domingo, 2 de agosto de 2015

O modelo de Cristo para o evangelismo pessoal

O modelo de Cristo para o evangelismo pessoal
De vez em quando, alguém me pergunta: “Você sabe como eu posso ser salvo?”, ou “Você sabe como eu posso receber a vida eterna?” Isso não é muito frequente, mas acontece. E quando isso ocorre, sou grato porque o Senhor providenciou uma clara oportunidade de proclamar a verdade do Seu Filho.
Mas oportunidades como essa são muito raras. Você pode não ser capaz de se lembrar da última vez que isso aconteceu com você – e é bem possível que isso jamais tenha acontecido. É claro que a nossa esperança é de que as pessoas mais próximas vejam a diferença que Cristo tem feito em nossas vidas e nos perguntem sobre isso. Todavia, essas situações são pouco frequentes.
Em vez disso, a maioria das oportunidades de evangelismo que você terá serão iniciadas por você. Você é o único que terá de conduzir a conversa para a verdade bíblica e as questões eternas. Não podemos esperar que o espiritualmente perdido demonstre curiosidade pela Palavra de Deus; temos de, ativamente, procurar meios de despertar isso, onde e quando pudermos.
Mas como vamos fazer isso – como vamos apresentar com êxito a Palavra de Deus a pessoas que não têm nenhum interesse nela? Poderíamos estudar os inúmeros métodos existentes, ou participar de seminários, e assim sermos ajudados a pregar o evangelho habilmente.
Todavia, muito mais instrutivo do que qualquer programa de evangelismo feito pelo homem é o exemplo dos próprios métodos de evangelização de nosso Salvador. O quarto capítulo do Evangelho de João nos dá um poderoso exemplo de evangelismo pessoal efetivo da vida de Cristo. Na verdade, o que temos nessa conhecida passagem é um claro modelo de nosso Senhor para evangelizar um pecador, assim como encontramos em qualquer outro lugar na Bíblia. Isso faz dela uma porção das Escrituras bastante instrutiva, com a qual devemos estar muito familiarizados, graças aos ensinos vivos e práticos que transmite.
Jesus não esperou que a mulher samaritana no poço lhe perguntasse como ela poderia ser salva – ela não estava nem mesmo ciente de suas necessidades espirituais. Mas Ele tomou a iniciativa, confrontou o pecado, e ofereceu misericórdia e salvação.
Nas próximas semanas, vamos olhar atentamente para modelo de evangelismo pessoal de Cristo e tirar algumas lições básicas que nos ajudarão a trazer a verdade eterna para as vidas ao nosso redor. Há muita coisa que precisamos aprender com este episódio na vida de Cristo, e eu sei que isso será um encorajamento para as suas próprias interações com os não-salvos que estão ao seu redor.
Voltaremos na próxima semana com o primeiro passo importante dessa tarefa: tomar a iniciativa.

Por John MacArthur
Publicado originalmente no site Grace to You

Nenhum comentário: