domingo, 18 de novembro de 2012

Bom esse e um livro que esta sendo escrito com a graça de Deus.


Portanto

Ide e pregai o Evangelho


Contra capa:


Florisvaldo. R.Soares

Pastor da Igreja Batista Vida Nova em Simonésia-Mg

Brasil.

Manual de Evangelismo e Missões


Proibida a reprodução total ou parcial.
Os infratores serão processados na forma da lei.

Editora Caratinga

Caratinga-MG
Primeira edição Agosto 2006
Diretos reservados ao autor


Índice:
1°- Contra capa pagina 01
2°- Índice pagina 02
3°- Agradecimentos pagina 03
4°- Apresentação pagina 04
5°- Introdução            pagina 05
6°- O que é Evangelismo? Pagina 06
7°-De onde vem Evangelismo? Pagina 07
8°-Como posso evangelizar? Pagina 08
9°-onde devo evangelizar? Pagina 09
10°- Oque Jesus nos diz sobre a fé? Pagina 10
11°- Exemplos de Evangelismo N.T Pagina 11

Apresentação.

Florisvaldo R Soares 30 anos casado com Rosa Elena Henrique Moreira Soares, pai de Ramon, Bruno, e Lorena  Pastor da Igreja Batista Vida Nova em Simonésia ministério Vida Nova de Boston E.U.A, integrou o Ministério da Igreja Missão Evangélica do Brasil durante quase 12 anos, trabalhou como Pastor em Santana do manhuaçu, nos anos de 1997 a 1999 foi Pastor auxiliar em Manhuaçu, até o ano de 2002 esta em Simonésia desde Dezembro de 2002, é conhecido pôr ser muito popular e pôr sua maneira simples de cativar as pessoas, pôr onde  passa deixa uma grande amizade, é apaixonado pôr louvor e adoração, suas mensagens são simples e objetivas, e  tem uma grande paixão pelo trabalho Pastoral. Estou escrevendo mais este livro desta vez falando de Missões e Evangelismo, em uma era em que todas as Igrejas Evangélica do Planeta esta envolvidas em Missões e Evangelismo, você já deve Ter ouvido alguém dizer que Missões está no coração de Deus, com certeza é uma das coisas mais importante para Deus, pois é neste momento que a Igreja se envolve em prol das almas perdidas, devemos saquear o inferno e povoar os céus, infelizmente tem sido muito difícil com a mentalidade de muitos lideres de nossos dias que estão preocupados com sua tradições religiosas, que muito tem impedido das almas se converterem ao Senhor, caros amigos que todos nós possamos nos unir em prol do reino de Deus, e assim cumprirmos o Ide de Jesus Marcos 16. 15, portanto Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.       
            
Agradecimentos.
Em primeiro lugar a Deus criador dos céus e da terra, o único digno de ser louvado entre as nações, que um dia me chamou das trevas para as luzes, e me vocacionou para seu santo ministério, e sempre tem me sustentado, a minha esposa Diaconisa Rosa Elena, meus filhos Ramon, Forisvaldo Bruno e Lorena e  a meu grande amigo e irmão Diácono Juarez Lemos que sempre tem sido um grande companheiro em meu Ministério, a Igreja Batista Vida Nova em Simonésia que tem me ajudado muito em oração em especial a  Diaconisa Eva Maria de Cristo e família, e todos os membros da I.B.V.N  em Simonésia, a pastora Tânia Paskalides,  Diácono Grego pelas orações e incentivos que tem me dado, ao pastor Costa Júnior presidente do Ministério Vida Nova que me acolheu com tanto carinho neste abençoado Ministério, ao amigo e companheiro Pastor Ronald Carlos Conrado e família I.B.V.N Simonésia, ao grande amigo Pastor Alamares e família  da 1° IB em Simonésia, a grande amiga e irmã em Cristo Carmem Aparecida Clemente(Nenzinha) ao Bispo Fernando Couto, a grande amiga e companheira Missionária Darley, Bispo João Gualberto, Bispo Carlos Henrique e todos do Ministério Missão Evangélica do Brasil onde trabalhei muitos anos, que este livro seja benção na vida de todos vocês, amém.

Introdução

Evangelismo e Missões é uma forma de anunciarmos a Verdade que é Jesus.
Jesus Cristo... Não é mais uma filosofia mais sim a Verdade que leva o homem a Deus, no Evangelho de João 14, 6 o próprio Jesus nos disse Eu sou o caminho a verdade e a vida. Jesus não disse que é um caminho mais o caminho, esta no singular e isso nós que dizemos ser cristão devemos anunciar com firmeza para os que ainda não se decidiram pela verdade.  
O Evangelismo na Igreja Primitiva era caracterizado pelo esforço constante dos crentes no cumprimento do “Ide” de Jesus, Mc. 16. 15- 20. Nem as proibições, At. 4. 18; 5. 28, nem prisões, At. 5. 17- 20, nem as ameaças de morte puderam deter aqueles irmãos que inflamados pelo poder de Deus e pelo amor ás almas perdidas, em nada tiveram-suas vidas por preciosas, contanto que pudessem cumprir com alegria a sublime tarefa que lhes fora dada pelo Mestre.
Constrangidos pelo amor de Cristo, II Cor. 5. 14, eles não podiam deixar de falar do que tinham visto e ouvido, At. 4. 20.

(I) FATORES QUE CARACTERIZAM O ÊXITO DO EVANGELISMO NA IGREJA PRIMITIVA
Entre outros fatores, destacamos os seguintes:

  1. CONVICÇÃO PROFUNDA DA SALVAÇÃO    
Para sermos um verdadeiro Evangelizador, precisamos Ter uma profunda convicção de que estamos indo em rumo ao céu, muitos ou a maioria das pessoas, que vemos nas Igrejas nos dias de hoje não sabe nem oque estão fazendo na Igreja.
O Apostolo sempre teve a maior certeza de sua Salvação, tanto que para ele não fazia diferença esta vivo ou morto, ele chegou a dizer que viver, era vida, e morrer era lucro, que certeza de que estava indo ao caminho certo.        
(A). Paulo, II Tm. 2. 2; II Co.5 .6 – 8.
(b). Pedro e os demais apóstolos, Jo. 6. 69.
(c). O cego a quem Jesus curou Jo.  9. 25. “então chamaram pela Segunda vez o homem que fora cego, e lhe disseram: Dá glória a Deus; nós sabemos esse homem é pecador.
Respondeu ele: Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego, e agora vejo”.
Aquele homem não queria mais saber se um dia foi pecador, e andou longe do Senhor de uma coisa ele tinha certeza, que agora estava salvo. Que Jesus o avia aberto seus olhos, tanto carnal quanto espiritual.      
(d). Os samaritanos, Jo. 4. 42. “E diziam a mulher: já não é pela tua palavra que nós cremos; pois agora nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo”.
É muito interessante saber como Deus faz as coisas, esta mulher vivia em adultério, tinha cinco maridos mais nenhum era seu, foi oque ela mesma disse para Jesus, e ao encontrar com o Mestre, uma pessoa talvez sem nenhuma credibilidade diante da sociedade agora encontra sua salvação, e anuncia com suas palavras que Jesus é o Salvador do mundo, é lindo quando nós deixamos o senhor entrar em nossa vida e fazer a diferencia, para termos certeza da salvação, e sermos verdadeiros missionários, e assim anunciando o reino de Deus.          
e). Eles sabiam que:
             -      Tinham a vida eterna, Jo. 3. 36 - 5. 24- 6. 47; Jo. 5. 11.

  • Eram salvos, Tm 1. 9. Tt. 3. 5.
  • Tinham sido perdoados, Ap. 1. 9.
  • Eram filhos de Deus, I Jo. 3. 2.
  • Eram da verdade.
  • Eram de Deus, I Jo.  4. 6.
  • Haviam saído da morte para vida, I Jo. 3. 14.
  • Deus estava na vida deles, I Jo. 3. 24.
  • Não estavam mais debaixo da condenação, Rm. 8. 1; da ira Jo. 3. 36 do temor da morte, Hi. 2. 14. e do domínio de satanás, Ef. 2. 2.

  1. ARDENTE AMOR PELAS ALMAS
Eu preciso demostrar meu amor pelas almas, anunciando de forma mais simples possível que Jesus as ama e se entregou por elas, na Cruz do Calvário.    
É normal você perguntar para uma pessoa da Igreja quantas almas ele convidou para o culto de Domingo, quase serto a resposta será nenhuma, mas pergunta se está pessoa tem amor pelas almas com certeza ela diria sim, que amor é este que não te move a levar ninguém com você a Igreja aos Domingos, e quando levam alguém tem que ser mostrado para a Igreja toda. Isto é amor?  

  1. No coração dos apóstolos, At. 4. 33, 6. 4.

  • Paulo, Rm. 9. 1 - 3; 10. 1; At.  20. 23;  21. 13.
  • Pedro e João, At. 13. 1- 8;  4. 1, 2, 8, 22 – 48.
b) No coração dos Diáconos   

  • Felipe, At. 8. 5.
  • Estevão, At. 7. 58, 59.
É Enprecionante como vivia os Diáconos da Igreja Primitiva, servia a Igreja e tinha um grande amor pelas almas, muito diferente dos Diáconos de hoje que estão loucos para serem promovidos, vivem em função de posição na Igreja.     

  1. No coração da Igreja, At. 11. 19. O local mais evangelizado é  a área quadrada onde esta a Igreja aquele grupo de pessoas já estão saturadas de ouvir o evangelho, mas estão se sufocando dentro de se mesmo sem transmitir para os outros oque tem aprendido, e muitos se alegram em dizer o culto de Domingo foi uma benção,  a Igreja estava lotada tínhamos 50, ou 60 pessoa na Igreja, será que na sua cidade só tem essas pessoas para serem salvas? Com certeza não, e muitas dessas Igrejas já está ali uns 20, 30, e até 50 anos, caríssimos será que estamos fazendo oque o Senhor nos ordenou?  Estamos cumprindo o Ide? Fazemos parte da grande comissão ou da grande omissão?        

  1. PROFUNDO AMOR POR JESUS
Para amarmos os nossos semelhantes, precisamos amar em primeiro lugar o nosso Salvador Jesus Cristo, se não amarmos a Cristo que não estamos vendo, como vamos amar o nosso irmão que não vemos.

  1. Paulo, At. 21. 13; II Co. 5. 11, 14.

  1. Os apóstolos, At. 5. 41.

  1. CONHECIMENTO PESSOAL DO SALVADOR
Para sermos um enviado do Senhor é preciso termos conhecimento pessoal de Jesus, conhecer o Senhor Jesus é muito mais que ser membro de uma Igreja, dar o dizimo, Ter um cargo na Igreja, tomar a Santa Ceia e etc. é muito mais que isso é Ter intimidade com o mestre, obedecer a seus ensinamentos, ser um praticante de suas ordens.      

  1. Paulo, At 22. 15.
  2. João, I Jo. 1. 1, 3.

  1. VIDA VITORIOSA
Para que você possa falar do amor de Deus é preciso Ter uma vida de vitoria,  a vitoria deve ser sobre...

  1. Sobre o mundo, I Jo 5. 14.
  2. Sobre a carne, Gl. 5. 17.
  3. Sobre o diabo, I Jo. 2. 14.

  1. VIDA TRANSFORMADA
Vida transformada não é uma capa religiosa, mais sim um coração quebrantado por Deus, ninguém pode ser um Evangelizador se não for transformado antes, imagine você uma pessoa sem transformação chega para outra pessoa que precisa de uma palavra amiga, esta pessoa está desesperada e a outra começa nada isso é assim mesmo, sempre foi e sempre será te pergunto amigo está pessoa vai se entereçar por Jesus? Se você não é transformado peça a deus essa transformação.        
A. Eram convertidos.
(A). Crentes de Antioquia, At. 11. 21.
(b). Pedro, Lc. 22. 32.

B. Tinha bom testemunho, I Tm. 3. 7.
a). Timóteo, At. 16. 2.
Imagine você uma pessoa que não vivem bem com seus familiares, vizinhos, amigos de trabalho se não dão bons testemunhos com poderão falar que o Senhor Jesus tem feito na vida deles se na verdade não tem feito nada.   
  
C. Viviam oque pregavam,
a). Paulo, Rm. 15. 18; I Co. 9. 27.
O Apostolo Paulo faz uma pergunta para nós você que ensina os outros, não ensina a você também? E incrível ver pessoas que se dizem ser salvas que já estão no céu, e pregam uma moral tremenda mais na verdade não vivem nada disso, lamentável pedimos a Deus misericórdia.      

D. Ganhavam almas com o exemplo.
É impressionante vermos em nosso meio pessoas dando mal testemunho, com seus vizinhos, familiares, e ate na Igreja com isso é mais fácil tirar alguem da Igreja que trazer alguem.   
I Pe. 3. 1, 2.
A). Consideração dos de fora, I Co.  4. 1.
(b). Estima pêlos de fora, At. 5. 13.
E. Eram vasos santificados, II Tm. 2. 21, I Ts. 4. 14.

  1. VIDA DE ORAÇÃO
Muitos querem um grande sucesso em sua vida religiosa mais não querem gastar tempo em oração, se você tem uma vida de 10% de oração será também só 10% de vitorias, quer crescer Espiritualmente comece a orar sem cessar, 100% de oração será também 100% de oração, mais 0% de oração será só 0% de vitorias, ou seja, nenhuma vitoria, fico muito triste quando chego na Igreja e vejo o povo, conversando sem mesmo Ter tirado alguns minutos para orar.
É grande a irreverência nas Igrejas de hoje em dia os grandes cultos oração estão desaparecendo das igrejas, com isso está sendo formado esses membros e obreiros sem nenhuma sabedoria da palavra de Deus, esquecem  que a letra mata mais o Espirito vivifica é a oração que te faz ser um homem fervoroso no poder de Deus.        
a). Paulo, II Tm. 1. 13; Fp. 1. 4; Ts. 1. 2; A salvação de Lídia, At. 16. 13- 15.
b). Pedro, At. 10. 9 - 20; 16. 3- A salvação dos gentios.
c). Estevão, At. 7. 60.
d). As Igrejas, At. 1. 14; 4. 24 - 31; 12. 5.
8-CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS
é lamentável ver em nosso meio pessoas que querem pregar a Palavra sem nenhum preparo, e falam tantas abobrinhas, são tantas profetadas, revelamento e etc, e infelizmente tem muitos coitados cegos espiritualmente que está sempre correndo atras desses desastres que muito chamam de pregadores.        
a). Timóteo, II Tm. 2. 15; 3. 15, 16.
b). Paulo, II Pe. 3. 15.
C). Estevão, At. 7. 2 - 53.
d). Pedro, At. 2. 16.
        
APROXIMAÇÃO DAS ALMAS NO PLANO QUE SE ENCONTRAVAM
a). Paulo, I Co. 9. 19 - 22.
b). Felipe, At. 2. 16.

  1. PREGAVA A PALAVRA COM CORAGEM
Naquela época nem a morte, a fome, prisões, proibições nada podia deter os homens de Deus. Homem tudo serve de impedimento para as pessoas pregarem a Palavra de Deus.
Nem as proibições, At. 4. 15, 18. 28, nem prisões, At. 5. 17- 20, nem as ameaças de morte, puderam deter aqueles irmãos. Eles queriam falar de Jesus, At. 4. 20, 5. 27- 29. 41, 42.

  1. PREGAVAM COM GRAÇA
A Palavra de Deus nos fala que os Apóstolos pregavam a palavra com gratidão, com alegria, com dedicação e com amor.
At. 4. 33.

  1. PREGAVAM COM A VONTADE AINDA QUE VIESSEM SOFRER POR CAUSA DISSO
Nada e nem ninguem podia impedir que eles pregassem a palavra de Deus, nem as ameaças de morte podiam impedir.
Hoje em nossos dias qualquer coisa serve de barreira para impedir que as pessoas pregam a Palavra de Deus.   
At. 7. 51- 60

  1. SUAS PREGAÇÕES COMEÇAVAM E TERMINAVAM COM JESUS
At. 2. 32 – 36, I Co. 22. 1,2.
Recentemente certa irmã ficou muito triste comigo, porque eu em um dos meus sermões eu disse sem relatar nome de Igrejas, claro porque sei o que é ética, e eu falava que em muitas Igrejas em 80% do tempo de cultos só se falam em dinheiro e demônios, e uns 5% se falam de Jesus, isto é de nos deixar triste mais é a mais pura verdade. Muito diferente dos sermões do próprio Jesus, estão arrumando agora os famosos banhos de descarrego para abrir caminhos.
Queridos somente Jesus pode abrir seus caminhos, prosperar em sua vida, curar suas feridas, e mais que importante salvar sua alma.

  1. NÃO QUERIAM GLÓRIA PARA SI
É impressionante como as pessoas querem dividir a gloria de Deus com elas, isto se da no louvar, nas pregações, etc.
O  estrelismo nos nossos dias infelizmente esta tomando o lugar  de nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu em uma cruz para nos salvar, mas não esqueça de uma coisa o Senhor não divide sua gloria com ninguém.     
At. 3. 1 – 16; 10. 25; 14. 14- 18.

  1. TINHAM ALGUMA COISA PARA DAR
Oque você tem para dar? Bom testemunho, exemplo, uma palavra de animo  
At. 3. 6.

  1. TINHAM VISÕES
At. 10. 10; 18. 9 – 10.

  1. TINHAM VIRTUDE NA ROUPA E NA SOMBRA, At. 19. 11, 12, 5. 1 – 11.
A Bíblia nos fala que o Apostolo Paulo mandava suas vestes e lenços e só de tocar nos enfermos eles eram curados e o espírito saia deles, isto que é poder.   

  1. TINHAM DONS ESPÍRITUAL
a). Sabedoria e ciência – Pedro, At. 2.  22, 36, Paulo, II Co. 11. 6.
b). Discernimento – Pedro, At. 5. 4, 5, Paulo, At. 39. 9, 10.
c). Maravilhas – Pedro, At. 9. 36, 42, Paulo, At. 39. 9, 10
d). Curas – Pedro, At. 5. 11, 2; 9, 34, 35, At. 14. 8, 10.

  1. TINHAM DIREÇÃO DE DEUS
a). Na vida material: Discípulos, Lc. 19 29 – 34 Pedro e João, Lc. 22. 8 – 13.
b). Na vida Espiritual.

  • Ananias, At. 9. 10 – 18
  • Pedro, At. 10. 11, 12, 19, 21
  • Felipe, At. 8. 26 - 30  

10- O EVANGELHO NA IGREJA PRIMITIVA ALCANÇOU SUCESSO TOTAL

Possuídos das características já abordadas, não tardou que as almas evangelizadas viessem render-se aos pés do Salvador, pois o número dos salvos crescia todos os dias, At. 2. 47; 5. 14; 9. 31; 11. 24.
 A ordem de Jesus foi cumprida, Mt. 28. 19; Mc. 16. 15; At. 1. 8. Começaram em Jerusalém, At. 5. 28, daí foram á Judéia, Galileia e Samaria, At. 8. 9, 31; a seguir foi a vez da Cesaréia,  At. 10, para, em seguida atingirem a Antioquia, At. 11. 22 – 26 ; At. 13.
  Finalmente as boas novas chegaram a Europa, At. 16. 9, América do Norte e, em 1911 a Pátria Brasileira.

(II) EVANGELIZANDO ADOLESCENTES
Eu sou muito criticado por gosta de trabalhar com os jovens e adolescentes, mais não temos visto nada nas Igreja de hoje para atrairmos nossos jovens, eu amo nossos irmãozinhos mais velhos também, mais não podemos despedir nossos jovens e adolescentes, pois são a Igreja do futuro. Pense você também um meio para tirar os jovens das drogas, e outras violências que está matando nossos jovens e adolescentes.   

  1. INTRODUÇÃO
A Igreja no Evangelismo de Crianças e Adolescentes.

A  EXTRAORDINÁRIA  MASSA HUMANA EXISTENTE NO MUNDO NESTAS FAIXAS ETÁRIAS.  

II- A ADOLESCÊNCIA
Na civilização ocidental, a adolescência é vista como um período de transição entre a infância e a vida adulta. Esta transição envolve mudanças psicológicas, emocionais, sexo, e também educacionais, e intelectuais.

III- O ADOLESCENTE – ALGUMAS CARACTERISTICAS GERAIS
1. Uma pessoa, no sentido pleno da palavra..
2. Questionamento dos valores morais.
     a). por que isto é certo e aquilo é errado?
     b). O que é certo? O que é errado?
     c). Que diferença tem em fazer isto ou não fazer?
3. Sonhador – Romântico.
4. Especulação
    a). Filosófica – Um significado para a vida, busca da verdade.
   b). Religiosa – A existência de Deus, do céu e do inferno.

  • A verdadeira religião. Bíblia e Ciência.
5. Tendência a solidão e á fuga da realidade da vida.
6. Acentuados sentimento de inferioridade.
A adolescência é a fase da vida em que o ser humano se sente altamente anulado, despersonalizado, reduzido a nada, a zero, á esquerda, porque, não sendo mais criança, também ainda não é aceito como adulto.
7. Luta por sua auto- afirmação e independência.
8. Necessidade de um herói, um ídolo, para imitar – um modelo novo com o qual possa identificar-se, substituindo, assim, o que é “velho”, “quadrado” “superado”.
9. Geralmente radical.
10. Geralmente mestre no “jogo de engano”.

IV- ALGUMAS NENECESSIDADES BÁSICAS DO ADOLESCENTE

  1. Aceitação
  2. Amor
  3. Reconhecimento

V- ESTABELECENDO UM PROGRAMA DE EVANGELISMO DE ADOLESCENTE

  1. Seja sensível ao contexto sócio – econômico e cultural dos adolescentes que você deseja alcançar.
  2. Identifique-se com eles:
a). Creio que atingimos as pessoas do nível do nosso conhecimento de  suas necessidades e de nossa identificação com elas.
b). Creio que um dos princípios mais profundos de Evangelismo ensinados na Bíblia é que, para alcançar as pessoas humanas, Deus desceu, em Cristo, ao nível em que elas estavam.    

  1. Organize, inicialmente, um trabalho com adolescentes crentes em sua Igreja. Procure trabalhar na vida desses adolescentes de forma a promover o seu crescimento no Senhor. Entre as várias atividades que podem ser desenvolvidas com eles não pode faltar um sólido ensino bíblico que os ajude em áreas criticas da sua faixa etária, tais como:
a). A existência de Deus.
b). Evidências de que a Bíblia é a Palavra de Deus.
c). A realidade da Salvação em Cristo.
d). A realidade do Céu e do inferno.
e). princípios bíblicos sobre a pureza moral relacionada com namoro, sexo, divertimentos, linguagem. etc.

  1. Busque a orientação de Deus sobre uma boa maneira de iniciar o trabalho Evangelístico. Peça idéias ao Espírito Santo.
  2. Seja criativo no Espírito Santo. O Espírito Santo usa nossa criatividade.
  3. Desenvolva tanto quanto possível os adolescentes crentes sob sua liderança no seu programa do Evangelismo. Utilize suas capacidades e talentos. Eles surpreenderão suas expectativas.
  4. Desenvolva e cultive, no seu coração, uma atividade de prontidão para aprender sempre.     


VI- ALGUMAS MANEIRAS DE EVANGELIZAR ADOLESCENTES
                       (Utilizando, sempre, adolescentes crentes)

  1. Evangelismo pessoal.
  2. Através da música.
  3. Conferências, em locais apropriados, sobre temas de seu interesse.

Exemplos:
                          “A VIDA TRIUNFANTE”
                         “CONHEÇA VOCÊ MESMO”
                         “VIVENDO INTENSAMENTE
               

  1. Reuniões sociais informais em casa de adolescentes crentes.
  2. Literaturas apropriada.
Em 1976 - 10% dos adolescentes usavam drogas.
Em 1982 – 18%,  
42% dos alunos do 1.° grau usam álcool.
Em 1998 são aproximadamente 90%.

                                        
(III) EVANGELISMO E MISSÕES

I - INTRODUÇÃO
“ E este evangelho será pregado em todo o mundo”, Mt. 23. 13, é realmente uma profecia. Nunca em toda a historia da cristandade houve tanto esforço missionário como nos últimos tempos. Missionários têm sido enviados para todas as partes do mundo. As ondas radiofônicas levam o Evangelho até onde a presença de missionários é proibida. A Bíblia já está traduzida em mais de 2.000 línguas e dialetos, mas o Senhor da seara continua chamando ceifeiros para esta tão importante tarefa.
“Como crerão se não há quem pregue” Rm. 10. 14 – 17.
Eis ai a razão de enviarmos mais missionários para anunciar as boas nova de Salvação, Rm. 10. 15. Que Deus nos dê a sua graça para que possamos Ter a vida missionária e nos apresentarmos diante Dele naquele dizendo: “ Eis-me aqui com os filhos que tu me deste”, Hi. 2. 13.


     II- O MUNDO É O CAMPO MISIONÁRIO
Mt. 13. 38
Não á limites de Fronteiras para Evangelizar, todo o mundo está ao nosso alcance, para cumprirmos o Ide de Jesus.

  1. O CAMPO NÃO É OS TEMPLOS.
Ainda que obtemos no templo algumas conversões, até é a “casa de oração”, Mt. 21. 12, 13 ; At. 3.1 e de ensino, At. 5. 21. Mais não o lugar ideal para Evangelizarmos, a massa uma está lá fora se perdendo.   

  1. O CAMPO NÃO É OUTRAS IGREJAS
II Co. 10. 16,  o lugar do missionário pescar é em alto mar, Lc. 5. 4, e não em aquários alheio. É uma falta de vergonha o que temos visto nos dias de hoje, pessoas que se vai uma vez em sua Igreja não perde tempo logo já tenta um meio para tentar um pé de ouvido com alguem, tentado assim leva-lo para sua Igreja.  

  1. O CAMPO NÃO É SOMENTE NOSSA VILA OU BAIRRO, ONDE QUER QUE GANHEMOS AÍ ALGUMAS ALMAS PARA O SENHOR

  1. O CAMPO É O MUNDO
Mt. 13. 38. A visão da Igreja deve ser uma visão missionária, abrangendo o mundo todo. Vejamos alguns texto neste sentido:

“Todas as sinagogas” – Mt. 9. 23
“Todas as gentes” – Mc. 13.10
“Todas as nações” – Mt. 28. 19
“Todas as aldeias” – Mt. 9. 35
“Todo o mundo” – Mc. 16.15
“Os confins da terra” – At. 1. 8
“Em todo o lugar” – At. 17. 30


III- VISÃO MISSIONÁRIA- A SALVAÇÃO DE TODOS OS HOMENS
 Convite da salvação destina-se a todas as pessoas em todos os lugares independente de cor, credo, religião, raça, cultura e posição social.
 A visão espiritual é de vital importância para aquele que deseja ganhar almas para Cristo.

  1. NA VISÃO MISSIONÁRIA TODOS OS HOMENS ESTÃO INCLUIDOS,           vide Mc. 16. 15, Jo. 3. 16, I Tm. 2. 4, Tt. 2. 11, Ap. 5, 9.

  1. VISÃO GERAL
At. 1. 8.
a). Jerusalém – trabalho realizado em casa, com vizinhos, na escola, no trabalho, etc.
b). Judéia – trabalho realizado nas vilas e bairros próximos.
c). Samaria – trabalho realizado nas cidades distantes.
d). Confins da terra – trabalho realizado em todo o mundo.


IV – VISÃO MISSIONÁRIA – AS ALMAS SOMENTE PODERÃO CRER DEPOIS DE OUVIREM A PALAVRA
Rm. 10. 11 – 14.
 As 4 palavras do texto supra: crer, ouvir, pregar, e enviar.
O missionário é enviado, prega, o povo ouve e crêr.
Enquanto não crer o homem está perdido Jo. 3. 13 – 36, porém, quando ouve a palavra ele adquire fé – Rm. 10. 17, e esta comunica-lhe salvação, Ef. 2. 8, e muitas outras bênçãos celestiais, Mc. 16. 17, 18.

V- PERIGOS QUE AMEAÇAM A OBRA MISSIONÁRIA

  1. COMUNISMO – I Jo. 1.4, Jo 9. 4
  2. NACINALISMO – Jo. 4. 9, Lc. 9. 51 – 53
  3. RELIGIÕES FALSAS – At. 19. 18, 19

VI – A IGREJA E A OBRA MISSIONÁRIA

  1. A Igreja deve falar sobre a assunto, At. 15. 3, 7. 14, 10. 18.
  2. A Igreja deve orar para Deus levantar missionários, Mt. 9. 38, At. 13.1- 3.
  3. A Igreja deve enviar os chamados, At. 13. 13 , 15. 40, 41.
  4. A Igreja deve sustentar financeiramente o missionário I Co. 9. 4 – 14, Mt. 10. 10.
  5. A Igreja deve orar pelo missionário – At. 14. 23 – 26, 15. 40, Ef. 6. 19.
  6. A Igreja deve investir parte de seus recursos financeiros na obra missionária, Lc. 6. 38, Pv. 11. 24, 25.
  7. A Igreja não deve desanimar pelo fato de algumas portas estarem fechadas para o evangelho. Outras estão abertas, vide At. 13. 45 – 51, 14. 3 – 6, 14. 20, 21.
  8. O missionário deve trazer relatórios do trabalho que está sendo feito, At. 15. 3 – 14, 14. 27, 21. 19.


O MISSIONÁRIO

  1. E a chamada para esta obra, At. 26. 19, II Tm. 4.5
  2. E a certeza da salvação, II Tm. 1. 12, II Co. 4. 13
  3. E a Palavra de Deus – II Tm. 2.15
  4. E a Oração, At. 13. 1 – 3 , Rm 12. 12
  5. E o poder do Espírito Santo, At. 11. 24
  6. E a direção de Deus, At. 8. 6 – 13 , 10. 9 – 16
  7. E a renúncia, II Co. 11. 23 – 28
  8. E o conhecimento do campo missionário

  a). Língua – At. 22. 2, 21. 37
  b). Costume – At. 17. 22
  c). Tradições – I Pe. 1. 18
  d). As leis do Pais – Mt. 22. 2, I Pe. 2. 13 – 18
  e). Religiões existentes – At. 17. 19 – 23

  1. E o amor as almas perdidas, I Co. 13. 1 – 8
  2. E o seu entusiasmo, At. 14. 20 – 22
  3. E a convicção que, sem Jesus, o mundo está perdido, Rm. 6. 23
  4. E o tempo de permanência no Pais, Lc. 22. 35
  5. E a formação de obreiros locais, At. 14. 23, 20. 17.

