Como discernir minha vocação?

O que você vai ser quando crescer? Esta é normalmente a pergunta que a maioria de nós faz para as crianças em relação à escolha da profissão. Mas, e sobre a vocação? Como e quando se começa a pensar a respeito?
Talvez não haja um momento ideal, pois, discernir a vocação exige autoconhecimento, uma percepção mais profunda de si mesmo, e isso é muito particular de cada pessoa. Discernir a vocação é encontrar o sentido da vida. Vocação tem origem no latim “vocare”, que significa chamar.Todos nós somos chamados por Deus a ter uma vida realizada e plena.
Muitas pessoas têm dificuldade de perceber a sua vocação, se seguirão para a vida matrimonial ou para a vida consagrada. Por isso, fazer algumas perguntas a si mesmas pode ajudar.

Confrontar a si mesmo!

O discernimento sincero da vocação acontece quando a pessoa se dispõe a se confrontar. Fazendo isso, ela se conhecerá de verdade. Vaienfrentar as realidades que estão dentro de si. Vai descobrir se tem ou não a disposição interna para viver aquela realidade.
Padre consagrando a Eucaristia
Em relação ao sacerdócio ou à vida religiosa: tenho vontade de entregar minha vida totalmente a Deus? Gostaria de viver uma vida de oração, penitência e simplicidade?
Gostaria de meditar os versículos e capítulos da Bíblia todos os dias? Estou disposto (a) a dar a vida pela Igreja e trabalhar por Jesus Cristo servindo as outras pessoas?
Ou se acha que tem vocação para o matrimônio, então: sente vontade de ter uma família, se imagina com filhos e dividindo a vida com alguém?
Pai tentando ouvir o bebê dentro do ventre materno
Para ambas as situações, vale a pena buscar o conhecimento e orientação junto a pessoas que tenham boa formação e experiência, seja na vida religiosa, seja na vida matrimonial.
O amadurecimento e discernimento vocacional vai acontecer na medida em que a pessoa se colocar diante de Deus e orar. Estiver aberta aos sinais que Ele dá.
Leia também:

Vocação, uma escolha livre

Todos nós temos livre-arbítrio, certo? Deus não obriga ninguém a nada. Ele chama e espera uma resposta, que só depende de cada um. A única certeza é que Deus quer nos salvar e que sejamos felizes e, só seremos plenamente felizes se fizermos uma escolha de coração aberto.
Alguns passos podem nos ajudar a entender a vontade de Deus:
  • Direção espiritual: contar com a orientação de um padre ou um leigo experiente  
  • Vida sacramental: viver os sacramentos, principalmente a confissão e a Eucaristia, que dão força e sustento
  • Oração: rezar com confiança e abrir o coração para escutar a voz de Deus
  • Participação comunitária: ser ativo na vidaeclesial e social da comunidade
Sobre o discernimento vocacional, Papa Francisco afirma: “o chamado do Senhor não é evidente, como tantas coisas que podemos ouvir, ver ou tocar na nossa experiência diária. Deus vem de forma silenciosa e discreta, sem se impor à nossa liberdade. Assim pode acontecer que a sua voz fique sufocada pelas muitas inquietações e solicitações que ocupam a nossa mente e o nosso coração” (Mensagem por ocasião do 55° Dia Mundial de Oração pelas Vocações).
Padre na missa, com a Eucaristia nas mãos
Às vezes os pais sonham que o filho siga a vida consagrada ou o contrário, o filho quer ser padre, mas não tem apoio da família. É uma situação difícil, porém, o mais importante é discernir o que Deus quer para cada um de nós. Inicialmente, podemos não ser compreendidos por familiares e amigos, mas com o tempo irão entender o caminho escolhido.
Gostou desse conteúdo?