quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Recursos da Campanha da Fraternidade 2019 ampliam ações da Divina Providência em Macapá

Recursos da Campanha da Fraternidade 2019 ampliam ações da Divina Providência em Macapá


Recursos da Campanha da Fraternidade 2019 ampliam ações da Divina Providência em Macapá
Aulas de violão na Divina Misericórdia, no bairro Jesus de Nazaré em Macapá (AP). Fotos: arquivo da Divina Misericórdia
O projeto de Ações Humanitárias para a Comunidade Divina Providência foi desenvolvido com apoio dos recursos da Coleta do Domingo de Ramos, realizada todo ano pela Campanha da Fraternidade (CF), e que integram o Fundo Nacional de Solidariedade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema da CF 2019 foi “Fraternidade e Políticas Públicas”.
As ações foram desenvolvidas de 1 de julho a 30 de outubro de 2019, com apoio da Cáritas diocesana de Macapá, no espaço físico próprio da Divina Misericórdia, no bairro Jesus de Nazaré em Macapá (AP). A organização promove a inclusão social na comunidade por meio de projetos sociais na área do esporte, educação, saúde, meio ambiente e eventos sociais.
Com recursos do FNS, a Divina Providência ofertou o reforço escolar de 1º a 6º ano, implantou os cursos de informática, de violão e teclado. O projeto também apoiou a compra dos seguintes equipamentos: um extensor de microfones, 3 microfones e cabos, 10 violões, 2 teclados, um quadro branco, 20 cadeiras plásticas, 10 mesas plásticas e 3 computadores. Também foram confeccionadas camisas com estampas para padronização das equipes voluntárias do projeto.
Arte e educação
De acordo com o representante da Cáritas diocesana, Jakson de Sousa Saldanha, o objetivo de projeto de contribuir para a melhoria de qualidade de vida dos participantes com intuito de criar alternativas de políticas públicas nas áreas de educação, esporte, saúde, meio ambiente e lazer foram alcançados plenamente. A ações do projeto alcançaram 250 pessoas entre adultos, crianças, adolescentes e jovens.
A equipe de trabalho do projeto mobilizou e divulgou as ações no bairro da Comunidade, com objetivo de levar informações sobre os critérios de participação e de que forma seriam desenvolvidas. Os coordenadores aproveitaram as inscrições, para fazer um levantamento socioeconômico dos participantes.
De acordo com o responsável pelo projeto, a equipe adotou uma metodologia participativa e integrada em três etapas. “Distribuímos folder e cartazes do projeto e também divulgamos por meio de carro de som estimulando a participação da comunidade”, disse.
Segundo Jakson de Sousa Saldanha, com os recursos do FNS da CNBB, foi possível aumentar o número de atividades ofertadas para a população do bairro Cidade Nova e Baixada Pará e replicar para outra comunidade as aulas de violão. “Um dos sonhos da entidade Divina Misericórdia é ampliar futuramente as aulas de informática”, disse.


Em balanço da reunião do Consep, dom Walmor diz que Igreja Católica está no coração do mundo para marcá-lo com os valores do Reino

Em balanço da reunião do Consep, dom Walmor diz que Igreja Católica está no coração do mundo para marcá-lo com os valores do Reino


Em balanço da reunião do Consep, dom Walmor diz que Igreja Católica está no coração do mundo para marcá-lo com os valores do Reino
Em vídeo, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, fez um balanço da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) que aconteceu entre os dias 18 e 19 de fevereiro, na sede da entidade, em Brasília (DF). Dom Walmor fez questão de reforçar que o Consep está a serviço da Igreja no Brasil. “Nós somos da Igreja todos servidores”, disse.
Nessa primeira reunião do Consep deste ano, o presidente da CNBB disse que os participantes tiveram uma experiência importante no horizonte luminoso traçado pela Exortação Pós Sinodal “Querida Amazônia”. “O Papa Francisco nos chama a sonhar caminhos importantes para a nossa Igreja”, reforçou.
Dom Walmor ressaltou o trabalho que as Comissões Episcopais apresentaram. Segundo ele, um caminho bonito e muito fecundo de ações em todo o Brasil servindo para formação, comunicação, promoção social, evangelização, entre outras frentes.
“Também estamos nos preparando para a 58ª Assembleia Geral do Episcopado Brasileiro cujo tema central será o anúncio da Palavra Santa de Deus. Este é o nosso caminho, com a Palavra iluminando a realidade e nos tornando capazes de transformá-la, enquanto vamos marcando-a com os valores do Reino de nosso Deus”.
Da análise de conjuntura política, econômica e social do Brasil, de acordo com o presidente da CNBB, a preocupação central dos bispos é com a economia do país que não apresenta sinais de crescimento. Nesse sentido, dom Walmor disse que a CNBB está em sintonia com o Papa Francisco, que propõe um debate com uma nova geração de economistas sobre os rumos de uma nova economia no encontro que acontecerá em Assis.
De acordo com o presidente da CNBB, o Consep também olha, com preocupação a retirada de direitos públicos e de cidadãos e o comprometimento da participação da sociedade civil nas instâncias de participação e controle social. “A Igreja católica está no coração do mundo, à luz da Doutrina Social da Igreja, para ajudar uma com uma nova compreensão”, disse.
Veja o vídeo na íntegra:




Fonte: https://www.cnbb.org.br/recursos-da-campanha-da-fraternidade-2019-ampliam-acoes-da-divina-providencia-em-macapa/

Exortações Apostólicas transmitem ensinamentos e animam fiéis a vivê-los.