O DESAFIO DO LUGAR DESERTO

  1. Jesus está disposto a alimentar o povo no deserto.
  2. O deserto das solidão.
  3. O deserto das drogas.
  4. O deserto das religiões falsas, Lc. 21. 25.
  5. O deserto das aflições.
  6. O deserto das imoralidade, Rm 1. 24, 1. 29.
  7. O deserto dos conflitos, Mt. 10. 21, 24 – 27 , 24. 10.
  8. O deserto do machismo, Sl. 14. 1.
  9. O deserto do silêncio da Igreja, Ez. 22. 30.

O DESERTO DA NOITE QUE SE APROXIMA

  1. “O dia já declina”. O dia da graça, o dia da liberdade.
  2. A noite das perseguições.
  3. A Igreja Subterrânea.
  4. Portas que se fecham.
  5. A noite vem – Jo. 9. 4.
  6. Que recursos se poderia conseguir dentro da noite?
  7. A situação do Brasil.
   
Sempre existem espíritos imundos provocando a Igreja do Cordeiro, atacando a obra missionária, desafiando os poderes espirituais.


O DESAFIO DOS RECURSOS LIMITADOS

  1. Quantos pães tendes?
  2. Jesus decidiu usar os recursos de que dispusessem os discípulos.
  3. Temos que Ter algo conosco.
  4. Temos que possuir um capital, a fim de investir no reino de Deus.
  5. “O que tenho, isso te dou”.


O DESAFIO DE NOSSA RESPONSABILIDADE

  1. Deus não confiou esta obra junto aos anjos, Mc. 1. 2, I Cr. 21. 16.
  2. “Dai-lhes vós de comer”.
  3. O perigo de fugir á nossa responsabilidade: Jonas.
  4. Ezequiel 3. 17 – 18.
  5. Não podemos, nem devemos transferir nossa responsabilidade.
  6. O perigo de nos mantermos com as mãos vazias. Cada vez que um crente se mantém de mãos vazias, o inferno se alegra, mas nós temos que entristecer o inferno, então cumpramos o nosso dever.
  7. A responsabilidade se relaciona com a visão, Jo. 4.35.
  8. A natureza de nossa responsabilidade, Mt. 4. 19.
  9. Nossa responsabilidade exige compromisso e renúncia: Deixa o mar, as redes, a isca, o barco, a coletoria, os familiares, Mc. 1. 18, 20; 10. 28, 29.
  10. A responsabilidade vem acompanhada de autoridade, Jo. 20. 21 – O Batismo com o Espírito, Lc. 4. 18.
  11. A responsabilidade deve ser seguida de atividade. Na ano de 1978 havia 27.399 missionários mórmons em 48 países do mundo. Quantos missionários têm os seis milhões de pentecostais brasileiros?
Menos de duas centenas em cerca de 20 países. Estamos sob o peso dos desafios sem a necessária audácia para vencê-los. Os missionários que voltam estão deixando cadeiras vazias. Não são substituídos por novos. O que está acontecendo? O mundo islâmico atualmente é um mundo de 800 milhões de indivíduos. Ponha este número em seu coração e comece a chorar. Chorar na presença de Deus por causa dos milhões que estão vivendo sem Deus. Não temos missionários no mundo muçulmano, e isto deveria envergonhar-nos.  Deveria nos fazer pensar  com temor e tremor.
Não estamos enfrentando o desafio.    

  1. Nossa responsabilidade se relaciona com um senso de urgência: desde Adão até 1945 a velocidade do mundo era de 50 km/h. Desde 1945 até 1980 a velocidade média do mundo passou para 50.000 km/h.
Estamos na era dos foguetes, das espaçonaves, dos aviões supersônicos, dos mísseis balísticos intercontinentais,  da velocidade além de nossa imaginação. A pergunta que nos choca é está:
Á QUE VELOCIDADE A IGREJA MARCHA ATUALMENTE?
A 50 ou a 50.000 quilômetros por hora?.


EVANGELISMO E EDUCAÇÃO TEOLÓGICA
Pedro Quazada

A Educação é a preocupação de todas as coletividades, uma vez que a sobrevivência da vida social, sua continuidade, estabilidade e progresso dependem fundamentalmente dela. (A História da Igreja).
  Antigamente a melhor qualidade do aluno era a boa memória. Sabia mais quem conhecia mais as coisas de memória, quem era capaz de falar mais tempo no assunto, atualmente acredita-se que aprender significa saber, mas saber, não significa apenas repetir de cor a sim fazer. Passou-se, assim, de um conceito verbal para um conceito prático (Lc. 10. 25 – 29).
   
   Quem educa, educa para um fim. O Apóstolo São Tiago fala de religião em termos práticos e não teóricos.
         Diz-se que uma pessoa aprendeu, quando pelo ensino recebido, muda o seu comportamento e é capaz de transmitir a outros aquilo que recebeu (Dt. 31. 12, Sl. 119;  I Sm. 16. 16, Cf. Sl.51. 10 – 13).


EDUCAÇÃO TEOLÓGICA OU RELIGIOSA?
O termo TEOLOGIA é menos comum do que o termo RELIGIÃO.
Há, porém, o uso indiscriminado dos dois termos por parte de muitos.


1. Etimologia da palavra:
a). Religião – onis – Fidelidade do dever, lealdade, consciência do dever, escrúpulo religioso.
b). Religere – (Cícero) – Retomar o que tinha sido.
c). Religare – (Agostinho) – Ligar.


OBSERVÂNCIA E EXPRESSÃO RELIGIOSA
As religiões exigem determinada observância da parte dos seus seguidores fiéis, o que varia em função de fatores culturais, sociais e psicológicos.


CONCEITO
Reconhecer-se a existência de uma religião sempre que se manifesta numa sociedade um corpo organizado de crenças que ultrapassem a realidade da ordem natural.

