segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PODERIA SER PIOR


PODERIA SER PIOR

O VERSÍCULO DE HOJE ESTÁ EM DEUTERONOMIO 14:7
QUANDO ENTRE TI HOUVER ALGUM POBRE DE TEUS IRMÃOS, EM ALGUMA DE TUAS PORTAS, NA TUA TERRA QUE O SENHOR, TEU DEUS, TE DÁ, NÃO ENDURECERÁS O TEU CORAÇÃO, NEM FECHARÁS A TUA MÃO A TEU IRMÃO QUE FOR POBRE;”
O DIA APENAS AMANHECEU E JORGE JÁ ESTAVA A CAMINHO DA EMPRESA EM QUE TRABALHAVA. OS PASSOS LENTOS E O OLHAR VOLTADO PARA O CHÃO DEMONSTRAVAM A TRISTEZA E O DESALENTO DE QUE JORGE POSSUIA.
ELE ENTROU NO LOCAL DE TRABALHO ALGUNS MINUTOS ANTES DO HORÁRIO E CUMPRIMENTOU UM COLEGA, UM TANTO DESANIMADO.
AO PERCEBER A TRISTEZA DE JORGE, O COMPANHEIRO LHE PERGUNTOU INTERESSADO:
-? O QUE ACONTECEU COM VOCÊ? SEU OLHAR DENUNCIA SENTIMENTOS AMARGOS.
- É VERDADE DISSE JORGE. TENHO NOS OMBROS O PESO DA DESESPERANÇA. À MINHA VOLTA SÓ ACONTECEM DESGRAÇAS E MAIS DESGRAÇAS. SINTO-ME IMPOTENTE E PENSO QUE SOU O HOMEM MAIS INFELIZ DA FACE DA TERRA.
- MAS, AFINAL DE CONTAS, O QUE ACONTECEU? – INDAGOU O COLEGA.
- ORA, MEU IRMÃO MAIS NOVO CONTRAIU GRANDE DÍVIDA E FUGIU SEM DEIXAR O ENDEREÇO. MEU CUNHADO ENVOLVEU-SE COM ASSALTANTES E ESTÁ ATRÁS DAS GRADES.
O COMPANHEIRO QUE OUVIA ATENTO OBSERVOU E PENSOU: – MAS PODIA SER PIOR. E JORGE CONTINUOU:
- MINHA ESPOSA, ENVOLVEU-SE COM UM RAPAZ BEM MAIS NOVO QUE ELA, E ABANDONOU O LAR. – MAS PODIA SER PIOR. – RETRUCOU O COLEGA. – MEU MELHOR AMIGO ME TRAIU, ESPALHANDO CALÚNIAS A MEU RESPEITO.
- NO ENTANTO, PODIA SER PIOR. – FALOU NOVAMENTE O COMPANHEIRO.
JORGE NÃO SUPORTOU MAIS OUVIR AQUELA AFIRMATIVA E PERGUNTOU UM TANTO IRRITADO:
- ORA, EU JÁ LHE CONTEI TANTAS DESGRAÇAS E VOCÊ SÓ SABE DIZER QUE PODIA SER PIOR? O QUE PODERIA ACONTECER QUE FOSSE PIOR DO QUE ISSO?
O AMIGO RESPONDEU SERENAMENTE:
- VOCÊ FALOU QUE O SEU IRMÃO TOMOU UM EMPRÉSTIMO E NÃO HONROU O COMPROMISSO. SEU CUNHADO ENVOLVEU-SE EM ASSALTOS, SUA ESPOSA O TRAIU E SEU MELHOR AMIGO O CALUNIOU.

E EU POSSO AFIRMAR COM SEGURANÇA QUE PODIA SER PIOR, SE FOSSE VOCÊ O AUTOR DE TANTOS DESATINOS. JORGE UM TANTO CHOCADO OLHOU LONGAMENTE PARA O COLEGA E RESPONDEU MEIO RETICENTE: – - É…PODIA MESMO SER PIOR.

ÀS VEZES NOS DEPARAMOS COM SITUAÇÕES QUE NOS DEIXAM TRISTES, PORQUE SENTIMOS O CORAÇÃO DILACERADO PELA TRAIÇÃO, PELA CALÚNIA, OU PELOS ERROS COMETIDOS PELOS ENTES QUERIDOS.
PORÉM SE CONSEGUIRMOS PERMANECER FIÉIS À NOSSA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA, PODEREMOS OFERECER APOIO AOS QUE AINDA SE DEBATEM NAS ÁGUAS TURBULENTAS DOS VÍCIOS MORAIS.
PENSE NISSO! AINDA QUE A NAVALHA DA INGRATIDÃO NOS DILACERE, AINDA QUE A DESGRAÇA DOS SERES AMADOS COMPRIMA NOSSO CORAÇÃO, LEMBREMOS O EXEMPLO MAIOR DE JESUS, DIANTE DA TRAIÇÃO DO AMIGO QUE COM ELE CONVIVERA POR LONGOS ANOS.
POR FIM, DEVEMOS LEMBRAR DA DERRADEIRA FRASE QUE JESUS DISSE DO ALTO DA CRUZ : “PAI, PERDOA-LHES, PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM”.

Nenhum comentário: