terça-feira, 6 de setembro de 2011


Todos nós, mais dia, menos dia, esbarramos em alguém que nos tira do sério. Uma pessoa realmente difícil. Não falo dos carrancudos usuais que cruzam nossos caminhos e depois desaparecem como motoristas mal-humorados, vendedores cricris ou entregadores grosseiros. Refiro-me aos que nos enlouquecem, pisam em nosso calo, mas que não podemos ignorar tampouco evitar, como colegas de trabalho, vizinhos ou parentes. Pessoas que geralmente descarregam  todos os seus problemas em nós, e  que fazem você sentir uma pessoa sem valor qualquer.
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Enfim…..

Dentre os textos bíblicos, há um que diz assim: Se depender de vós tende paz com todos. Sendo assim, trazendo para uma linguagem contemporânea, nem tudo depende da gente, principalmente em se tratando de amizade, aborrecimentos, intrigas, brigas, desavenças, etc.
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O que te digo é o seguinte, se depender de você, tenha paz com todos. Faça sua parte. Há coisas que estão além do nosso alcance, como é o caso de impedir que alguém “pise nos nossos calos” rs.
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No mais, não vejo nada complicado, alias, tudo é muito simples e descomplicado mesmo. E, o nosso papel como servos de Deus diante de tais situações é nos mantermos moderados, sensatos e acima de tudo praticando o fruto do Espírito, que deve está continuamente arraigados em nós, nesse caso, um dos seus aspectos primordiais que é o domínio próprio.
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Logo, tudo por nós deve ser feito com muito bom senso. Entretanto, isso não nos impede de agir de forma mais dura ou até ríspida em determinadas situações, até porquê, não nascemos para ser saco de pancadas de ninguém, principalmente quando é algo que fere de alguma forma nossa moral ou reputação.
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É o que penso.

Veja como entender pessoas difíceis e administrar conflitos

da Folha Online
Compreender o comportamento do outro e saber lidar com as diferenças é fundamental para estabelecer boas relações, seja no ambiente de trabalho, seja na vida pessoal.

Com a proposta de oferecer ferramentas que identificam e amenizam atitudes inflexíveis, o livro Como Lidar com Pessoas Difíceis, da série Sucesso Profissional, da Publifolha, indica ao leitor estratégias de abordagens que viabilizam o relacionamento e incentivam a produtividade entre equipe, resolvendo situações conflitantes.
Leia abaixo trecho do livro que apresenta os motivos que tornam as pessoas difíceis.
COMO ENFRENTAR PESSOAS DIFÍCEIS
Se alguma forma de escape não foi trabalhada, é preciso enfrentar uma equipe difícil. Isso se torna uma oportunidade para mudar, mas você precisa pensar antes sobre como vai lidar com a situação para dar certo e fazer as pessoas progredirem._
PARA ENFRENTAR PESSOAS DIFÍCEIS
É fundamental permanecer calmo, ouvir com atenção e ser positivo. Seja empático com as pessoas difíceis. Talvez estejam sentindo raiva delas mesmas, não de você. Pense nas palavras que vai usar. Pense numa proporção de 80 para 20, na qual você fala só 20% do tempo. Descreva a situação como a vê e pergunte a elas se conseguem notar o problema. Em caso negativo, então você não será capaz de mudar até fazê-las ver que existe um problema. Quando chegarem a um consenso, passe às ações combinadas para corrigir ou mudar a situação.
PARA SE MANTER SEGURO
O confronto pode provocar uma linguagem emocionada ou mesmo a agressão física de uma pessoa difícil. Também causa reação agressiva ou pouco característica em você. Pense em como você provavelmente reagiria se a pressão aumentasse e preveja o que fará. Atente para a política disciplinar de sua empresa e saiba desempenhar o papel de
representante dela. Mantenha-se imparcial e escute. Às vezes, escutar é suficiente para ajudar a pessoa a acalmar e começar a pensar com clareza. Se você não entendeu tudo, faça perguntas em tom não ameaçador. Cuidado para que sua linguagem corporal e sua voz não despertem mais agressão.
COMO CONVENCER AS PESSOAS A AGIR
Ao enfrentar pessoas difíceis, você está lhes dando um retorno que talvez não queiram escutar. Se não quiserem mudar, colocarão problemas e barreiras como desculpas para evitar a mudança. Ouça os problemas e planeje como serão superados no futuro. Mantenha o questionamento até possuir um plano de ação claro. Focalize suas perguntas
para chegar às ações que combinaram entre si, de modo a convencer as pessoas a agir.