TEOLOGIA  
 Etimologia da palavra:
    a). Teo – quer dizer Deus.
   b). Logia – quer dizer tratado ou discurso.
Teologia é, portanto, um tratado ou um discurso acerca de Deus. Ela se divide em vários departamentos:

  1. Teologia Exegética
  2. Teologia Histórica
  3. Teologia Dogmática
  4. Teologia Bíblica
  5. Teologia Sistemática


RELACIONAMENTO ENTRE A RELIGIÃO E A TEOLOGIA
a). A Religião representa as atividades que unem o homem a Deus numa determinada relação.
b). A Teologia é o conhecimento acerca de Deus.
Assim é que a religião é a prática enquanto que a teologia é conhecimento. É fatal concluir que o relacionamento, isto é, a religião vai depender do conhecimento, isto é da teologia.
Entre a religião, portanto, e a teologia, deve haver uma coexistência na verdadeira experiência do Evangelismo e Educação Teológica.
...Cristã. Na prática, todavia, acontece uma pessoa ser um teólogo sem ser religioso ou ser religioso sem ser teólogo. Teologia sem religião é formalismo, é reduzir o homem ao mecanismo; Religião sem teologia, sem educação, sem esclarecimento e compreensão, leva ao fanatismo, á destruição.
  Esta é a mensagem da Bíblia para o Teólogo: Jo. 13. 17. Mas também tem uma mensagem para o religioso II Tm. 2.15, Lc. 6. 40, Cl. 4. 6, I Pe. 3. 15.

A EDUCAÇÃO TEOLÓGICA NO ANTIGO TESTAMENTO

  1. Antes de entrar em Canaã, Dt. 4. 5 – 10 ; 6. 6 – 9 ; Êx.18. 15, 16.
  2. No tempo dos Juizes, Jz. 2. 10; Jz. 2. 11, 12; 17. 6; 18. 1; (Jz. 19. 1).
Depravação, violência e vingança é o que caracteriza um povo que não conhece o Senhor.

  1. No tempo de Samuel, I Sm. 10. 51.
  2. No período  dos Reis, Josafá II Cr. 17. 7 – 10.
  3. Depois do cativeiro, Ed. 7. 10; Ed. 9. 1, 4; Ne. 8. 1, 2, 8, 9.

EDUCAÇÃO TEOLÓGICA NO NOVO TESTAMENTO

  1. Na Escola dos Fariseus era Tradicionalista. Mt. 15. 1 – 9; Mt. 23. 15.
  2. Na Escola de Cristo era Revolucionária. Jo. 8. 31, 32; Mt. 7. 28, 29; Jo. 7. 44 – 46.
  3. Ordenada por Cristo á Igreja. Mt. 28. 16 – 20.
  4. Observada pela Igreja Primitiva:
 a). Em Jerusalém At. 2. 42; 5. 42; 8. 14, 15.
 b). Em Antioquia At. 11. 20 –26.

OS 6 SEGREDO DA EVANGELIZAÇÃO MUNDIAL

ENQUANTO A DIA
Texto: Jo. 9. 4.
“ Cada coração sem Cristo é um campo missionária”
“Cada coração com Cristo é um missionário”


UMA PROFUNDA VISÃO ESPÍRITUAL
Visão espiritual é um fator importantíssimo, para fazermos a vontade de Deus, tenho falado muito na Igreja onde trabalho que sem visão do reino de Deus não tem como servirmos a Cristo, muito menos ser um evangelizador. Busque ainda que você tenha que pagar um alto preço pela visão do reino de Deus.   

  1. Levantai os vossos olhos, Jo 4. 35
  2. ...vasaram os olhos ...; II Rs. 25. 7
  3. O meu olho move a minha alma, Lm. 3,51
  4. Eu vi o Senhor, Is. 6.1
  5. Vês tu como o Senhor? Jó. 10. 4
  6. “ Viu-o ...”,Lc. 19. 5
  7. E que unjas os meus olhos... Ap. 3. 18.

UMA VERDADEIRA PAIXÃO PÊLOS PERDIDOS
Se você procurar de capa a capa em sua Bíblia você não vai encontrar expressão de amor como esta de João 3;16 “ Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que ele deu seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna”.  
Isso é oque  Deus quer que nós tenhamos amor pelas almas, infelizmente em nossos dias muito amigo de ministério, estão se preocupando com os grande centro, e estão deixando as vilas, pequenas cidades e as comunidades rurais, sem serem alcançado pelas boas novas de salvação, caríssimos amigos está na hora de erguemos a cabeça e começarmos nos preocupar mais com as almas, que estão morrendo sem salvação, se você anunciar e não for ouvido pelo menos fizeram sua parte, mais se omitirmos vamos Ter que dar conta dessas vidas ao Senhor; naquele dia. Olha que responsabilidade eu e você temos com as almas, dos que ainda não ouviram falar de Jesus.    

  1. A paixão de Deus, Jo 3. 16; I Tm. 2.4; Sl. 86. 15.
  2. A paixão de Paulo, At. 17. 16; Rm. 9. 2, 3; I Co. 9. 16.
  3. A paixão de Moisés, Êx. 32.32.
  4. A paixão do Samaritano, Jo. 4. 28.
  5. A paixão de Jesus,.
             a). Paixão de médico, Mt. 14. 14; Mc. 1.40, 41.
             b). Paixão de amigo, Mt. 15. 32.
             c). Paixão de pastor, Mt. 9. 36     
            d). Paixão de consolador, Lc. 7. 18.
            e). Paixão de libertador, Mc 5. 19.        
            f). Paixão pêlos cegos, Mt. 20. 30, 34.
            g). Paixão Paternal, Mc. 5. 34.
            h). Paixão por um surdo, Mc. 7. 33, 34.
           i). Paixão pelas multidões, Mc. 6. 34; Mt. 9. 36.
           j). Paixão por Jerusalém, Mt. 23. 37; Lc. 19. 41.


UM FORTE SENSO DE RESPONSABILIDADE
Devemos saber da nossa responsabilidade para com as boas novas de salvação, e pregar a Palavra onde estivermos e nunca esperar pêlos outros, a responsabilidade é minha e sua.  

