domingo, 2 de agosto de 2015

“Olimpíada Judaica” é realizada em complexo esportivo nazista

“Olimpíada Judaica” é realizada em complexo esportivo nazista
Uma ironia do destino marca um grande evento esportivo na Europa. A 14ª edição dos Jogos Macabeus Europeus, conhecidos como a “Olimpíada Judaica”, começou ontem na cidade de Berlim, capital da Alemanha. O fato curioso é que a cerimônia de abertura foi realizada no Complexo Olímpico da cidade, construído por Adolf Hitler para os Jogos Olímpicos de 1936 – ocasião em que os judeus foram proibidos de participar.
A cerimônia de abertura ocorreu no Waldbühne amphitheater, estrutura que faz parte do Complexo Olímpico. Na ocasião, o presidente da Alemanha, Joachim Gauck, discursou para mais de 15 mil pessoas, e destacou a importância da realização da competição em um local construído durante o regime nazista.
“Estou feliz, e penso que é muito importante que vocês tenham escolhido esse lugar [para a realização dos Jogos]. Estou emocionado pelo fato de este país e esta cidade poderão ver agora os Jogos judeus”, disse Gauck no discurso de abertura.
Os Jogos Macabeus Europeus marcam também uma data importante para Israel e Alemanha. Em 2015, os dois países completam 50 anos de relações diplomáticas restauradas. De acordo com o portal alemão DW, para marcar a data, uma orquestra juvenil de 50 músicos, metade de cada país, tocou na cerimônia de abertura.
Antes da abertura, Heiko Maas, ministro alemão da justiça, louvou a iniciativa de realização da Olimpíada em Berlim. “É algo que jamais poderíamos esperar após a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto. É um golpe de sorte e um presente para nosso país”, disse Maas à agência Reuters.
As competições dos Jogos Macabeus Europeus começam hoje e vão até o próximo dia 5. Ao todo, mais de 2 mil atletas competirão em 19 modalidades, que incluem atletismo, basquete, futebol, natação e boliche.

Escrito por: Mariana Gouveia
Revisão: Samuel Oliveira
Foto: Site oficial do European Maccabi Games 2015

Nenhum comentário: