quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Papa Francisco destaca três dimensões do ecumenismo

Papa Francisco destaca três dimensões do ecumenismo


Shutterstock
Shutterstock

Santo Padre, Papa Francisco costuma destacar o ecumenismo em três dimensões: o ecumenismo do sangue, o ecumenismo do pobre e o ecumenismo da missão.
Em seu discurso diante do Patriarca Neofit, em recente visita à Bulgária, Francisco indicou um caminho prático para a unidade dos cristãos pertencentes a diferentes confissões. O Papa ainda recordou que os perseguidores não fazem distinção quando atacam os crentes em Cristo e seus lugares de oração.
Ecumenismo do sangue
Ele relembrou os cristãos búlgaros que padeceram sofrimentos por causa do nome de Jesus, em particular durante a perseguição do século passado, além de recordar outros cristãos ao redor do mundo, que continuam sofrendo por causa da fé.
Ecumenismo do pobre
O Pontífice convida a caminhar e dar testemunho, em particular servindo aos irmãos mais pobres e esquecidos, nos quais Ele está presente. É “o ecumenismo do pobre”. Já se pode ser unidos, já se pode caminhar juntos, prescindindo dos diálogos de cúpula e das diferenças teológicasPode-se testemunhar o Evangelho ao lado de quem sofre.
Ecumenismo da missão
Está ligado à missão e à comunhão, a exemplo dos Santos Cirilo e Metódio. Pode-se caminhar juntos, buscando anunciar o Evangelho. O Papa insiste, em particular, sobre os jovens“Como é importante, no respeito pelas respectivas tradições e peculiaridades, ajudar-nos e encontrar modos para transmitir a fé segundo linguagens e formas que permitam aos jovens experimentar a alegria de um Deus que os ama e os chama”.
Fonte: Vatican News

Nenhum comentário: