, independente de qual seja. Mas como pode ser possível isso se não conseguimos nos reconciliar com nossas perdas e contrariedades? Como podemos ser honestos com Deus na realização da vocação se não conseguimos admitir os erros e fragilidades do passado?
Esse processo de reconciliação pode vir a ser  doloroso, mas o Amor de Deus é o remédio. 

4. Viva bem o tempo presente

Cada dia de nossa vida é um presente que Deus nos oferece, e a maneira como vivemos é como retribuímos e agradecemos a Ele. Por isso aproveite bem todos os dias para se aproximar mais do Seu Amor Misericordioso. O passado não pode ser reescrito e um futuro pode ser bem escrito quando vivemos bem o presente.
Jesus nos deixou um importante testamento que foi narrado por São Mateus. “Olhai os lírios do campo”, “Olhai as aves no céu” – disse Ele para que possamos compreender que Deus, em Sua providência, cuida da sua criação para que não falte nada a ela, e que muito mais cuida de nós (cf. Mt 6,26-30).
“Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado” (Mt 6,34), por fim aconselhou o Mestre. Portanto, cuide para que em cada dia da tua vida você possa realizar a vontade de Deus. Ao sermos  obedientes a Ele nas pequenas coisas, conseguiremos realizar nossa vocação.  

5. Busque informações

Não é possível discernir a vocação sem conhecer as possibilidades que temos pela frente. Portanto, pesquise sobre as vocações existentes na Igreja: matrimônio, vida religiosa, vida consagrada e sacerdotal. Visite seminários e conventos e procure fazer amizade com quem segue essas vocações. Da mesma forma, aproxime-se de casais que vivem o dom do matrimônio. Enfim, procure conhecer os anseios e a realidade de cada vocação. Essas conversas são sempre valiosas e certamente te ajudarão no processo de discernimento.

6. Coloque-se na realidade de cada vocação

Um exercício que pode auxiliar no discernimento da sua vocação é imaginar-se na realidade de cada vocação. Nesse processo, tente descrever para si mesmo como seria a sua vida. A que se dedicaria. Quais seriam tuas metas e objetivos – tanto espirituais quanto de vida.
Ao imaginar-se, observe atentamente quais são os sentimentos que cada uma dessas possibilidades desperta em você. Esses sentimentos são importantes indicadores sobre a vocação que Deus reservou para você.

7. Esteja aberto e atento aos sinais de Deus

Muitas vezes a resposta que procuramos está bem à frente, mas não conseguimos enxergá-la porque a procuramos com os olhos humanos e não a partir da fé. Deus não vai escrever um bilhete de próprio punho para você, não vai balbuciar ao pé do  ouvido. Mas Ele pode se comunicar por intermédio de outras pessoas ou por meio de situações que acontecem em sua vida. A palavra de um amigo pode ser, muitas vezes, um recado de Deus para você.
Mas como saber quando é de Deus? Simples: Deus não deixa incerteza em nós. Se você viu, leu ou ouviu algo que te trouxe o gozo da paz, saiba que é de Deus. Então, quando o assunto é discernimento vocacional, esteja com o coração aberto para receber os sinais de Deus e busque o auxílio do Espírito Santo para compreender qual é a Sua vontade.
Independentemente de qual tua vocação, ao reconhecê-la consagre-a a Deus, para que dê os frutos que Ele espera.

História de Nossa Senhora Aparecida

História de Nossa Senhora Aparecida

Imagem História de Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida

virgem Santa, mãe de Jesus Cristo, apareceu em diversas localidades ao redor do mundo em momentos importantes da história. Graças à misericórdia de Deus, Maria apareceu no Brasil na forma de uma imagem negra, na época em que a escravidão no país estava em alta.
Maria foi proclamada Nossa Senhora da Conceição AparecidaRainha do Brasil, em 16 de julho de 1930 pelo papa Pio XI. O Brasil rende-se ao amor incondicional da “Mãe negra” no dia 12 de outubro, data que marcou, em 1980, a proclamação de feriado e consagração do Santuário Nacional de Aparecida pelo Papa João Paulo II.

História da Padroeira do Brasil

A aparição da imagem de Nossa Senhora de Aparecida ocorreu em 1717, época das Capitanias Hereditárias. O governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pelo Vale do Paraíba, mais precisamente por Guaratinguetá. Animados com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas e para isso chamaram três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso para lançar as redes no rio e pescar bons peixes.
O fato era que, naquela época, meados de Outubro, não era tempo de peixes. Porém, como não podiam contradizer o pedido, rezaram pela proteção e benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e “pescaram” uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo. Depois deste encontro, que nos dias de hoje é representado em todo o Brasil no dia 12 de outubro emocionando os fieis, o barco se encheu tanto de peixes que ele quase virou!
A partir daí, a devoção da Santa foi se espalhando. Primeiro nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida localizado na cidade de Aparecida, interior do Estado de São Paulo.

Mais sobre Nossa Senhora Aparecida


Milagres de Nossa Senhora Aparecida

Milagre das Velas

Milagre das Velas -Segundo relata a história de Fé, em um dos momentos de devoção dos primeiros devotos de Nossa Senhora Aparecida, as velas que iluminavam o local repentinamente se apagaram. As pessoas ficaram atônitas com o ocorrido e começaram a entrar em pânico. Mas passado pouco tempo, as velas milagrosamente acenderam-se novamente ao bater do vento.
 

Milagre: A libertação do escravo Zacarias

A libertação do escravo Zacarias - Nossa Senhora de AparecidaComo se sabe, o encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida aconteceu em um momento triste da história do Brasil: a escravidão. O povo negro sofria nas mãos dos donos das terras. A “Mãe negra” veio para dar uma lição de vida e amor ao próximo.

Foi o que aconteceu com o escravo Zacarias, que havia fugido de uma fazenda do Paraná e era caçado por todos os cantos, até ser encontrado no Vale do Paraíba.

Preso, Zacarias acorrentado nos pulsos e nos pés. O caminho de volta passava próximo à capela que havia sido construída para a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Então, o escravo pediu permissão ao seu caçador para rezar diante da imagem.

Incrédulo, o caçador deixou. A fé de Zacarias foi tamanha que milagrosamente as correntes se romperam, deixando-o livre. Diante do milagre, o caçador acabou por libertá-lo.

Milagre: O cavaleiro ateu

O cavaleiro ateuDesde que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada, e ao longo da história, muitos espaços foram construídos para que a devoção à “Mãe negra” pudesse acontecer. Esses locais sempre recebiam grande número de pessoas que colocavam nas mãos da Mãe de Deus a vida. Mas também era destino de muitos incrédulos.

Esse milagre aconteceu com um deles. Passando por Aparecida e vendo a fé dos romeiros, zombou e tentou entrar na Igreja a cavalo para destruir o local e alcançar a imagem. Porém, o que esse cavaleiro não esperava era que as patas do animal ficassem presas em uma pedra. A partir daí, o homem passou a acreditar.


A pedra em que o cavalo ficou preso pode ser vista na Sala dos Milagres no Santuário Nacional de Aparecida.

Milagre: A cura da menina cega

A cura da menina cegaVisitar o Santuário Nacional de Aparecida é uma viagem emocionante, principalmente quando se entra na Sala dos Milagres, onde milhões de histórias de graças alcançadas se concentram.

O simples fato de olhar a Basílica, a primeira grande igreja erguida em Aparecida em devoção a Nossa Senhora Aparecida, também é motivo de milagre e foi o que aconteceu a uma menina cega que passava em frente à Basílica com sua mãe. Ao se aproximar, a garota disse “Mãe, como aquela Igreja é bonita”, e o milagre havia acontecido.

Milagre: Menino no rio

Milagre:Menino do RioUm rio que pode trazer a salvação por meio do encontro de uma imagem, também pode trazer o risco da morte. Foi o que aconteceu na história de mais um milagre de Nossa Senhora Aparecida.

Um dia, pai e filho foram pescar. A correnteza estava muito forte, o que faz com que o filho, que não sabia nadar, caísse no rio e fosse levado cada vez mais rápido.

O desespero do pai levou-o a rezar a Nossa Senhora Aparecida. E mais uma vez a “Mãe negra” ouviu: o corpo do garoto, de repente, parou de ser levado, mesmo com a correnteza ainda forte, até que o pai pudesse chegar perto e salvar o filho.

O caçador

O caçadorVoltando de um dia negativo de caça, um caçador viu-se em uma situação perigosa: deparou-se com uma enorme onça. Sem munição, porque havia usado tudo em suas tentativas frustrantes ao longo do dia, o homem ajoelhou-se, rezou e foi atendido: a onça, que antes parecia ter um alvo certeiro, desviou-se e foi embora.
 

Oração a Nossa Senhora Aparecida

Ó incomparável mãe Nossa Senhora da Conceição Aparecida,
Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores,
Refúgio e consolação dos aflitos e atribulados...
Nossa Senhora Aparecida,
cheia de poder e de bondade,
lançai sobre nós um olhar favorável,
para que sejamos socorridos por Vós,
em todas as necessidades em que nos acharmos.

E de modo particular hoje, nesta novena, faço meu pedido
(diga agora sua intenção)

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil
Livrai-nos de tudo o que possa ofender-Vos
e ao Vosso Santíssimo Filho Jesus.
Nossa Senhora Aparecida, preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo,
Dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais,
Livrai-nos da tentação do demônio,
Para que, trilhando o caminho da virtude,
Possamos um dia ver-Vos e amar-Vos
na eterna glória.

Nossa Senhora Aparecida rogai por nós.
Nossa Senhora Aparecida intercedei por nós.
Nossa Senhora Aparecida fazei-nos dignos das promessas do Teu Filho.
Amém.

Consagração a Nossa Senhora Aparecida

Ó Maria Santíssima, que em vossa querida imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil, eu, cheio (a) do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado (a) a vossos pés consagro-vos meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis.
Consagro-vos minha língua, para que sempre vos louve e propague vossa devoção. Consagro-vos meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.
Recebei-me, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos e filhas.
Acolhei-me debaixo de vossa proteção. Socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora de minha morte. Abençoai-me, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda a eternidade. Assim seja!

LISTA COMPLETA DE SANTOS E ÍCONES CATÓLICOS



LISTA COMPLETA DE SANTOS E ÍCONES CATÓLICOS

K

    Q

      Y