Exortações Apostólicas transmitem ensinamentos e animam fiéis a vivê-los


Exortações Apostólicas transmitem ensinamentos e animam fiéis a vivê-los
Os documentos pontifícios são meios de comunicação entre o Papa e os fiéis no mundo. Dentre eles há a Carta Encíclica, a Constituição Apostólica a Exortação Apostólica e o Motu Próprio que são utilizados pelo Papa para tratar de assuntos diversos, tais como aspectos doutrinários, disciplinares, governamentais etc. Esses documentos são escritos em latim e publicados na Acta Apostolicae Sedis e no L‘Osservatore Romano, ambos veículos de comunicação oficiais da Santa Sé.  
Nesta semana, por exemplo, o Papa Francisco publicou a Exortação Apostólica “Querida Amazônia”. Comumente, nas Exortações, são transmitidos ensinamentos do pontífice a respeito de assuntos específicos com o objetivo de animar os fiéis a vivê-lo plenamente. Habitualmente, a Exortação Apostólica é publicada após um Sínodo trazendo o conteúdo tratado na Assembleia Especial.
“Querida Amazônia” é um documento feito a partir da realização da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, entre os dias 6 e 27 de outubro de 2019, no Vaticano. Ela fala de um chamado à conversão integral (pastoral, cultural, ecológica e sinodal) que promove a criação de estruturas em harmonia com o cuidado da criação. 
Nela, o Papa compartilha os seus “Sonhos para a Amazônia”, cujo destino deve preocupar a todos, porque esta terra também é “nossa”. Assim, formula “quatro grandes sonhos”: que a Amazônia “que lute pelos direitos dos mais pobres”, “que preserve a riqueza cultural”, que guarde zelosamente a sedutora beleza natural”, que, por fim, as comunidades cristãs sejam “capazes de se devotar e encarnar na Amazônia”. 
A partir das quatro conversões propostas no documento final do sínodo, o Papa apresenta seus sonhos para a Amazônia. Estes são os quatro capítulos da exortação apostólica, que pode ser acessado na íntegra (aqui).  
Christus Vivit – Em março de 2019foi publicada a Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Christus vivit (Cristo vive)Trata-se de um documento, fruto do Sínodo sobre “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, que aconteceu de 3 a 28 de outubro de 2018, no Vaticano. 
O texto, dividido em 299 pontos, é especialmente dirigido aos jovens da Igreja, mas também a todo o Povo de Deus. Entre os temas sobre os quais o Papa fala, é possível encontrar os seguintes: uma Igreja jovem que se renova, a heterogeneidade da juventude, Maria como referente para os jovens, a juventude em um mundo em crise, os migrantes, os problemas dos jovens, os abusos sexuais contra menores, a juventude como momento para o discernimento da vocação, a relação entre os jovens e os idosos, a pastoral juvenil, a vocação ao matrimônio e a vocação à vida consagrada. 
Gaudete et exsultate – É precisamente o espírito de alegria que o Papa Francisco escolheu colocar na abertura dExortação Apostólica, publicada no dia 19 de março de 2018, o título “Gaudete et Exsultate“, “Alegrai-vos e exultai”. Nela, o pontífice repete as palavras que Jesus dirige “aos que são perseguidos ou humilhados por causa dele”. Nos cinco capítulos e 44 páginas do documento, o papa segue a linha de seu magistério mais profundo, a Igreja próxima à “carne de Cristo sofredor.” Os 177 parágrafos não são – adverte – “um tratado sobre a santidade, com muitas definições e distinções”, mas uma maneira de “fazer ressoar mais uma vez o chamado à santidade”, indicando “os seus riscos, desafios e oportunidades”. 
Amoris Laetitia – Publicada em março de 2016, a Exortação Apostólica Amoris Laetitia – sobre o amor na família, do Papa Francisco, representa uma proposta às famílias cristãs, estimulando-as “a apreciar os dons do matrimônio e da família e a manter um amor forte e cheio de valores como a generosidade, o compromisso, a fidelidade e a paciência”; além disso, “se propõe a encorajar todos a serem sinais de misericórdia e proximidade para a vida familiar, onde esta não se realize perfeitamente ou não se desenrole em paz e alegria”.  
Alegria do Evangelho – A Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho), a primeira do pontificado do Papa Francisco, foi divulgada no dia 24 de novembro de 2013. O texto fala sobre o anúncio do evangelho no mundo atual. Nele, Francisco propõe “algumas diretrizes que possam encorajar e orientar, em toda a Igreja, uma nova etapa evangelizadora, cheia de ardor e dinamismo”. O pontífice toma como base a doutrina da Constituição dogmática Lumen Gentium, e aborda, entre outros pontos, a transformação da Igreja missionária, as tentações dos agentes pastorais, a preparação da homilia, a inclusão social dos pobres e as motivações espirituais para o compromisso missionário.
Dividida em cinco capítulos, o texto também recolhe a contribuição dos trabalhos do Sínodo dos Bispos, realizado no Vaticano em 2012, com o tema “A nova evangelização para a transmissão da fé”. 
Outros Documentos 
Além das Exortações Apostólicas, há outros tipos de documentos pontifícios. A Carta Encíclica, por exemplo, é um deles. Com caráter social, exortatório ou disciplinar ela é dirigida primeiro aos bispos de todo o mundo e, por meio deles, a todos os fiéis. Com ela, o Papa exerce seu magistério ordinário de pastor da Igreja, assegurando a unidade entre a doutrina e a vida eclesial. Sua origem se dá nas cartas que os bispos enviavam entre si para assegurar a unidade entre a doutrina e a vida eclesial.
A Constituição Apostólica trata de assuntos da mais alta importância na Igreja e é dividida entre Dogmática e Disciplinar. A Disciplinar tem caráter pastoral, já a Dogmática apresenta explicações sobre um dogma, como por exemplo, o culto a Virgem Maria e outros assuntos tratados na constituição Lumen Gentium. 
Bula é um documento selado com o timbre do papa, onde o mesmo se manifesta sobre determinado assunto. Pode ter caráter administrativo, religioso ou político. 
Já o Motu Proprio tem geralmente a forma de decreto, significa que trata-se de matéria decidida exclusivamente pelo Papa e não por um cardeal ou conselheiro. 



Fonte: https://www.cnbb.org.br/recursos-da-campanha-da-fraternidade-2019-ampliam-acoes-da-divina-providencia-em-macapa/