  1. Eu vos envio a vós, Jo. 20. 21.
  2. Que pregues a Palavra, II Tm. 4. 2.
  3. ... me é imposta essa obrigação, I Co. 9.16.
  4. ... te constitui por atalaia, Ez. 33. 7, 8.
  5. ... não irá pêlos montes? E Mt. 18. 12, 13.
  6. ... e deis fruto, Jo. 15. 6.
  7. Quem irá por nós? Is. 6. 8.
  8. Que sejais pescadores... Mt. 4. 19.
  9. Este achou primeiro, Jo. 1. 41, 42, 45.
  10. Eu plantei ..., I Co. 3. 6.
a). Plantar é proclamar, pregar
b). Pregar é ensinar, acompanhar
c). Crescer para colher
UM REAL SENSO DE URGÊNCIA

  1. “ A noite vem”, Jo. 9. 4 – Religiões falsas, Ateísmo, materialismo, comunismo, drogas, humanismo, satanismo.
  2. A vinda do senhor se aproxima, Ap. 22. 20.
  3. Muitas portas estão fechando.
  4. Bilhões de almas estão a perecer, Mc. 6. 34 – 36.
  5. ... não irá pêlos montes.
  6. O crescimento populacional.
  7. Satanás não dorme e age rapidamente.
  8. Hoje é o único dia realmente disponível.
  9. Remindo o tempo, Ef. 5. 16.
  10. “ Pela manhã e a tarde”, Ec. 11. 6.
  11. Antes que o verão finde, Jr. 8. 20

A DERTERMINAÇÃO DE ALCANÇAR

  1. O exemplo da Igreja Primitiva. Ela alcançou
            a). Jerusalém, At. 2. 47; 5. 28.
           b). Os Judeus, At. 18. 24 – 28.
          c). Os Samaritanos, At. 8. 1 – 24.
          d). Os Romanos, At. 10. 1 – 48.
          e). Os Gregos, At. 16. 9 – 40.
          f). Os Etíopes, At. 8. 26 – 39.
          g). Praticamente o mundo todo, At. 28. 30, 31.

  1. Para alcançar é preciso, IR, SAIR, PARTIR.
            a). Ir aos perdidos, Mt. 10.6.
           b). Ir a todas as nações, Mt. 28. 20.
          d). E, indo, pregai, Mt. 10. 7.
           e). “Sai pêlos caminhos”, Lc. 14. 23.
          f). Saiu a semear, Mt. 13. 3.
          g). E eles, tendo partido...Mc. 15. 20.

ESTRATÉGIAS DE EVANGELISMO

INTRODUÇÃO

A tarefa de Evangelismo é imposta a toda Igreja de Cristo na terra.
Em todas as épocas e lugares, o Evangelismo sempre foi a prioridade número um do rebanho do Cristo.
 Como todas as atividades inerentes ao ser humano, o Evangelismo tem também, as suas estratégias. A metodologia do Evangelismo é, sempre um elemento fundamental no reino de Deus.
  Nos últimos anos o movimento missionário e Evangelístico tem atingido níveis surpreendentes.
  Lugares nunca antes alcançados são,  agora, alvo das atenções das Igrejas de Cristo em uma nova dimensão, embora poderia ser bem maior esse trabalho de Evangelismo se todas as Igrejas vivessem em prol do reino de Deus e não de um reinado aqui na terra.
Grande descobertas têm sido feitas em função de novas táticas de Evangelismo.
Por causa dos estudos e pesquisas elevados  feito mais recentemente, nova estratégias têm sido traçadas com o objetivo especifico de alcançar os povos da terra, antes que seja tarde demais. Lembremos que a hora é agora.
A Palavra de Deus continua a mesma, o estado de espirito do homem continua o mesmo. As estratégias sim podem sofrer alterações a fim de que sempre sejam obtidos melhores resultados.
O Evangelismo que tem resultados frutíferos tem suas características definidas.

  1. Evangelismo Eficiente.
  2. Evangelismo Agressivo.
  3. Evangelismo Bíblico.
  4. Evangelismo Apaixonado.
  5. Evangelismo Especifico.  

EVANGELISMO EFICIENTE
O Evangelho é sempre eficiente. O Evangelismo, não O Evangelho nunca falha, ás vezes se registra o fracasso do Evangelismo. Para ser eficiente, o Evangelismo tem que ser feito pela Igreja Tudo quanto as organizações podem e devem fazer, é oferecer um suporte para as Igrejas.
Nunca substituí-las.
Somente homens e mulheres regenerados podem, através do Evangelho regenerar o mundo. Para ser eficiente o Evangelismo, devem os Evangelistas ser pessoas que tenham tido um encontro real com Deus.

EVANGELISMO AGRESSIVO
O Evangelismo não deve ser uma tarefa passiva. É, ao contrário, profundamente ativo. Evangelismo agressivo não significa Evangelismo irreverente, imprudente e impulsivo. A fé e o poder não excluem a sabedoria.
 Evangelismo agressivo significa Evangelismo ousado, disposto a “ demonstração do Espírito de poder”. Evangelismo significa uma operação cheia de fé, cheia de inteligência e cheia de fervor.

EVANGELISMO BÍBLICO
Em muitas partes do mundo está praticando um Evangelismo que não se baseia efetivamente na Bíblia.
Ganhar almas é o dever principal de cada cristão, e de cada Igreja local.
As almas que devem ser ganhas são almas que devemos primeiramente amá-las.
Sem amor não podemos e nem devemos efetivamente Evangelizar.
Jesus Cristo primeiramente via as almas, em seguida amava-as e finalmente salvava.
A maior estratégia de Evangelismo continua tendo como fundamento o amor, que vem de Deus.
A eficácia do Evangelismo se relaciona mui intimamente com o propósito que norteia aqueles que o praticam. A Bíblia aponta o alvo fundamental do Evangelismo: Ganhar almas para Cristo.
Qualquer outro objetivo nulifica a ação Evangelizadora. Daí a necessidade de nos determos no exame da genuína importância de conquistar as almas perdidas para o Senhor Jesus Cristo.
A importância de ganhar almas:
a). Ganhar almas é um dever. “ Que pregues a Palavra, a tempo e fora de tempo”, II Tm. 4. 2.
b). Ganhar almas é um privilégio. “Assim como o pai me enviou eu vos envio a vós”, Jo. 20. 21.
c). Ganhar almas é uma obrigação. “Porque se anuncio o Evangelho, não tenho de me gloriar, pois me é imposta essa obrigação. A ai de mim se não anunciar o Evangelho”, I Co. 9. 16.


Pastor Florisvaldo R Soares
28/06/2006 ás 01h25min minutos da manhã.
 
     
                     

              







  
        
                   

                                    
   
                               
                   

       


                

                
           
 



  


 

Nenhum comentário: